Ad
ColoraçãoLoiroRessecados ou Secos

Hidratação para cabelo loiro: veja o passo a passo completo para hidratar os fios em casa

hidratação para cabelo loiro

Ter o cabelo loiro é o sonho de muitas mulheres. É comum que essa vontade seja acompanhada de uma série de dúvidas a respeito da manutenção da cor dos fios. Por isso, é importante saber como fazer a hidratação para cabelo loiro.

Toda coloração faz com que os fios acabem ficando mais ressecados. Ainda mais se o processo envolve também a descoloração dos fios para inserir os novos pigmentos de cor.

Quando estão mais ressecados, os fios ficam mais propensos a problemas como a queda e a quebra de forma mais acentuada, além de não se tornarem tão macios ao toque e adquirirem aparência mais opaca.

Ao agredir a fibra capilar, a descoloração e a coloração fazem com que ela perca nutrientes importantes para a saúde dos fios.

hidratação para cabelo loiro de diferentes tons
Instagram: @bold_hair

Isso, no entanto, não significa que você deve desistir da sua sonhada coloração. Apenas quer dizer que alguns cuidados devem ser tomados para garantir que da coloração ficará apenas a cor, e não os efeitos negativos do procedimento químico.

A hidratação para cabelo loiro fará com que seus fios fiquem mais saudáveis e fortes. Além disso, garantirá mais brilho para as suas madeixas e tornará a duração da cor maior, evitando o amarelamento indesejado dos fios.

E por que uma hidratação específica para cabelos loiros? Exatamente porque usar os produtos certos garantirá que a cor não sofra alterações. Portanto, ao escolher bons produtos e entender as principais necessidades do seu cabelo, será possível fazer uma hidratação para cabelo loiro bem eficiente no conforto da sua casa! Que maravilha, não?

A importância de hidratar os fios loiros

Então quer dizer que, depois de muito pensar, você decidiu enfrentar a famosa descoloração global? Corajosa! Mas é claro que se você está passando por tal procedimento, é porque deseja como resultado cabelos lindos, certo?

Primeiramente, vamos entender a descoloração. Ela vem com uma duplinha chamada água oxigenada e pó descolorante. Eles são responsáveis por abrir alguns tons na tonalidade atual dos seus fios.

hidratação para cabelo loiro cacheado

Na verdade, o pó descolorante é o grande responsável por atingir o córtex do fio e retirar a melanina. A água oxigenada, coitada, leva a culpa também, mas ela apenas serve para forçar a abertura das cutículas para que o pó possa entrar e fazer a sua mágica.

Bom, você deve imaginar que cutículas abertas e retirada de componentes naturais dos fios não é exatamente tudo o que seu cabelo queria, não é? Justamente pela escamas abertas, o cabelo fica mais suscetível a todo tipo de agressão, sejam elas ambientais (vento, sol, umidade, poluição), químicas (shampoos que podem conter ativos, agora, danificadores para os fios) ou mecânicas (o famoso trio secador, chapinha e babyliss).

Por isso que a hidratação é tão importante: através dela você repõe a umidade natural do fio perdida com os processos químicos e com isso recupera características importantes do cabelo, como maciez, o brilho e, de quebra, pode reduzir em até 60% o volume do cabelo!

Os melhores produtos para realizar a hidratação para cabelo loiro

A dica essencial para comprar os produtos para a sua hidratação para cabelo loiro é ficar de olho na embalagem! Isso serve, na verdade, para qualquer produto. Conhecer os ativos que são importantes na hidratação para cabelo loiro faz com que você saiba exatamente o que comprar, evitando desperdício e aquela perda de tempo enooooorme entre as prateleiras da loja ou farmácia!

Então, procure sempre por produtos que contenham:

  • D’Pantenol: assim é chamada a pró-vitamina B5, que pode ser usada em todas as etapas do cronograma capilar e confere uma hidratação poderosa para os fios;
  • Proteína do trigo: esse componente é importante porque auxilia na reconstrução da massa capilar perdida, superimportante para quem se submeteu à descoloração, reduz a porosidade e dá força e maleabilidade aos fios;  
  • Óleos naturais: eles são poderosos quando o assunto é hidratar os cabelos! Óleo de coco  e de castanha são os mais conhecidos pelos ótimos resultados!

Fique longe de:

  • Sulfatos, parabenos e petrolatos: as adeptas do low poo já conhecem os malefícios desses produtos, mas se para você esses ativos são novidade, é bom ficar de olho. Eles causam ressecamento do cabelo e retiram a “película protetora” do fio, que o protege das agressões.

Ah, aproveite e confira também na embalagem se o produto é cruelty free e dê preferência por marcas que não se utilizam do sofrimento animal para o desenvolvimento de cosméticos!

O que você vai precisar para hidratar os cabelos em casa

Agora que você já sabe quais ativos procurar, só falta saber quais produtos irá utilizar, certo? Não tem nenhum segredo: shampoo, máscara de hidratação e condicionador!

Ok, há um segredinho: os cabelos loiros, sejam eles tingidos ou naturais, correm o risco de ficarem amarelados, com um tom alaranjado ou até mesmo esverdeado (muito comum após banhos de mar e piscina), portanto, é importante que os produtos tenham função matizadora, que neutraliza os tons disformes e mantém o platinado por muito mais tempo!

matizador

O shampoo tem como função principal abrir as escamas do cabelo para que haja penetração dos ativos vindos da máscara e do condicionador, mas no cabelo loiro, ele precisa ser suave, higienizar e hidratar ao mesmo tempo.

A máscara perfeita é o grande trunfo de uma hidratação maravilhosa! A Máscara Matizadora da linha Yellow Off, da Yenzah, por exemplo, também conta com nanopartículas violetas que minimizam a agressão que a matização pode causar no fio e tem uma formulação desenvolvida para um tratamento completo!

E, para fechar com chave de ouro, o condicionador serve para selar as cutículas que estavam abertas para receber os nutrientes da máscara e agora precisam ser fechadas para mantê-los dentro do fio.

Hidratação para cabelo loiro: descubra o passo a passo

É verdade que às vezes o seu cabelo exige cuidados que acabam pesando na rotina. Portanto, facilidade é palavra de ordem na hidratação caseira! Com os seus produtos em mãos, siga os seguintes passos:

hidratação para cabelo loiro ficar bonito
Instagram: @joh_coiff
    • Lave bem os cabelos. É aplicar o shampoo 2 vezes para garantir que todo o resíduo cosmético tenha sido retirado do fio. Faça movimentos delicados, massageando com delicadeza o couro cabeludo;
    • Enxágue bem. Parece básico, mas muita gente negligencia o enxágue correto. Aí, acaba ficando com os fios pesados por conta do acúmulo de resíduos;
    • Aplique a máscara matizadora Yellow Off  mecha por mecha, enluvando bem o cabelo;
    • Deixe agir de 3 a 10 minutos, dependendo da necessidade dos seus cabelos, quanto mais amarelado, maior o tempo de ação;
    • Enxágue;
    • Aplique o condicionador. Mesmo com o uso da máscara de hidratação o condicionador é indispensável!
    • Enxágue bem e finalize como preferir!

Uma dica é também investir em um leave-in vai dar um resultado ainda mais potente e é superprático para ter na bolsa e realizar retoques durante o dia, acabando com o frizz e deixando o cabelo com um brilho incrível! Os benefícios do produto são tantos que preparamos um artigo especialmente sobre ele, confere lá!

E aí, gostou de saber como fazer uma boa hidratação para cabelo loiro em casa mesmo? Então, siga as dicas acima e depois nos conte o resultado aqui nos comentários!

 

Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
>