CrescimentoHidratação

Hidratação com óleo de rícino: 7 receitas caseiras que vão dar mais brilho e ajudar no crescimento capilar do seu cabelo

hidratação com óleo de rícino

A hidratação é com certeza o tratamento que fazemos com maior frequência quando queremos manter ou recuperar a saúde dos nossos fios. A hidratação com óleo de rícino já faz parte da sua rotina de cuidados? Se não faz, deveria!

Quando os cabelos estão mais fracos, tem tendência de quebrar com maior facilidade. A aparência de cabelos quebradiços é facilmente detectável e, com toda certeza, não é algo que queremos para os nossos fios.

São muitos os tipos de hidratações que podemos fazer nos nossos cabelos, cada uma com um foco específico. Aquela feita com o óleo de rícino, por exemplo, tem como principal objetivo auxiliar no crescimento capilar e dar mais brilho para os fios, fazendo com que fiquem mais fortes.

hidratação com oleo de ricino para crescimento
Instagram: @dicadagiis

De forma geral, as hidratações podem ser feitas com produtos específicos ou por meio de receitinhas que utilizam ingredientes naturais ou a misturinha de produtos capilares e ingredientes naturais.

São tantas as receitinhas que pode ser uma aventura testar todas e descobrir quais são as que funcionam melhor nos seus fios.

Levando em consideração que o mais indicado é fazer a hidratação semanal dos fios, não faltarão oportunidades para testar produtos e receitas para garantir madeixas brilhantes no melhor estilo de comercial da televisão ou capa de revista.

Por isso, da próxima vez que for hidratar os seus fios, teste algumas das receitas caseiras de hidratação com óleo de rícino que serão mostradas aqui para perceber todas as maravilhas que ela fará pelos seus fios.

Mas, antes de irmos para as receitas, vamos entender exatamente para que serve o óleo de rícino, como ele é comumente usado e, então, veremos as melhores formas de aplicá-lo nas suas madeixas.

Vamos te apresentar os benefícios da hidratação com óleo de rícino!

Para que serve óleo de rícino?

Você já ouviu falar sobre ele? O óleo de rícino é extraído da mamona, que, apesar de ter a semente tóxica, seu óleo não é. O óleo de rícino beneficia várias partes do corpo, mas, nesse post, vamos falar sobre como ele age no cabelo. Você conhece os benefícios do óleo de rícino para o cabelo?

Extraído de uma planta medicinal conhecida popularmente pelos nomes de mamona, carrapateiro ou bafufeira, o óleo de rícino é utilizado para diversos fins. Sua utilização mais comum era aquela de combater problemas de saúde como caspa, prisão de ventre e artrite, mas percebeu-se que esse óleo possui características que ajudam a promover a hidratação da pele e também dos cabelos e, então, ele começou a ser utilizado também para esse fim.

Esse poderoso óleo tem muitas propriedades diversas, sendo elas de ordem analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, laxante e antimicrobiana. Ufa, já deu para ver que ele combate bastante coisa, né? Mas ainda tem mais!

Apesar desse óleo ser benéfico para outras partes do corpo, até para as sobrancelhas, vamos falar de sua ação no cabelo!

O óleo de rícino é também rico em vitamina E, ácidos graxos, sais minerais e em ácido linoleico. O que tudo isso significa? Significa muita coisa boa para a nossa pele e para o couro cabeludo. Olha que maravilha!

Benefícios do óleo de rícino

Já percebemos que o uso do óleo de rícino no nosso dia a dia traz muitas vantagens, certo? Então, vamos elencar algumas delas para ficar ainda mais claro.

A hidratação da pele, por exemplo, faz com que radicais livres sejam eliminados e estimula a produção de colágeno. Com certeza você já ouviu falar desse carinha, mas caso não tenha, saiba que ele é o responsável por fazer com que as famosas rugas e linhas de expressão demorem um pouco mais para aparecer, garantindo um aspecto mais macio ao rosto.

A ação do óleo de rícino no couro cabeludo contribui para o combate de problemas como a queda e a quebra dos fios, uma vez ele serve para fortalecer a fibra capilar e promover o crescimento saudável dos nossos cabelos.

Além dessas vantagens, o óleo de rícino também ajuda a combater outro grande problema chamado caspa. Como? Ao usá-lo na raiz, ele ativa a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, promovendo uma hidratação mais profunda que vai, literalmente, da raiz até as pontas dos fios.

O resultado são fios super lindos e brilhosos, fortes e saudáveis, dignos de aparecer em qualquer propaganda de shampoo por aí. Quanta coisa maravilhosa em um só óleo, não é mesmo? Mas, agora, está na hora de partir para a ação.

Como usar o óleo de rícino no cabelo?

Depois de saber de todos esses benefícios, você já está louca procurando óleo de rícino para fortalecer os fios, não é? A gente te ajuda! Como já vimos que ele hidrata profundamente o couro cabeludo, uma dica é acrescentar ele na sua rotina do cronograma capilar. Ele pode ser inserido na segunda etapa, junto com o creme nutritivo, dessa forma, ele devolve todo o brilho e força que o seu cabelo precisa.

Ficou curiosa e quer saber mais receitinhas para testar com o óleo de rícino?

como fazer a hidratação com óleo de rícino
Instagram: @belezaesaude

Pois se segure que aqui vamos apresentar muitas receitas legais. A dica é testar as diferentes receitas e ver qual combina melhor com seus cabelos. É fácil de perceber a resposta dos nossos cabelos, que se tornarão mais macios ao toque e com um brilho intenso.

Então, veja as receitas abaixo e aprenda como fazer a hidratação com óleo de rícino. Suas madeixas com certeza irão agradecer toda essa atenção extra.

Hidratação com óleo de rícino

Fica ligada nessas receitas de hidratação caseira com óleo de rícino e depois conta para a gente se testou e o que achou.

Receita 1 – Maizena com óleo de rícino

Ingredientes

– 2 colheres de Maizena (Amido de Milho)

– 100 ml de Leite ou Água

– 1 colher de Óleo de rícino

– 2 colheres de Creme Hidratante

– 1 ½ colher de Açúcar

Passo a passo

– Misture os ingredientes em uma panela no fogo médio até a mistura ficar homogênea;

– Deixe esfriar;

– Passe shampoo no cabelo, da sua preferência;

– Aplique a mistura e deixe agir entre 30 minutos ou 1 hora;

– Enxágue o cabelo em água fria e passe o condicionador;

– Deixe secar naturalmente e aproveite.

Cozinhando para o meu cabelo <3

Receita 2 – Óleo de coco e óleo de rícino

Ingredientes

– 1 colher de óleo de coco

– 1 colher de óleo de rícino

– 1 gema de ovo

Passo a passo

– Misture os ingredientes e, com o cabelo sujo, aplique na raiz;

– Faça uma massagem no couro cabeludo;

– Deixe agir por uma média de 30 minutos;

– Lave normalmente e aproveite o resultado.

Essa receita é especial para ajudar no crescimento dos fios.

hidratação com óleo de rícino e ovo
Com a mistura, o cheiro de ovo não deve ficar nos seus fios – @comunidade.f7noticias

Receita 3 – Óleo de rícino com babosa

Você só vai precisar desses dois ingredientes:

– 2 colheres de óleo de rícino

– 1 folha de babosa

Passo a passo

– Misture o óleo de rícino com a babosa;

– Deixe agir no cabelo durante toda a noite;

– No dia seguinte lave naturalmente.

Os nutrientes e vitaminas presentes nos dois ingredientes ajudam o cabelo a crescer e ficar mais forte.

hidratação com óleo de rícino e babosa
A babosa é um ótimo ingrediente!

Receita 4 – Óleo de rícino na umectação

Ingredientes

– 1 colher de óleo de rícino

– 1 colher de óleo de coco

– 1 colher de azeite

Passo a passo

– Misture os ingredientes;

– Aplique no cabelo sujo;

– Deixe agir por até duas horas;

– Lave como normalmente.

Você pode experimentar usar a mistura no cabelo e deixar agir durante toda a noite.

hidratação com óleo de rícino misturado
Um mix de óleos para tratar seus fios – @sna.agr

Receita 5 – Potencializa a nutrição capilar

Para potencializar a nutrição, aplique uma colher de óleo de rícino no seu creme. Dessa forma os benefícios serão ainda maiores. Experimente e conte para a gente!

hidratação com oleo de ricinio

Receita 6 – Óleo de rícino com outros óleos

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de óleo de rícino

– 1 colher de sopa de óleo de jojoba

– 1 colher de sopa de óleo de coco

Passo a passo

– Misture os óleos e esquente em banho maria;

– Aplique no cabelo úmido e massageie;

– Deixe agir por até 2 horas e para potencializar, use uma touca térmica.

Após o período, tire os óleos no enxágue e finalize como normalmente faz.

Receita 7 – Óleo de rícino com iogurte natural

Ingredientes

– 1 pote de iogurte natural

– 1 colher de óleo de rícino

Passo a passo

– Misture os ingredientes e aplique nos cabelos lavados e úmidos;

– Deixe agir por uma média de 30 minutos e enxágue.

Essa é uma forma ótima para hidratar o cabelo profundamente e pode ser feita 1 vez por semana.

hidratação com óleo de rícino e iogurte
Iogurte como aliado na hidratação dos fios, já tinha experimentado? – @madeixa

Gostou das dicas? Já testou alguma? Conta para a gente! O óleo de rícino é ótimo para o cabelo, mas também para o corpo. Que tal tentar umas receitas caseiras para as unhas, sobrancelhas, pele e até cílios? :O

São muitas opções para esse óleo que é realmente milagroso!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • Eu fiz a primeira com Maizena açúcar água creme de hidratação e óleo de rícino,meu cabelo ficou maravilhoso brilhoso amei..

  • Sou Catarina Matos, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • >