Hidratação

Hidratação com maizena: veja os benefícios e 5 receitas caseiras

hidratação com maizenahidratação com maizena

Quando se trata de cuidados capilares, é comum surgirem cada vez mais receitas que prometem devolver a saúde dos cabelos. A utilização de produtos naturais é bem vista por ser uma opção barata e saudável de manter os cabelos bonitos, exemplo da hidratação com maizena.

Se você tem a impressão de que cada dia mais surgem receitas naturais para cuidar dos fios, então saiba que esta impressão está certa. Na verdade, parece que estamos resgatando o tempo em que nossas avós utilizavam produtos naturais nos seus cuidados de beleza. Ainda bem.

Por vezes, não sabemos que muitos dos produtos que fazem parte do nosso dia a dia na cozinha têm também o poder de dar aquela repaginada no visual da nossa pele e dos nossos cabelos.

Isso pode ser feito ao comermos adequadamente, é claro, mas também ao utilizarmos alimentos diversos como ingredientes para a confecção de misturinhas que, quando aplicadas nos cabelos, ajudam a manter a sua saúde em dia.

A maizena é um desses exemplos. Sendo mais comumente usada como um dos ingredientes de receitas culinárias diversas, como o famoso mingau, ela tem um poder próprio de revitalizar os fios quando utilizada na hidratação dos cabelos.

Você já deve ter ouvido falar sobre a famosa hidratação com maizena, certo? Essa é uma prática antiga e que apresenta resultados ótimos relacionados à nutrição capilar.

hidratação com maizena
Antes e depois da hidratação com maizena – @fernandacaroline

As alternativas de tratamento mais naturais têm feito cada vez mais sucesso por serem mais baratas e apresentarem resultados altamente satisfatórios sem terem contraindicações. Esse é o caso, por exemplo, da hidratação com maizena.

Ela pode ser feita sem sair de casa, e tem ganhado versões cada vez mais incrementadas, apresentando resultados ótimos para a saúde dos fios.

Se você nunca ouviu falar com uso desse ingrediente para compor a sua receitinha de hidratação caseira, com certeza não sabe o que está perdendo.

Então, você já ouviu falar sobre este método? A seguir, vamos falar mais sobre ele e seus principais benefícios. Continue lendo este post para aprender também 5 receitas com maizena que poderão fazer maravilhas por seu cabelo!

O que é e para que serve a maizena?

Você provavelmente conhece a maizena e já viu esse produto na sua cozinha de casa, certo?

A maizena, também conhecida como amido de milho, é um produto muito utilizado na indústria alimentícia, sendo base para a produção de massas e bolos de forma geral. Esse alimento, além disso, também é muitas vezes utilizado para fazer mingau ou em uma variedade de receitas.

Ainda que esse seja o seu uso mais conhecido, é importante ressaltar que ela apresenta muitos benefícios para a saúde dos nossos cabelos. Por quê?

Rica em vitaminas e minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco), é extremamente nutritiva para a fibra capilar, promovendo mais força e vida aos fios.

Por isso, a maizena é um dos itens da cozinha que passou a ser incorporado na rotina de cuidados capilares, apresentando uma eficiência e versatilidade muito grandes, já que pode ser utilizada de diversas maneiras e em todos os tipos de cabelo.

Quais são os benefícios da hidratação com maizena?

Após saber de todas as propriedades desse ingrediente, deve ficar bem mais fácil imaginar todos os seus benefícios para a saúde dos nossos cabelos.  A maizena apresenta mutios benefícios na alimentação, portanto, não seria diferente para os nossos lindos fios.

Os benefícios da hidratação capilar são amplamente conhecidos. Recomenda-se realizar hidratações semanais para manter a saúde dos fios em dia.

Ao fazer a hidratação, seus cabelos ficarão mais saudáveis por mais tempo, já que esse tratamento é essencial para combater pontas duplas e frizz, dois grandes inimigos da beleza dos cabelos.

Quando nossos cabelos estão danificados e necessitando de hidratação, é possível sentir pela aspereza no toque e também pela opacidade dos fios. Nesses casos, a hidratação serve para recuperar os fios, trazendo de volta o brilho para seus cabelos.

Como dissemos, a hidratação com maizena apresenta inúmeros pontos positivos, especialmente quando consideramos seu custo-benefício. Então, vamos conhecê-los?

  • Os resultados são mesmo muito eficientes e podem ser comparados aos obtidos em tratamentos realizados nos salões de beleza.
  • A maizena trata o fio de dentro para fora, comprovando que a estética é apenas reflexo da saúde da estrutura capilar.
  • A maizena é baratinha e pode ser encontrada em qualquer supermercado.
  • A hidratação à base de maizena pode ser aplicada sem sair de casa e por você mesma, facilitando as rotinas e as questões de falta de tempo.
  • Ela pode ser aplicada a diferentes tipos de cabelos e em diferentes condições, não havendo contraindições.
  • Esta hidratação pode ter diferentes variações, adaptadas às necessidades de cada cabelo.

Como fazer a hidratação com maizena?

Tudo bem, já ficou bem claro que a hidratação com maizena será uma ótima forma de devolver toda a vitalidade dos seus cabelos. Agora que você conhece os principais benefícios desse tratamento, está na hora de aprender algumas receitinhas para incorporar na sua rotina de cuidados capilares. Assim, você poderá manter seus cabelos saudáveis por mais tempo.

Vamos, então, ver algumas das principais formas de utilizar esse importante produto no seu dia a dia capilar.

O fato de ser um produto de fácil acesso, disponível nos supermercados e com custo reduzido, faz com que sejam criadas cada vez mais receitas que buscam incorporar esse ingrediente natural, utilizando-o em conjunto com produtos específicos para a saúde capilar a fim de potencializar o resultado dos mesmos e manter os cabelos mais saudáveis.

Há algumas formas diferentes de aplicar a hidratação com maizena nos seus cabelos. Então, vamos falar sobre algumas das receitinhas mais famosas para que você escolha a mais adequada às suas madeixas. Combinado?

1. Maizena com gelatina e mel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de maizena.
  • 1 xícara de água.
  • 1 colher de chá de mel.
  • 1 colher de sopa de gelatina incolor dissolvida em água.
  • 2 colheres de máscara hidratante.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de maizena a um copo de água e leve ao fogo até formar um “mingau”. Depois, quando essa mistura esfriar, misture uma colher de sopa de gelatina incolor, uma colher de chá de mel e duas colheres da máscara hidratante da sua escolha. Quando a mistura ficar homogênea, basta passar a máscara no comprimento dos fios e deixar agir por 30 minutos.base hidratação com maizena

2. Maizena com açúcar

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de maizena.
  • 1 colher de chá de açúcar.
  • ½ xícara de leite.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes em uma panela e ficar mexendo, em fogo médio, até que a mistura fique na consistência de um mingau. Depois, é só esperar esfriar e aplicar a máscara no cabelo seco, deixando-a agir por 30 minutos.

3. Maizena com óleos vegetais

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de maizena.
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal.
  • 2 colheres de sopa de água.

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, até engrossar. Com a ajuda de um pincel, aplique a mistura em todo o comprimento dos fios, com exceção da raiz, e deixe agir por 20 minutos.

4. Maizena com leite de coco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de maizena.
  • 1 colher de sopa de leite de coco.
  • 100 ml de água.
  • 1 colher de máscara hidratante.

Modo de preparo:

Levar uma colher de sopa de maizena e 100 ml de água para cozimento em fogo baixo. Assim que adquirir consistência, retirar a mistura do forno e adicionar a ela uma colher de sopa de leite de coco e uma colher de máscara hidratante. Esta mistura deve ser aplicada nos fios limpos e úmidos e pode ficar agindo no cabelo por até 45 minutos.

5. Maizena com água

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de maizena.
  • 1 copo de água gelada.

hidratação com maizena

Modo de preparo:

Dissolver as duas colheres de sopa de maizena em um copo de água gelada. É importante mexer bem para que a mistura fique homogênea. Esta deve ser aplicada nos cabelos úmidos, após lavagem normal, deixando agir por 40 minutos.

Já deu para perceber que a maizena será ótima para a sua saúde capilar, certo? Teste essas e outras muitas receitas existentes e escolha a sua preferida na hora de cuidar das madeixas.

As possibilidades na utilização da maizena na hora de cuidar dos nossos fios são inúmeras, potencializando a hidratação capilar. Esse ingrediente cairá como uma luva para dar aquele up no seu cronograma capilar, a famosa rotina de cuidados capilares que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Por meio dessa agenda de cuidados, é possível repor toda a água, nutrientes e oleosidade natural perdidos diariamente pelos fios, seja pela ação de agentes externos ou devido à realização de procedimentos químicos.

Escolha o cronograma capilar mais adequado para o seu tipo de fio e incorpore-o nos seus cuidados para cabelos mais saudáveis por mais tempo. Suas madeixas com certeza irão agradecer.

Então, que tal experimentar essas receitas? Escolha a hidratação com maizena que você acha que irá potencializar ainda mais a beleza dos seus fios e corra para fazer o teste, nos contando tudinho depois aqui nos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • Olá aqui é a Carmen Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Eu fiz a maizena no fogo e misturei,olé vegetais uma colher e duas colheres de sopa da hidratação murumuru da haskell. Meninas que lindo ficou os meu cabelos.

  • Já havia ouvido falar do beneficio da maisena para os cabelos,mas não dei muito credito. Agora entendi,e já comecei a tratar meus cabelos usando maisena.

  • >