HidrataçãoReceitas caseirasRessecados ou Secos

Você já testou a hidratação com babosa?

hidratação com babosahidratação com babosa

Você provavelmente já ouviu falar na babosa, essa plantinha milagrosa que aparecia em muitas receitas da época das nossas avós. A hidratação com babosa, na verdade, é uma das mais queridinhas do mundo da beleza.

Também conhecida como aloe vera, essa planta parece ser a solução para praticamente tudo. Produto para cabelo? Tem babosa. Produto para pele? Tem babosa. Produto para as unhas? Tem babosa.

É de se imaginar que se ela é tão presente no universo da beleza, é porque de fato seja muito boa, não? Poderosa aliada da saúde e do brilho dos fios, a babosa é conhecida pelo seu alto poder de hidratação.

hidratação com babosa

Abra uma folhinha de babosa e dê uma olhadinha naquele gel lá de dentro? Ele não te passa a impressão de ser super hidratante? É porque de fato é. E não é de hoje que essa planta é conhecida no mundo da beleza.

Muitas receitinhas milagrosas usando a hidratação com babosa são responsáveis por dar força e vitalidade aos cabelos.

Se você sente que seus cabelos estão um tanto quanto opacos e sem vida, talvez seja a hora de escolher a hidratação com babosa para ajudar a cuidar das suas madeixas.

As propriedades hidratantes dessa planta fazem com que ela seja muito utilizada para fins diversos. Sozinha ou misturada com produtos capilares e até óleos vegetais, a aloe vera com certeza merece a sua atenção e deve ser incorporada na sua rotina de cuidados para dar aquela atenção extra para os seus cabelos.

Importância da hidratação para os fios

Você provavelmente já sabe que hidratar os cabelos é essencial para a saúde dos fios, certo? Ao hidratar suas madeixas, você irá repor a umidade natural que é perdida diariamente. Todos os tipos de cabelo devem ser hidratados, uma vez que estão expostos à ação de agentes externos como o sol, vento e poluição que fazem com que a água retida nas escamas da fibra capilar se perca todo dia.

Como a hidratação age

A falta de umidade natural nos cabelos faz com que as cutículas fiquem mais abertas. Assim, o cabelo fica com aspecto mais poroso, o que acarreta em um aumento de volume e na aparência ressecada e fios quebradiços.

Dá para perceber, então, a importância de cabelos bem hidratados para conseguir madeixas sedosas e com aquele brilho que tanto amamos, não? É exatamente por isso que existem tantas receitinhas de hidratação caseira, para todos os tipos de cabelos.

A grande vantagem dessa variedade toda é tornar cada vez mais fácil a manutenção dos cuidados capilares em casa. Isso significa não ter que correr para o salão a cada vez que os fios parecerem um pouquinho danificados. Essa receitas costumam usar ingredientes do nosso dia a dia e que, por vezes, nem sabíamos que tinham tanto poder de hidratação.

Há várias receitas com babosa – @receitadevovo

Afinal de contas, recorrer a um salão para hidratar nem sempre é a solução mais barata e, por isso, hidratar os cabelos em casa acaba sendo uma opção viável e interessante. Mas é importante seguir as receitas e de fato realizar a hidratação caseira nos períodos indicados. Descuidar da saúde dos fios não é nada bom, principalmente quando submetemos nossas madeixas a tantos procedimentos e mudanças.

Incorpore a babosa no seu ritual de hidratação e veja como essa poderosa planta pode ser uma grande aliada para as suas madeixas. Se você duvida do que estamos dizendo, veja agora alguns dos muitos benefícios dela.

Benefícios da babosa para o cabelo

Ao longo desse artigo, na verdade, já deu para perceber todas as vantagens da hidratação com babosa, mas se você não prestou atenção, vamos enumerar tudo aqui.

A hidratação com babosa traz uma série de benefícios para nossas madeixas, motivo pelo qual é uma das mais recomendadas. Dentre as inúmeras vantagens do uso dessa planta nos fios, pode-se apresentar a prevenção e tratamento da queda dos fios, a hidratação profunda e o combate às caspas.

Além disso, a hidratação com babosa também está associada com o crescimento capilar, devido à presença de diversas vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para a saúde dos fios. A aloe vera também age como um protetor solar, minimizando a ação dos raios UV no couro cabeludo. Esse poderoso hidratante natural irá fortalecer seus cabelos e dar mais brilho e vida.

hidratação com babosa

Receita e passo a passo da hidratação com babosa

A hidratação com babosa pode ser aplicada em toda a extensão dos cabelos, desde a raiz até as pontas. Aplicada isoladamente ou em conjunto com uma máscara concentrada, basta utilizar uma folha de aloe vera e seguir o passo a passo apresentado abaixo.

Passo a passo

1º passo: lave o cabelo com o shampoo de sua preferência.

2º passo: abra a folha de babosa e retire o gel de dentro com o auxílio de uma colher, colocando-o em um pote.

3º passo: amasse esse gel o com as mãos ou com o auxílio de um garfo ou colher

4º passo: aplique a aloe vera em toda a extensão do cabelo, deixando agir de 10 a 15 minutos.

4º passo: após o tempo indicado, aplique a máscara hidratante nos cabelos, evitando a região da raiz. A máscara nunca deve ser aplicada no couro cabeludo, pois isso apenas irá aumentar a oleosidade da região. Por isso, concentre-a apenas no comprimento e nas pontas. Deixe a mistura agir por mais 15 minutos.

5º passo: enxague os cabelos abundantemente. Tome o cuidado de não enxaguar os cabelos com água quente, o que é agressivo para os fios e fará com que as cutículas se abram, prejudicando o resultado final da hidratação com babosa. Tenha o cuidado de remover completamente qualquer resíduo da mistura de seus cabelos durante o processo de enxague.

6º passo: deixe seu cabelo secar naturalmente ou seque-o com o auxilio de um secador

cronograma capilar caseiro
Antes e depois hidratação com babosa – @olook

Outras dicas

Se preferir, você também pode utilizar uma touca térmica durante o período em que deixa a mistura agir no seu cabelo. Esse utensílio irá potencializar a hidratação ainda mais. A hidratação com babosa também pode ser feita utilizando óleos naturais, como o óleo de coco, para um efeito ainda mais poderoso. Mas atenção, pois o óleo de coco também não deve ser aplicado na raiz, sob o risco de aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Saiba mais: Que receita caseira é ideal para o seu cabelo? [QUIZ]

Você também pode incorporar a aloe vera em outros métodos de hidratação ou no seu cronograma capilar para fortalecer ainda mais suas madeixas. Outras formas de potencializar a hidratação com babosa são acrescentando mel, ótimo para a saúde do couro cabeludo, ou vinagre de maçã, que age nas escamas do cabelo, fechando-as e deixando as madeixas ainda mais brilhosas.

A babosa ou aloe vera pode ser uma excelente aliada da hidratação capilar, e suas madeixas com certeza irão te agradecer por incorporá-la na sua rotina de cuidados capilares. Se você estiver utilizando a hidratação com babosa como parte do seu projeto Rapunzel, veja também outras dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido.

Já está convencida do poder da hidratação com babosa? Então que tal ver mais receitinhas com a babosa aqui

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>