Hidratação para cabelo loiro: veja o passo a passo completo para hidratar os fios em casa

Hidratação para cabelo loiro: veja o passo a passo completo para hidratar os fios em casa

yellowoffmascaras

Ter o cabelo loiro da raiz às pontas é o sonho de muitas mulheres, mas logo aparecem as dúvidas: ele vai ressecar? Vai quebrar? E esses medos têm fundamento, viu? De fato, a descoloração global agride bastante a fibra capilar, fazendo com que ela perca nutrientes importantes para a saúde do fio. Mas, a boa notícia é que nada que uma boa hidratação para cabelo loiro não resolva!

Pois é, a hidratação para cabelo loiro é diferente das demais porque o cabelo precisa de nutrientes diferentes, inclusive, ativos que evitam o amarelamento dos fios. Mas, escolhendo bons produtos e conhecendo a necessidade do seu cabelo é possível hidratar em casa mesmo (a gente sabe que não dá para correr para o salão cada vez que o seu cabelo pede socorro!). Quer saber como? Então, continue lendo o post que nós vamos te contar tudo!

A importância de hidratar os fios loiros

Depois de muito pensar você resolve que, sim, vai enfrentar a descoloração global! E a dupla responsável pelo clareamento dos fios, você já sabe: pó descolorante e água oxigenada. Embora ela sempre leve a culpa, é o pó descolorante o responsável por atingir o córtex do fio e retirar a melanina, enquanto a água oxigenada serve apenas para forçar a abertura das cutículas para entrada do pó.

Bom, você deve imaginar que cutículas abertas e retirada de componentes naturais dos fios não é exatamente tudo o que seu cabelo queria, não é? Justamente pela escamas abertas, o cabelo fica mais suscetível a todo tipo de agressão, sejam elas ambientais (vento, sol, umidade, poluição), químicas (shampoos que podem conter ativos, agora, danificadores para os fios) ou mecânicas (o famoso trio secador, chapinha e babyliss).

Por isso que a hidratação é tão importante: através dela você repõe a umidade natural do fio perdida com os processos químicos e com isso recupera características importantes do cabelo, como maciez, o brilho e, de quebra, pode reduzir em até 60% o volume do cabelo!

Os melhores produtos para realizar a hidratação para cabelo loiro

Para saber qual o melhor produto para o seu cabelo, a dica é uma só: fique sempre de olho na embalagem! Conhecer os ativos que são importantes na hidratação para cabelo loiro faz com que você saiba exatamente o que comprar, evitando desperdício e aquela perda de tempo enooooorme entre as prateleiras da loja ou farmácia!

Então, procure sempre por produtos que contenham:

  • D’Pantenol: assim é chamada a pró-vitamina B5, que pode ser usada em todas as etapas do cronograma capilar e confere uma hidratação poderosa para os fios;
  • Proteína do trigo: esse componente é importante porque auxilia na reconstrução da massa capilar perdida, superimportante para quem se submeteu à descoloração, reduz a porosidade e dá força e maleabilidade aos fios;  
  • Óleos naturais: eles são poderosos quando o assunto é hidratar os cabelos! Óleo de coco  e de castanha são os mais conhecidos pelos ótimos resultados!

Fique longe de:

  • Sulfatos, parabenos e petrolatos: as adeptas do low poo já conhecem os malefícios desses produtos, mas se para você esses ativos são novidade, é bom ficar de olho. Eles causam ressecamento do cabelo e retiram a “película protetora” do fio, que o protege das agressões.

Ah, aproveite e confira também na embalagem se o produto é cruelty free e dê preferência por marcas que não se utilizam do sofrimento animal para o desenvolvimento de cosméticos!

O que você vai precisar para hidratar os cabelos em casa

Agora que você já sabe quais ativos procurar, só falta saber quais produtos irá utilizar, certo? Não tem nenhum segredo: shampoo, máscara de hidratação e condicionador!

Ok, há um segredinho: os cabelos loiros, sejam eles tingidos ou naturais, correm o risco de ficarem amarelados, com um tom alaranjado ou até mesmo esverdeado (muito comum após banhos de mar e piscina), portanto, é importante que os produtos tenham função matizadora, que neutraliza os tons disformes e mantém o platinado por muito mais tempo!

O shampoo tem como função principal abrir as escamas do cabelo para que haja penetração dos ativos vindos da máscara e do condicionador, mas no cabelo loiro, ele precisa ser suave, higienizar e hidratar ao mesmo tempo.

A máscara perfeita é o grande trunfo de uma hidratação maravilhosa! A Máscara Matizadora da linha Yellow Off, da Yenzah, por exemplo, também conta com nanopartículas violetas que minimizam a agressão que a matização pode causar no fio e tem uma formulação desenvolvida para um tratamento completo!

E, para fechar com chave de ouro, o condicionador serve para selar as cutículas que estavam abertas para receber os nutrientes da máscara e agora precisam ser fechadas para mantê-los dentro do fio.

Hidratação para cabelo loiro: descubra o passo a passo

É verdade que às vezes o seu cabelo exige cuidados que acabam pesando na rotina,  portanto, facilidade é palavra de ordem na hidratação caseira! Com os seus produtos em mãos, siga os seguintes passos:

    • Lave bem os cabelos. É aplicar o shampoo 2 vezes para garantir que todo o resíduo cosmético tenha sido retirado do fio. Faça movimentos delicados, massageando com delicadeza o couro cabeludo;
    • Enxágue bem. Parece básico, mas muita gente negligencia o enxágue correto e acaba ficando com os fios pesados por conta do acúmulo de resíduos;
    • Aplique a máscara matizadora Yellow Off  mecha por mecha, enluvando bem o cabelo;
    • Deixe agir de 3 a 10 minutos, dependendo da necessidade dos seus cabelos, quanto mais amarelado, maior o tempo de ação;
    • Enxágue;
    • Aplique o condicionador. Mesmo com o uso da máscara de hidratação o condicionador é indispensável!
    • Enxágue bem e finalize como preferir!

Uma dica é também investir em um leave-in vai dar um resultado ainda mais potente e é superprático para ter na bolsa e realizar retoques durante o dia, acabando com o frizz e deixando o cabelo com um brilho incrível! Os benefícios do produto são tantos que preparamos um artigo especialmente sobre ele, confere lá!

E aí, gostou de saber como fazer uma boa hidratação para cabelo loiro em casa mesmo? Então, siga as dicas acima e depois nos conte o resultado aqui nos comentários!

hidratação para cabelo loiro

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra