O cabelo liso faz parte do imaginário das mulheres por sua beleza e praticidade. No entanto, se engana quem acredita que ele não requer cuidados. Assim como todo cabelo, ele deve ser nutrido e, por isso, é bom saber mais sobre a hidratação para cabelo liso.

Se você tem cabelo liso ou alisado, com certeza já ouviu de alguém que a maior vantagem do seu tipo de cabelo é que ele requer menos cuidados. E, ao o ouvir isso, provavelmente você se lembrou de todas às vezes em que seu cabelo estava quebrado, cheio de pontas duplas e, algumas vezes, tão oleoso que seria possível fritar um ovo.

Independente do tipo de cabelo liso que você tem, ainda é necessário fornecer os nutrientes necessários para sua hidratação, garantindo sua textura mais lisa e disciplinada.

Todo cabelo liso é igual?

Se você respondeu que sim a essa pergunta, saiba que sua resposta está errada. Existem diversos tipos de cabelo liso, e tanto a espessura do fio quanto a oleosidade e grau de ressecamento podem variar de um para outro.

Por isso, conhecer as diferenças é importante na hora de procurar uma hidratação para cabelo liso, a fim de se certificar que você está fornecendo as substâncias certas ao seu cabelo.

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa muito importante: oleosidade não é sinônimo de hidratação, ok? Mesmo quem tem cabelo oleoso não deve negligenciar a nutrição de suas madeixas. Nesses casos, procure um tipo de hidratação mais leve e tome cuidado com o excesso de produtos, para não deixar o cabelo com aspecto pesado.

O cabelo liso costuma ser mais oleoso do que os outros tipos de cabelo. Por que isso acontece? Imagine que você está no escorregador de um parque aquático. Na entrada do brinquedo tem uma mangueira que fornece água. Se o escorregador for reto, a água escorrerá mais facilmente até o fim do brinquedo. Entretanto, se ele for um daqueles cheio de curvas e que até vira de cabeça para baixo, a água pode se perder ao longo do caminho. É o caso de cabelos cacheados e crespos, cujas curvas fazem com que a hidratação tenha mais dificuldade de ir até a ponta do cabelo.

Por que a hidratação para cabelo liso é importante?

A hidratação para cabelo liso faz com que eles se tornem mais suaves e sedosos, além de diminuir o aparecimento de convidados indesejados como o frizz e as pontas duplas. Quanto mais hidratado seu cabelo estiver, mais lisos e brilhantes ficarão seus fios ao longo do tempo.

Além de hidratar seu cabelo periodicamente, também é importante beber muita água e ter uma alimentação balanceada. Esses elementos irão garantir a nutrição e fornecimento de queratina para a fibra capilar, essencial para a formação de novos fios de cabelo.

Lembre-se também de manter seu cabelo sempre limpo, processo fundamental para a saúde do couro cabeludo. Na hora de aplicar o produto, mantenha distância de cerca de dois dedos do couro cabeludo, aplicando-o somente no comprimento.

Aquelas que sentirem necessidade de uma hidratação extra também podem recorrer às ampolas de hidratação, que costumam ter maior poder hidratante do que as máscaras comuns.

Se o seu cabelo for naturalmente liso e não tiver nenhuma química ou coloração, é recomendado evitar produtos chamados de reconstrutores, ou seja, produtos de hidratação profunda indicados para cabelos quimicamente tratados, pois a proteína em excesso do produto pode tornar o fio mais rígido e oleoso.

É possível hidratar o cabelo em casa?

Você provavelmente deve estar pensando que hidratar o cabelo semanalmente no cabeleireiro será um gasto extra. Entretanto, é possível fazer a hidratação para cabelo liso no conforto da sua casa. Vamos ver como?

A hidratação para cabelo liso em casa é uma solução econômica e que apresenta bons resultados. Basta comprar uma máscara ou creme de tratamento adequado para seu tipo de cabelo e seguir as instruções abaixo:

Passo 1: Lave o cabelo com o shampoo certo para seu tipo de cabelo, aplicando o produto em seu couro cabeludo e deixando-o escorrer pelo comprimento. Massageie bem.

Passo 2: Enxágue bem para retirar todo o produto e então retire o excesso de água com uma toalha macia.

Passo 3: Aplique a máscara escolhida por todo o comprimento, respeitando os dois dedos de distância da raiz do cabelo, massageando para facilitar a penetração do produto

Passo 4: Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem.

Passo 5: Enxague o cabelo até que o produto seja removido por completo.

Passo 6: Aplique o condicionador adequado para seu tipo de fio na extensão do cabelo, não esquecendo das pontas.

Passo 7: Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e depois enxague o cabelo novamente para retirar o produto.

Se você deseja uma ação mais potente, também é possível realizar a hidratação para cabelo liso com maisena. Basta misturar 200 ml de leite com 2 colheres de maisena e levar ao fogo até engrossar.

Então, adicione 1 colher de azeite, 1 colher da sua máscara hidratante preferida e 1 colher de açúcar. Aplique a mistura ao cabelo, cubra com uma touca e deixe agir por uma hora.

Quais são os benefícios de hidratar o cabelo liso?

Dentre os muitos benefícios da hidratação para cabelo liso pode-se citar a aparência mais brilhante e sedosa das madeixas e a diminuição de frizz e pontas duplas. Outra vantagem é o controle do volume, uma vez que mesmo cabelos lisos podem apresentar fios mais rebeldes e indisciplinados que causam aumento do volume.

Além disso, mesmo mulheres com fios lisos costumam usar o secador para finalizar o cabelo, quando estão com pressa e precisam que o cabelo seque rápido, por exemplo. Nesses casos, não se esqueça de usar o protetor térmico para que o calor excessivo do utensílio não danifique seus fios.

hidratação para cabelo liso