CrescimentoCronograma CapilarHidratação

Hidratação com café ajuda a crescer cabelo? Veja como usar o ingrediente caseiro

cabelo crescercabelo crescer

A busca por cabelos fortes e bonitos não sai da nossa cabeça, não é mesmo? Isso resulta em estarmos sempre procurando e testando diversos tratamentos de hidratação e nutrição para crescer cabelo. E uma das opções que estão sendo bastante divulgadas nas redes sociais atualmente é a da hidratação com café.

O café é uma substância que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Quem nunca ouviu dizer que o dia começa após uma xícara de café bem quentinho, não é mesmo? Mas não é somente por meio da ingestão que o café pode trazer vantagens. Esse produto contém muitas propriedades que têm sido cada vez mais exploradas no universo da beleza.

Hoje em dia, é comum ver máscaras de hidratação facial, esfoliantes e outros produtos para a pele que tenham café em sua base de ingredientes. E se o café tem tantas vantagens no tratamento da pele, por que seria diferente em relação aos nossos cabelos?

A hidratação com café tem se tornado cada vez mais famosa, devido à praticidade de poder ser feita em casa e ao fato de que ela promove um tratamento profundo dos fios, tornando-os mais maleáveis e brilhosos.

Você já ouviu falar sobre ela? Sabe quais são os seus benefícios? Será que é verdade que ela ajuda a crescer cabelo? A seguir, vamos tirar essas e outras dúvidas!

Café no cabelo: como este ingrediente age nos fios?

Este ingrediente, tão comum em nosso dia a dia, pode também ser um excelente aliado no processo de tratamento capilar. O café tem importantes propriedades que ajudam a fortificar a fibra e a melhorar a aparência do fio, configurando-se como um tratamento eficiente e que age de forma completa no cabelo.

A cafeína, substância protagonista na constituição desse grão, é extremamente poderosa – promovendo uma limpeza profunda no couro cabeludoCom isso, ela deixa o cabelo pronto para receber os demais nutrientes (ácido fólico, magnésio, riboflavina, potássio, etc.) do café e assim se desenvolver cada vez com mais força.

Portanto, usar adequadamente café nos cabelos é uma alternativa para manter a vitalidade dos fios, combatendo o envelhecimento precoce e outros possíveis danos às madeixas.

A hidratação com café ajuda a crescer cabelo?

Uma das principais questões trazidas pela nutrição capilar à base de café é a do crescimento dos fios. Afinal, esse ativo influencia no tempo de desenvolvimento do fio? Café ajuda a crescer cabelo? A resposta também está na ação da cafeína, que se mostra cada vez mais uma excelente alternativa de tratamento.

Além dos benefícios listados no tópico acima, a cafeína atua de forma muito interessante na circulação capilar, melhorando o fluxo sanguíneo e, consequentemente, estimulando o crescimento. A hidratação com café atuará de forma qualificada para esse objetivo, incentivando o desenvolvimento do fio e mantendo-o livre de quebra.

Como fazer hidratação com café no cabelo?

Podemos incorporar o café nos nossos tratamentos capilares e nos beneficiarmos das inúmeras vantagens dessa prática. Existem produtos capilares já prontos à base de café, mas também é possível utilizar o café em pó, em conjunto com nossa máscara de hidratação favorita, para dar força e vitalidade aos nossos fios.

Você pode utilizar o pó do café nas receitinhas

Não há nenhum mistério para se fazer hidratação com café no cabelo e você pode colocar essa ideia em prática sem precisar sair de casa! Confira o passo a passo para usar essa técnica para crescer cabelo, garantindo fios lindos e saudáveis.

1. Separe os ingredientes

Para a hidratação com café no cabelo, você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de pó de café.
  • 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação (a sua escolha).
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal.
  • 1 colher (chá) de mel (opcional).
  • 1 recipiente pequeno (bowl).

2. Prepare a mistura

Pegue o recipiente e, aos poucos, vá adicionando todos os ingredientes. Com o auxílio de uma colher ou fuê, mexa bem até formar uma mistura homogênea.

3. Aplique a mistura nos fios

Separe o cabelo (com os fios secos) em mechas finas, prendendo-as no topo da cabeça. Solte uma de cada vez, aplicando a mistura por toda a extensão dos fios. Você poderá utilizar um pincel de aplicação para facilitar o processo. Para intensificar os resultados, coloque uma touca térmica ou enrole o cabelo em uma toalha.

4. Finalize a aplicação

Deixe a mistura agir nos fios por um período de 30 a 45 minutos, preferencialmente. Depois, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador em água morna ou fria. Se desejar, escove o cabelo com secador (o calor potencializará os efeitos do café).

Quando fazer hidratação com café no cabelo?

A hidratação com café é muito comum entre quem tem cabelos cacheados, mas é sem contraindicações. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e em quaisquer condições!

Para melhores resultados, recomenda-se que esse tratamento seja feito de maneira periódica (de 15 em 15 dias, pelo menos nas primeiras aplicações). A ação da cafeína é progressiva e manter essa rotina fará com que os fios respondam melhor ao estímulo.

A hidratação com café está mesmo fazendo muito sucesso! Esta técnica não somente pode ajudar a crescer cabelo, como também a deixar os fios mais fortes e resistentes. Experimente incorporar a hidratação com café na sua rotina de cuidados capilares de forma periódica e comprove como ela será benéfica para seus fios. Basta testar para verificar sua eficácia e aderir à essa ideia!

Você já conhecia a hidratação com café? Conhece alguma outra receitinha com esse ingrediente para crescer cabelo? Que tal incluir essa receita no seu cronograma capilar?

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • Oi. Super amei as dicas, mas fiquei com uma dúvida: fiz alisamento químico no meu cabelo. Se a hidratação com café faz uma limpeza profunda, eu perderei os efeitos da progressiva?

    • Oi Simone!

      Se você fizer a limpeza com frequencia, a progressiva tende a durar menos tempo, mas se fizer 1 vez por mês por exemplo é super saudável para o couro cabeludo e não compromete a sua quimica.

      Beijos!

    • Liv, o ideal é fazer a misturinha e utilizar logo em seguida. Assim, você vai aproveitar o máximo dos benefícios dessa hidratação. Depois conta aqui o resultado nos seus fios, vamos adorar saber!

    • Oie La!
      O recomendado é realizar uma vez na semana, mas você pode testar outras receitinhas, temos 5 hidratações simplesmente maravilhosas!

  • >