CrespoCronograma Capilar

Qual é a hidratação para cabelo crespo ideal? Aprenda aqui 4 formas de hidratar seu cabelo crespo

Qual é a hidratação para cabelo crespo ideal? Aprenda aqui 4 formas de hidratar seu cabelo crespo

A hidratação para cabelo crespo é fundamental para manter os cabelos saudáveis e com o brilho em dia. De forma geral, o cabelo crespo tende a ser mais ressecado do que os demais tipos de fios.

Devido ao formato mais espiralado desse fio, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo encontra maior dificuldade de percorrer toda a extensão do cabelo, fazendo com que principalmente o comprimento e as pontas sofram com o ressecamento.

Por isso, as donas de madeixas crespas precisam fazer hidratações que sejam específicas para o seu tipo de fio e bem potentes, para garantir cabelos hidratados e fortes.

Você sabe qual é a hidratação para cabelo crespo ideal para realçar todo o potencial de beleza dos seus fios e deixar as suas madeixas crespas lindas? Vamos aprender.

Como tratar do cabelo crespo natural?

Para manter o cabelo crespo saudável, não será suficiente apenas hidratá-lo. É preciso reparar danos que fazem com que os fios fiquem mais ressecados e quebradiços.

como fazer hidratação para cabelo crespo
Instagram: @in_haircare

Alguns outros cuidados podem garantir que seus fios fiquem lindos por mais tempo. É importante dar preferência para shampoos que sejam livres de sulfato, petrolato, silicone e outras substâncias agressivas aos fios. Teste sistemas diferentes de lavagem, como o low-poo, no poo ou co-wash, para ver qual o seu preferido. Lembre-se também que os cabelos crespos não devem ser penteados quando estão secos. Deixe para desembaraçar durante o banho.

Use fronha ou touca de cetim para dormir para evitar que os cabelos se embaracem durante a noite. E, por fim, lembre-se de aplicar um protetor térmico para proteger os fios antes de usar ferramentas de calor como o secador com difusor.

De que tipo de hidratação o cabelo crespo precisa?

Como foi dito, o cabelo crespo natural possui curvatura bastante acentuada, com cachinhos bem fechadinhos. No caso do cabelo afro, por exemplo, o formato em zigue-zague é tão fechado que faz com que os cachos quase nem se formem.

Todo tipo de cabelo produz oleosidade natural no seu couro cabeludo. Esse óleo é responsável pela hidratação, nutrição e proteção dos fios. No caso do cabelo crespo, ele não consegue percorrer toda a extensão do fio, fazendo com que esses se tornem mais frágeis e ressecados. Por isso, a hidratação para cabelo crespo deve buscar equilibrar essa oleosidade e devolver os nutrientes, a água e a queratina que os fios perderam. É importante fazer hidratações frequentes.

resultado hidratação para cabelo crespo
Instagram: @the.fro.doc

O ideal, na verdade, é que a hidratação faça parte da sua rotina de lavagem dos fios. Isso significa que, a cada vez que você for lavar os cabelos, o que não precisa ser feito diariamente, você tire alguns minutinhos para aplicar uma hidratação nos fios.

A hidratação para cabelo crespo ideal é aquela mais pesada e mais eficiente, que contenha óleos, manteigas e nutrientes que geralmente estão em falta nesse tipo de fio.

Hidratações mais potentes garantirão cabelos com maior definição, com o volume moldável para o jeitinho que você quiser e com mais brilho.

4 tipos de hidratação para cabelo crespo para fazer em casa

São muitos os tipos de hidratação para cabelo crespo que podem ser feitos em casa. Como eu disse, o foco dessa hidratação deve ser, ao mesmo tempo, hidratar e nutrir os fios.

Hidratação com maionese capilar

Existem no mercado produtos chamados maioneses capilares. Esses produtos são altamente nutritivos. Eles são ricos em óleo e ovos, sendo ideal para dar aquela hidratada extra em cabelos cacheados e crespos.

Basta aplicar o produto nos fios úmidos e limpos, enluvando mecha por mecha. Então, massageie o couro cabeludo para facilitar a penetração do produto, deixe agir por cerca de cinco minutos e enxague, condicionando e finalizando como de costume.

hidratação para cabelo crespo com maionese capilar
Instagram: @jelexia

Hidratação com babosa

Para fazer a hidratação com a folha da planta, basta misturar o gel de uma folha de babosa com 2 colheres de sopa do seu creme de hidratação preferido e 50 ml de água.

Aplique essa mistura em todo o comprimento dos fios e deixe agir por cerca de 25 minutos. Então enxague, condicionando e finalizando como de costume.

Hidratação com abacate

Fácil de fazer, essa hidratação consiste em misturar 3 colheres de sopa de abacate, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de creme de leite e uma colher de sopa de leite vegetal até obter uma mistura homogênea.

Então, aplique essa mistura nos fios e deixe agir por 45 minutos. Enxague, condicionando e finalizando como de costume.

hidratação com oleo de ricinio

Hidratação com azeite

Ainda mais fácil de ser feita, essa hidratação consiste em misturar 2 colheres de chá de azeite e 3 colheres de sopa de creme de hidratação. Aplique a mistura em todo o comprimento dos cabelos e deixe agir por 30 minutos. Enxague, condicionando e finalizando como de costume.

A hidratação para cabelo crespo é ideal para manter os fios lindos e saudáveis. Você também pode tratar o cabelo crespo com o blend de óleos, o que irá garantir fios mais brilhantes e sedosos ao toque.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>