Hidratação com óleo de coco: saiba como fazer

Hidratação com óleo de coco: saiba como fazer

Não é nenhum segredo que uma das chaves para ter cabelos bonitos é manter os cuidados em dia, certo? Tendo isso em mente, é comum pesquisarmos formas inovadoras de fornecer às madeixas tudo aquilo que ela precisa para ficar forte e brilhosa. Uma das formas mais eficientes de tratar dos cabelos é por meio da hidratação com óleo de coco.

Pode parecer estranho pensar em passar um óleo no cabelo, ainda mais se você sofre comumente com a oleosidade. Acontece que as propriedades nutritivas desse poderoso ativo fizeram com que ele se tornasse um dos queridinhos de quem deseja manter a hidratação capilar em dia.

Basta pesquisar rapidamente na internet para ver a quantidade de receitas diversas que utilizam o óleo de coco para os cuidados com os cabelos e a pele. Continue lendo para entender quais são as vantagens desse ativo e aprender como fazer uma poderosa hidratação com óleo de coco.

O que é o óleo de coco e quais são seus benefícios gerais?

Rico em vitaminas K, E, ferro, proteínas e lipídios, o óleo de coco é um óleo vegetal cujas propriedades fornecem tudo aquilo que nosso cabelo precisa para se manter saudável.

Versátil, ele pode ser utilizado de muitas maneiras diferentes. Embora sua função primária seja a da alimentação, há quem prefira aplicá-lo em conjunto com a máscara hidratante capilar. Há, também, quem o utilize com as máscaras de hidratação facial.

Por ser um produto de fácil acesso, torna-se simples incorporá-lo à sua rotina de cuidados capilares. Suas vantagens, no entanto, não se limitam àquelas ligadas ao universo da beleza.

Utilizar óleo de coco na alimentação é uma forma comprovada de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que ele tem a capacidade de proteger o organismo contra a presença de microorganismos causadores de doenças.

Ele também auxilia na queima de gordura e causa sensação de saciedade, sendo amplamente utilizado por aqueles que desejam emagrecer.

Por fim, o óleo de coco tem a propriedade de regular o nível de colesterol, além de contribuir para fazer com que o intestino funcione corretamente. Quantas vantagens, não?

hidratação com óleo de coco

Benefícios da hidratação com óleo de coco

Antes de explicarmos como fazer a hidratação com óleo de coco, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de utilizar esse ativo nos seus cuidados capilares. A maioria dos óleos que utilizamos nos cabelos agem apenas em sua parte externa, criando uma espécie de capa protetora que envolve e protege o fio.

É claro que isso é uma grande vantagem, mas o óleo de coco vai além disso. Ele tem a capacidade de penetrar no fio e, dessa forma, repor muitas das vitaminas e nutrientes que nossos cabelos perdem diariamente por conta da ação de agentes externos como o sol, vento, poluição etc. Isso promove uma hidratação verdadeira que vem de dentro da fibra capilar para fora.

Ele também auxiliará a equilibrar a oleosidade dos fios, o que é especialmente importante para mulheres que tendem a ter fios mais ressecados, caso das cacheadas e crespas. Será possível sentir que seus cabelos ficarão mais macios por mais tempo.

Por fim, ele também serve para controlar o frizz, uma vez que a hidratação com óleo de coco irá selar as escamas do fio, alinhando a fibra capilar e diminuindo os indesejados cabelinhos arrepiados que tanto atrapalham no visual.

Passo a passo da hidratação

Para fazer a hidratação com óleo de coco não é necessário lavar os cabelos antes. É preciso, no entanto, que seu cabelo esteja seco. O primeiro passo é derreter uma colher de óleo de coco no microondas para tornar sua aplicação mais fácil, uma vez que esse ativo costuma ter uma textura pastosa que dificulta que seja aplicado.

Basta esquentar cerca de dois minutos para que ele esteja pronto para ser utilizado. Então, divida o cabelo em mechas iguais para facilitar o trabalho. Utilize um pote para misturar o óleo de coco com a máscara de hidratação desejada, até formar uma mistura homogênea.

Siga as instruções no pote para saber exatamente quanto utilizar da máscara, de acordo com o volume e quantidade de cabelo.

Então, aplique essa mistura homogênea nas mechas de cabelo, tomando o cuidado de distribuí-la por igual. É interessante enluvar os fios para fazer com que o óleo e a máscara tenham um seu efeito intensificado. 

Isso fará com que os nutrientes penetrem com maior facilidade na fibra capilar. Então, deixe a hidratação com óleo de coco agir por cerca de 20 minutos nos seus cabelos. Quem preferir pode utilizar uma touca plástica para aquecer a região.

Então, lave normalmente os fios utilizando shampoo sem sal para remover completamente a mistura do cabelo. Sele a hidratação utilizando condicionador adequado para seu tipo de fio.

Você sentirá que, ao incorporar a hidratação com óleo de coco na sua rotina capilar, seus cabelos se manterão hidratados por mais tempo, com pontas menos espigadas e madeixas mais brilhosas e sedosas.

Considere acrescentar a hidratação com óleo de coco à sua rotina de hidratação caseira e você verá os resultados maravilhosos que ela trará para seus cabelos.


 

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra