Você já testou a hidratação com babosa?

Você já testou a hidratação com babosa?

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma queridinha no mundo da beleza. Seja para tratar da pele ou dos cabelos, não é difícil encontrar produtos que tenham essa famosa planta em sua composição. A hidratação com babosa pode ser uma poderosa aliada da saúde e brilho dos fios.

As propriedades hidratantes da babosa fazem com que ela seja utilizada para os mais diversos fins. Seja sozinha ou misturada com produtos capilares ou óleos vegetais, incorporar a aloe vera na sua rotina de cuidados pode ser a atenção extra que seu cabelo precisa.

Importância da hidratação para os fios

Você provavelmente já sabe que hidratar os cabelos é essencial para a saúde dos fios, certo? Ao hidratar suas madeixas, você irá repor a umidade natural que é perdida diariamente.

Todos os tipos de cabelo devem ser hidratados, uma vez que estão expostos à ação de agentes externos como o sol, vento e poluição que fazem com que a água retida nas escamas da fibra capilar se perca todo dia.

Quando a umidade natural do cabelo não é suficiente, as cutículas tendem a ficar mais abertas. O cabelo, então, assume um aspecto mais poroso que acabará por aumentar seu volume e torna-lo ressecado e quebradiço.

Deu para perceber, então, que hidratar os cabelos é essencial para quem deseja ter madeixas sedosas e com um brilho de dar inveja, né? E não é a toa que existem tantas receitas e métodos diferentes de hidratação.

Afinal de contas, recorrer a um salão para hidratar nem sempre é a solução mais barata e, por isso, hidratar os cabelos em casa acaba sendo uma opção viável e interessante.

Benefícios da babosa para o cabelo

A hidratação com babosa traz uma série de benefícios para nossas madeixas, motivo pelo qual é uma das mais recomendadas. Dentre as inúmeras vantagens do uso dessa planta nos fios, pode-se apresentar a prevenção e tratamento da queda dos fios, a hidratação profunda e o combate às caspas.

Além disso, a hidratação com babosa também está associada com o crescimento capilar, devido à presença de diversas vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para a saúde dos fios.

A aloe vera também age como um protetor solar, minimizando a ação dos raios UV no couro cabeludo. Esse poderoso hidratante natural irá fortalecer seus cabelos e dar mais brilho e vida.

hidratação com babosa

Receita e passo a passo da hidratação com babosa

A hidratação com babosa pode ser aplicada em toda a extensão dos cabelos, desde a raiz até as pontas. Aplicada isoladamente ou em conjunto com uma máscara concentrada, basta utilizar uma folha de aloe vera e seguir o passo a passo apresentado abaixo.

1º passo: lave o cabelo com o shampoo de sua preferência.

2º passo: abra a folha de babosa e retire o gel de dentro com o auxílio de uma colher, colocando-o em um pote.

3º passo: amasse esse gel o com as mãos ou com o auxílio de um garfo ou colher

4º passo: aplique a aloe vera em toda a extensão do cabelo, deixando agir de 10 a 15 minutos.

4º passo: após o tempo indicado, aplique a máscara hidratante nos cabelos, evitando a região da raiz. A máscara nunca deve ser aplicada no couro cabeludo, pois isso apenas irá aumentar a oleosidade da região. Por isso, concentre-a apenas no comprimento e nas pontas. Deixe a mistura agir por mais 15 minutos.

5º passo: enxague os cabelos abundantemente. Tome o cuidado de não enxaguar os cabelos com água quente, o que é agressivo para os fios e fará com que as cutículas se abram, prejudicando o resultado final da hidratação com babosa. Tenha o cuidado de remover completamente qualquer resíduo da mistura de seus cabelos durante o processo de enxague.

6º passo: deixe seu cabelo secar naturalmente ou seque-o com o auxilio de um secador

Outras dicas

Se preferir, você também pode utilizar uma touca térmica durante o período em que deixa a mistura agir no seu cabelo. Esse utensílio irá potencializar a hidratação ainda mais.

A hidratação com babosa também pode ser feita utilizando óleos naturais, como o óleo de coco, para um efeito ainda mais poderoso. Mas atenção, pois o óleo de coco também não deve ser aplicado na raiz, sob o risco de aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Você também pode incorporar a aloe vera em outros métodos de hidratação ou no seu cronograma capilar para fortalecer ainda mais suas madeixas.

Outras formas de potencializar a hidratação com babosa são acrescentando mel, ótimo para a saúde do couro cabeludo, ou vinagre de maçã, que age nas escamas do cabelo, fechando-as e deixando as madeixas ainda mais brilhosas.

A babosa ou aloe vera pode ser uma excelente aliada da hidratação capilar, e suas madeixas com certeza irão te agradecer por incorporá-la na sua rotina de cuidados capilares.

Se você estiver utilizando a hidratação com babosa como parte do seu projeto Rapunzel, veja também outras dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido.


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra