HidrataçãoReceitas caseirasRessecados ou Secos

Hidratação com azeite: 7 receitas caseiras para devolver o brilho aos fios

hidratação com azeitehidratação com azeite

Geralmente o azeite é utilizado na cozinha, mas você sabia que esse óleo vegetal é um poderoso aliado na hidratação dos fios? A hidratação com azeite promove uma nutrição profunda do cabelo, deixando-o mais forte e brilhante, isso tudo graças a composição do óleo, que contém ácido oléico, substâncias emoliente e ácido palmítico. Vale dizer, também, que existem diversos tipos de hidratação com azeite, sendo possível usar somente o óleo puro ou misturado com outros produtos igualmente fáceis de serem encontrados, como ovo e maisena.

Uma salva de palmas pro azeite. Vai na comida, no cabelo, na pele, está de parabéns!

O azeite de oliva é natural e é um desses ingredientes que você deve adicionar de vez na sua rotina de cuidados com os fios! Aprenda a seguir o passo a passo de sete tipos diferentes de hidratação com azeite!

Como fazer hidratação no cabelo?

A hidratação é uma etapa essencial para que os fios se mantenham saudáveis e utilizar o azeite de oliva nesse processo só faz com que os seus fios fiquem ainda mais brilhantes, fortes e saudáveis.  Como já falamos anteriormente, existem diferentes formas de utilizar o óleo vegetal na sua hidratação, basta que você misture o ingrediente com outros ou use puro mesmo. O mais importante, entretanto, é lembrar que o azeite recomendado para utilizar nos fios é o extravirgem, com acidez de 01,% a 0,5%, ok? Confira abaixo sete receitas bem fáceis de hidratação com azeite! Sabe o melhor? Todas podem ser feitas em casa!

O poder da hidratação com azeite para o cabelo

O azeite de oliva extravirgem é poderoso mesmo e oferece diversos benefícios para os fios, já que consegue penetrar de forma profunda na fibra capilar repondo os nutrientes perdidos. O resultado nos fios, como brilho, leveza e maciez, não demoram a aparecer, podendo ser percebidos logo após a primeira hidratação com azeite. Chegou a hora! Aprenda abaixo receitas de hidratação caseira com azeite e lembre-se que você não precisa escolher apenas uma preferida, pode ir alternando sempre que quiser!

Receitas de hidratação caseira com azeite

1 – Hidratação com azeite e ovo

O uso do ovo na hidratação caseira evita o ressecamento dos fios e, se usado junto com o azeite de oliva, faz com que a hidratação fique ainda mais turbinada!

Ingredientes:

– 2 ovos;

– 2 colheres de sopa de azeite;

– 1/2 copo de água.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até que estejam bem diluídos. Aplique a mistura nos fios secos, deixando agir por 30 minutos. Depois, é só lavar normalmente com shampoo e condicionador!

Hidratação com azeite e olho – @vix

2 – Hidratação com azeite e açúcar

O açúcar possui ação antifrizz e ainda atua como esfoliante capilar, podendo ser combinado com o azeite para uma hidratação caseira com resultados imediatos.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite de oliva;

– Máscara de hidratação da sua preferência;

–  2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o azeite com a máscara de hidratação e o açúcar, mexendo até que todos os grãos se dissolvam. Aplique a mistura mecha por mecha, deixe agir por 20 minutos e enxágue apenas com água fria ou morna.

Hidratação com azeite e açúcar

3 – Hidratação com azeite e maisena

A maisena já um ingrediente bem conhecido de outros tipos de hidratação caseira, sendo ótima para devolver brilho e leveza aos fios.

Ingredientes:

– 100ml de água;

– 1 colher de sopa de maisena;

–  Creme de hidratação de sua preferência;

– 1 colher de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela e adicione a maisena, misturando até que se forme uma mistura homogênea. Adicione a mistura em outro recipiente, junto com o azeite e o creme de hidratação. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com shampoo e condicionador!

@salaobrasil

4 – Hidratação com azeite e mel

O mel é um ingrediente que ajuda a fortalecer os fios, evitando, portanto, a queda capilar. Na hidratação caseira de azeite com mel você tem não somente uma nutrição profunda, mas também o fortalecimento dos fios. 

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de mel;

– 8 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o azeite e o mel. Aqueça a mistura no microondas de 15 a 30 segundos e aplique nos fios, deixando agir por 30 minutos. Depois, basta lavar normalmente!

Achou que não ia ter mel na receitinha capilar de hoje?

5 – Hidratação com azeite e babosa

Juntar babosa e azeite na hidratação não pode dar errado, né? Essa é uma receita infalível de hidratação caseira!

Ingredientes:

– 1 folha de babosa;

– 1 colher de sopa de azeite;

–  1 colher de sopa de mel;

– Máscara de hidratação.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura mecha por mecha, deixando agir por 20 minutos. Depois é só lavar com shampoo e condicionador!

cronograma capilar caseiro
Antes e depois hidratação com babosa – @olook

6 – Hidratação com azeite e óleo de rícino

O óleo de rícino também é um óleo vegetal, assim como o azeite. Misturar os dois óleos na hidratação caseira é certeza de que os fios vão ficar profundamente nutridos!

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

– 1 colher de sopa de óleo de rícino.

Modo de preparo:

Misture os dois óleos e aplique no cabelo, mecha por mecha. Deixe agir por cerca de 1h ou se quiser uma hidratação ainda mais profunda, faça um coque e vá dormir. Depois é só lavar como de costume, com shampoo e condicionador para o seu tipo de fio.

Misture os óleos e aplique nos fios – @belezaesaude

7 – Hidratação com azeite e creme

Também é possível usar o azeite misturado com o seu creme de hidratação preferido, deixando-o ainda mais potente.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de creme de hidratação;

– 1 colher de chá de azeite;

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o azeite com a máscara de hidratação. Aplique a mistura nos fios limpos, deixando agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria.

Nutrição capilar: Como inserir a hidratação com azeite no cronograma 

A hidratação com azeite deve ser inserida no cronograma capilar na etapa de nutrição, que é a responsável por repor a oleosidade dos fios que é perdida no dia a dia, seja pelo uso do secador/chapinha ou simplesmente por fatores externos, como o clima, por exemplo.

Escolha uma das nossas hidratações com azeite e comece já a nutrir o seu cabelo de verdade!

Cabelo
the authorCabelo
Yenzah é cosmético e tecnologia caminhando de mãos dadas para transformar o mundo com soluções de beleza diárias, fáceis e acessíveis para todos. Para gente cada fio importa!
>