Hidratação

Hidratação para cabelo: 5 receitas caseiras incríveis para salvar os seus fios

hidratação para cabelohidratação para cabelo

A hidratação para cabelo é uma das rotinas de cuidados mais importantes para garantirmos fios bonitos e saudáveis. No entanto, apesar da relevância desse hábito, ele é deixado em segundo plano por muitas pessoas. É o seu caso?

Não há quem não conheça a hidratação para cabelo. O tratamento mais popular para quem deseja cuidar dos fios é também um dos mais importantes para garantir que nossas madeixas estejam saudáveis e bonitas por mais tempo.

Ainda que a grande maioria das pessoas entenda a necessidade de fazer hidratação para cabelo, é comum que ela seja deixada em segundo plano ou não seja feita com a frequência que deveria.

Cuidar dos nossos cabelos é mais prático do que achamos. Se você acha que fazer hidratação significa gastar todo o dinheiro em um salão de beleza ou passar um dia inteiro e usar metade de nossas toalhas e toda a paciência que não temos.

É comum complicarmos processos que deveriam ser relativamente simples, como a própria hidratação para cabelo. A verdade é que a parte mais difícil pode ser, por vezes, escolher o produto adequado. Mas, de forma geral, complicamos aquilo que deveria ser muito simples.

Se você é do time que acha que a hidratação para cabelo dá muito trabalho, custa caro e nem sempre apresenta resultados, trago boas notícias: após essa leitura, você não só irá mudar de opinião, como saberá formas diferentes de ter cabelo de salão ou de propaganda de shampoo gastando pouco e em casa. Gisele Bündchen que se cuide, não é mesmo?

Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre os efeitos da hidratação para cabelo e dar dicas de receitinhas caseiras fáceis e eficientes para você começar a testar já! Vamos lá? 

Mas, afinal, para que serve a hidratação para cabelo?

 A dúvida é: para que não serve a hidratação para cabelo? O que ela não pode consertar? Brincadeira à parte, essa é uma das formas mais conhecidas de recuperar a saúde dos fios.

Pense dessa forma: praticamente todo ser vivo necessita de água, certo? Damos água para os nossos bichinhos de estimação, colocamos água nas plantas e consumimos água diariamente para nos mantermos hidratados,

Logo, hidratação deve ser uma palavra-chave muito importante. Mas somente tomar água não é suficiente para fornecer toda a hidratação que o nosso organismo necessita.

Nossos cabelos, nossas unhas, nossa pele, todos esses itens necessitam de hidratação e, para isso, existem tratamentos específicos que tem como foco manter a saúde deles.

No caso dos cabelos, a hidratação irá ajudar a revitalizar os fios, conferindo-lhes mais força e resistência e fazendo com que fiquem menos suscetíveis à ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.

Assim, fazer hidratação nos fios regularmente é uma excelente forma de combater problemas como a formação de pontas duplas e do frizz em excesso.

Ela irá ajudar a fazer com que seus fios não fiquem ressecados e irá conferir brilho e maciez para as madeixas. Só vejo vantagens.

E como saber se o cabelo precisa ser hidratado?

De certa forma, é fácil perceber quando nosso cabelo não vai bem, certo? Nosso organismo envia sinais para que possamos perceber que algo precisa melhorar. Isso se refere à nossa saúde e também à saúde, por exemplo, da pele, cabelo e unhas.

Levando em consideração a aparência você já consegue perceber se o seu cabelo está com deficiência de hidratação. Fios quebradiços, secos, opacos e com pontas duplas indicam necessidade urgente de nutrição!

Ainda, vale fazer um teste simples: coloque um fio do seu cabelo em um copo de água – quanto mais ele afundar, maior é o seu grau de porosidade (ou seja, mais fragilizado ele está).

cabelo poroso

Hidratação para cabelo: como fazer em casa?

Houve uma época em que fazer hidratação para cabelo significa reservar um horário no salão e estar preparada para gastar uma graninha a fim de manter os fios lindos e saudáveis.

Os tratamentos para cabelos eram mais escassos e o acesso aos produtos recomendados para os tipos de fio também, visto que a variedade era bem pouca. Por isso, na época das nossas avós, por exemplo, as receitinhas com produtos caseiros bombavam. Na verdade, elas voltaram à tona recentemente devido à sua eficiência.

Hoje em dia, a boa hidratação capilar já não é exclusividade dos salões de beleza. É possível conquistar resultados excelentes com tratamentos caseiros. Com receitinhas simples, você garante fios bonitos, alinhados e super hidratados. Conheça algumas:

1. Hidratação para cabelo com babosa

A babosa é uma das principais alternativas para quem busca uma forma natural de hidratar o cabelo. O método é antigo, mas realmente muito eficaz para tratamento. E o melhor: é muito fácil de preparar e aplicar! Basta realizar as seguintes etapas:

hidratação com babosa

  1. Corte uma folha de babosa e retire o seu “miolo” (parte pastosa).
  2. Bata o miolo no liquidificador com um copo de água fria.
  3. Pegue a mistura realizada e passe nos cabelos, com o auxílio de um pincel.
  4. Deixe a mistura nos fios por cerca de 45 minutos e lave-a com água corrente.
  5. Passe shampoo e condicionador para retirar o excesso da máscara e selar as cutículas.

2. Hidratação para cabelo com mel

As receitas de hidratação com mel potencializam a nutrição dos fios e podem se tornar uma rotina inteligente para quem deseja mantê-los sempre bonitos e cheios de vida. Uma opção bacana e que pode ser repetida a cada 15 dias é a hidratação com cremes. Para realizá-la, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Lavar bem os cabelos com shampoo, retirando bem todos os seus resíduos com água.
  2. Misturar duas colheres de sopa de qualquer máscara hidratante (de sua preferência) a duas colheres de sopa de mel.
  3. Aplicar a combinação no cabelo (evitando apenas perto da raiz).
  4. Deixar a mistura agir no cabelo durante uma hora.
  5. Lavar o cabelo para retirar bem a máscara, finalizando com um condicionador nas pontas.

3. Hidratação para cabelo com azeite de oliva

Este produto tão usado no nosso dia a dia para a culinária pode também ser um excelente aliado no combate aos fios ressecados. Com uma hidratação simples feita à base de azeite de oliva, você pode conquistar fios sedosos e com muito brilho. Quer sabe como? Siga esses passos:

  1. Aplique o azeite de oliva, com ajuda de um pincel, por todo o comprimento dos fios ainda secos.
  2. Retire o excesso de azeite das pontas, para não ficar pingando, e prenda o cabelo para trás.
  3. Para potencializar os efeitos, envolva o cabelo em uma toalha ou touca térmica.
  4. Depois de uma hora, lave o cabelo normalmente – com shampoo e condicionador, preferencialmente em água fria.
[adsense_display_block]

4. Hidratação para cabelo com abacate

O abacate tem propriedades extremamente nutritivas, que auxiliam na reconstrução capilar e hidratação. Por isso, com uma receitinha simples, essa fruta pode ser adotada como uma fórmula caseira de tratamento para os fios. Aprenda aqui como e pratique essa manutenção, pelo menos, uma vez por mês:

hidratação caseira
Hidratação com abacate – @dicadecabelo
  1. Retire a polpa do abacate e amasse-a bem em uma tigela.
  2. Misture uma colher de óleo de coco (ou outro de sua preferência) e uma colher de máscara hidratante (opcional).
  3. Pegue essa mistura e passe nos cabelos ainda molhados.
  4. Deixe agir durante meia hora e depois lave bem os fios para retirar os resíduos da mistura.

Você também pode aproveitar os mesmo benefícios utilizando uma máscara que tenha na composição o abacate.hidratação para cabelo

5. Hidratação para cabelo com maisena

Usar a maisena para potencializar os efeitos de hidratação no cabelo pode ser uma ideia muito eficiente e com resultados duradouros. A máscara de maisena, feita de forma caseira, é bastante conhecida e recomendada até por profissionais. Aprenda aqui como você pode fazê-la e a forma de aplicação:

  1. Pegue uma colher de sopa de maisena e misture a um copo de leite.
  2. Leve a mistura ao fogo por aproximadamente 5 minutos, até engrossar.
  3. Retire-a do forno, deixe esfriar e misture com uma colher de açúcar e uma colher de creme hidratante (à sua escolha).
  4. Passe a mistura nos fios e deixe agir por 30 minutos.
  5. Lave os cabelos como de costume, preferencialmente com água gelada.

Viu só? Com ingredientes simples, é possível garantir a hidratação dos seus cabelos, realizando regularmente a rotina de sua preferência.

Você já utiliza alguma dessas receitas? Fez e deu resultado? Conte pra gente aqui nos comentários! Aproveite e confira também como fazer o cronograma capilar.

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
    • Que legal Isabel! É muito importante testar várias receitinhas para saber qual é a melhor para seus fios, porque cada um é único. Depois nos conta qual foi a sua favorita!!

  • Olá, boa tarde!
    Eu uso a água da babosa, uma vez por semana
    Retiro o gel da folha da babosa ,passo no liquidificador e coloco em um vidro de bico,e coloco na geladeira
    E coloco na raíz do cabelo,uns 15 minutos antes de lavar. É fácil e prático, além de pontencializar o cabelo

        • Para que seu fio consiga absorver o máximo de benefícios, o ideal é que eles estejam lavados apenas com o shampoo ou com a técnica de limpeza que você utilize. você aprende mais sobre qual a ordem correta de utilizar os produtos.Aqui

  • >