Hidratação de salão em casa: veja como fazer

Hidratação de salão em casa: veja como fazer

topsalonÉ consenso que a saúde e vitalidade das nossas madeixas estão intimamente ligadas à sua hidratação e nutrição. Manter os fios bem-cuidados traz óbvias vantagens visuais. Mas ir ao salão nem sempre é a opção mais barata e acessível. Que tal, então, aprender a fazer uma hidratação de salão em casa

Qualquer cabelo precisa de hidratação independente do fato de ser submetido a procedimentos químicos ou não. Isso porque nossos fios estão constantemente expostos à ação de agentes externos como o sol, o vento e a poluição. Por isso, aprender a fazer a hidratação de salão em casa pode ser uma forma vantajosa de ter madeixas de propaganda de shampoo sem gastar uma fortuna. O passo-a-passo é simples e fará toda a diferença no seu visual.

Quando é necessário fazer uma hidratação potente

É fácil identificar quando nosso cabelo pode se beneficiar de uma hidratação de salão em casa. Para isso, basta observar o comportamento das madeixas e a aparência e textura dos fios. Normalmente é hora de fazer uma hidratação mais potente quando o fio está seco, sem forma e quebradiço. No caso das cacheadas e crespas, pode-se fazer uma hidratação de salão em casa até uma vez por semana, pois o cabelo cacheado e crespo tende a ser mais seco do que os demais tipos.

O mesmo ocorre com aquelas que recorrem a tratamentos químicos, uma vez que tais técnicas tendem a enfraquecer a estrutura do cabelo, que passa a necessitar de atenção extra para recuperar sua vitalidade. Escolha a hidratação de salão em casa que mais te agrada e vamos lá!

Quais produtos escolher para hidratar o cabelo

Quando vamos comprar roupas, precisamos antes saber qual o tamanho que usamos para fazer as escolhas adequadas, certo? O mesmo ocorre com o nosso cabelo. Para escolher o creme adequado para fazer a hidratação de salão em casa, antes de mais nada é necessário saber qual é o seu tipo de cabelo. Esse é o principal segredo para escolher o creme que fornecerá às suas madeixas exatamente o que elas precisam para se manterem saudáveis.

Saber o tipo de cabelo também terá influência na forma de aplicação do creme, assim como na frequência com que a hidratação deverá ser feita, caso das cacheadas e crespas que citamos ali em cima.

Procure por cremes que especificam o tipo de hidratação. Geralmente os cremes de hidratação de salão em casa são aquelas direcionados a mulheres com cabelo tingido ou que fazem progressiva, mas existem outros tipos de cremes para os diferentes fios.

Como fazer a hidratação de salão em casa

O primeiro passo para uma boa hidratação de salão em casa é lavar as madeixas corretamente. Aplique o shampoo na região do couro cabeludo, sem aplicá-lo no comprimento e nas pontas. A espuma que escorrerá já é suficiente para lavar essas regiões sem ressecá-las.

Para que o efeito da máscara seja potencializado, use um shampoo anti-resíduos, que abrirão as cutículas dos fios para que elas possam absorver mais produto.

O  segundo passo para a hidratação de salão em casa é retirar o excesso de água e pentear o cabelo com um pente de dentes largos, que será mais suave para desembaraçar sem quebrar a fibra, que se torna mais sensível quando o cabelo está molhado.

O terceiro passo é aplicar a máscara, envolvendo mecha por mecha do cabelo e tendo a certeza de aplicá-la em todos os fios, evitando a região da raiz. Massageie o cabelo para que o produto seja melhor absorvido e o ativo da máscara entre em ação.

Após a aplicação, o quarto passo para uma hidratação de salão em casa é esperar o tempo de ação descrito no rótulo. Esse é o tempo necessário para que o produto aja. Não deixe passar muito além e nem remova antes. Aquele tempo está ali por um motivo, não é mesmo?

Por fim, o quinto passo é enxaguar o cabelo com água morna ou fria e aplicar o condicionador para fechar as cutículas que o shampoo abriu. Essa etapa garantirá que toda a hidratação permaneça dentro da fibra capilar por mais tempo. Depois basta finalizar o cabelo do modo que preferir.

Como potencializar o efeito da máscara e conseguir melhores resultados

Uma boa forma de potencializar o efeito de uma hidratação de salão em casa é utilizando óleos como o óleo de coco ou vitaminas capilares. Esses produtos, aliados à máscara, terão ação nutritiva e farão com que o brilho e saúde permaneçam por mais tempo. Pode-se adicionar o óleo no creme de hidratação ou usar o óleo na hora da finalização.

Se você sentir que a hidratação de salão em casa por si só não foi suficiente para devolver o brilho e vitalidade às suas madeixas, talvez seja a hora de recorrer ao cronograma capilar, rotina de cuidados que buscam hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar, indicadas principalmente para quem sente que o cabelo está opaco e sem vida.

Hidratação de salão em casa

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra