Hidratação com vinagre de maçã: 7 receitas que vão recuperar o brilho do cabelo

Hidratação com vinagre de maçã: 7 receitas que vão recuperar o brilho do cabelo

Beba água. Mantenha-se hidratado. Quantas vezes você já ouviu essa frase? E se a hidratação é tão importante para nosso corpo, por que seria diferente para nossos cabelos? Há cada vez mais receitas para manter todos os tipos de madeixas lindas e saudáveis, e uma das hidratações que tem se tornado popular é a hidratação com vinagre de maçã.

Se você acha que o vinagre serve apenas para temperar a salada, é melhor pensar duas vezes. Esse ingrediente possui muitos ativos que são benéficos para nosso corpo e, como sempre, era só questão de tempo até alguém descobrir as vantagens de usá-lo em nossos cabelos.

A hidratação com vinagre de maçã é, na verdade, uma prática antiga que tem sido reinventada com a adição de outros produtos, tudo a fim de deixar nossos cabelos lindos.

Para que serve o vinagre de maçã?

O vinagre de maçã, além de ser um delicioso tempero, é uma substância que possui pH baixo, ou seja, ácido. Dessa forma, utilizá-lo nos cabelos irá ajudar a equilibrar o pH dos fios. Pode parecer estranho adicionar uma substância ácida para deixar os cabelos mais saudáveis, mas fica calma que vamos explicar tudo certinho. Quanto mais alto for o pH capilar, mais poroso e ressecado ficam os fios.

Por isso, quando adicionamos algo com pH ácido nos cuidados capilares, fazemos com que o pH dos fios se equilibre, voltando ao natural e colaborando para selar as cutículas, fazendo com que os nutrientes fiquem retidos na fibra.

Cutículas do fio fechada | Cutículas do fio aberta – @juliaboracine

Hidratação com vinagre de maçã: como fazer?

Se antes as receitas de hidratação com vinagre de maçã pareciam poucas, hoje há uma variedade de fórmulas para serem testadas. Vamos ressaltar aqui sete das receitinhas mais famosas. Teste cada uma para ver qual te agrada mais e tente também alternar entre uma e outra.

Hidratação clássica

Para fazer essa hidratação, basta adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã à sua máscara de hidratação favorita, 15 minutos antes da aplicação. Então, lave os cabelos com shampoo antirresíduos para abrir as escamas e aplique a misture mecha a mecha, deixando agir por 30 minutos. Enxague e condicione como de costume.

Hidratação com vinagre de maçã – @relvaverde

Hidratação de vinagre de maçã com condicionador

Misture 25 ml de vinagre de maçã com 100 ml de água e 1 colher de sopa de condicionador. Lave os cabelos normalmente com o shampoo de sua preferência e, após tirar o excesso de água, aplique a mistura nos fios, deixando agir durante 15 minutos. Enxague bem.

Hidratação com vinagre de maçã e azeite

Essa hidratação é uma verdadeira salada, com o perdão do trocadilho. Adicione 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e 4 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida. Aplique essa mistura nos cabelos lavados e coloque a touca térmica. Deixe agir durante 45 minutos e enxague, condicionando como de costume.

Hidratação com vinagre de maçã e azeite- @relvaverde

Hidratação com óleo de coco e vinagre de maçã

O óleo de coco é outro grande queridinho das gurus de beleza, e não é à toa. Esse ativo possui alto poder de nutrição e, quando aliado ao vinagre, fará com que a recuperação de suas madeixas seja mais poderosa do que nunca.

Misture o óleo de coco com sua máscara de hidratação preferida e aplique nos cabelos, deixando agir por 1 hora. Enxague bem e lave os cabelos com shampoo. Então, misture o condicionador com uma colher de vinagre de maçã e aplique a mistura nos fios, deixando agir por 2 minutos e enxaguando a seguir.

Hidratação e reconstrução com vinagre de maçã e gelatina incolor

Misture 150 ml de água filtrada com 2 colheres de sobremesa de gelatina incolor (dilua conforme a instrução na embalagem) e 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Coloque essa mistura em um borrifador e borrife nos fios já lavados e com o excesso de água retirado.

Aplique a máscara de hidratação de sua preferência e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Enxague e condicione como de costume.

Gelatina incolor diluída – @relvaverde

Hidratação para estimular os cachos

Essa hidratação é especial para as cacheadas que estão passando pela transição. Adicione três colheres de sopa de vinagre de maçã com 150 ml de água filtrada. Coloque a misture no borrifador e aplique nos fios úmidos. Deixe agir durante 5 minutos e enxague os cabelos, condicionando como de costume. Isso irá ajudar a estimular a formação dos tão desejados cachinhos.

Hidratação com mel e vinagre de maçã

O mel é outro grande queridinho da saúde capilar, e era de se esperar que ambos os ingredientes fossem unidos em uma receita. Adicione ¼ de xícara de chá de mel a 10 colheres de sopa de vinagre de maçã e aplique a mistura nos cabelos lavados. Deixe agir por 15 minutos, enxague e condicione como de costume.

A hidratação com vinagre de maçã é muito eficiente para selar as cutículas e dar aparência saudável aos cabelos. Mas as receitas mirabolantes não param por aí. Você sabe como usar a babosa para conseguir os cabelos dos sonhos?

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra