Hidratação com abacate: confira os benefícios e 3 receitas caseiras

Hidratação com abacate: confira os benefícios e 3 receitas caseiras

Para quem quer dar um up nos fios, uma ótima opção é a hidratação com abacate, sabia? A fruta oferece benefícios para a saúde,  mas também pode ser usada para hidratar os cabelos, com benefícios que podem ser notados logo após a primeira aplicação.

Todos esses benefícios são possíveis graças a composição do abacate, que é rico em lipídios, manganês, fósforo, cobre, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A e vitamina E. A fruta, que é natural e super potente, pode ser o que estava faltando na sua hidratação caseira e para que o seu cabelo fique com mais vitalidade, brilho e maciez. Confira nossas dicas para incluir a fruta na sua rotina capilar!

Quais são os benefícios da hidratação com abacate?

A hidratação com abacate resulta em fios mais macios, nutridos, brilhosos e fortes, com menos pontas quebradiças e frizz. Como a fruta é rica em antioxidantes, ela também é uma poderosa aliada contra o envelhecimento dos fios, ajudando a restaurar os danos sofridos ao longo dos anos, seja com chapinha, secador, coloração, muito sol e piscina, entre outros.

hidratação com abacate
Antes e depois hidratação com abacate – @taynarabicalho

Falando em coloração, essa hidratação é ideal para ser feita após tratamentos agressivos, já que promove uma hidratação profunda dos fios e do couro cabeludo.

Mas os benefícios não param por aí! Essa hidratação caseira é baratinha, muito fácil de ser aplicada, rápida, vegana e ainda pode ser incluída no cronograma capilar, se encaixando na fase da hidratação. Quer mais? O cheirinho que fica no cabelo depois da hidratação com abacate é levinho e delicioso!

Aprendendo a fazer a hidratação caseira com abacate

A hidratação com abacate é muito, mas muito simples de ser preparada! Veja a seguir algumas dicas para que o procedimento seja perfeito.

1ª dica: Antes de aplicar a mistura da hidratação com abacate, é imprescindível que o cabelo esteja úmido e limpo, portanto, não se esqueça de lavá-lo com shampoo antes da aplicação;

2ª dica: Para que a aplicação seja mais fácil e que a fruta consiga penetrar nos fios e no couro cabeludo, é preciso que ela esteja bem peneirada e, por isso, escolher um abacate que já esteja maduro faz toda diferença;

3ª dica: Deixar a mistura agir por 30 minutos com touca térmica ou de banho é essencial para que o resultado da hidratação com abacate seja o esperado;

4ª dica: Aplique, com calma, a máscara por todo o cabelo, mecha por mecha, e, principalmente, do meio até as pontas;

5ª dica: Repita a hidratação com abacate a cada 15 dias e, caso o seu cabelo esteja muito ressecado, opte por aplicar uma vez por semana.  

hidratação caseira
Hidratação com abacate – @dicadecabelo

Receitas de hidratação com abacate

1. Hidratação com abacate e óleo de coco

Para a hidratação com abacate e óleo de coco você vai precisar de:

– ½ polpa de abacate

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– Máscara de hidratação da sua preferência

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes e deixar agir por 30 minutos, com touca térmica ou de banho. Depois, é só lavar como de costume.

Vale dizer que essa é uma hidratação muito recomendada para tratar os fios cacheados, principalmente durante a transição capilar, já que proporciona definição e brilho intenso.

2. Hidratação com abacate e babosa

Para a mistura bomba de hidratação com abacate e babosa você vai precisar de:

– Seiva de 2 folhas de babosa

– ½ polpa de abacate

– 2 colheres (chá) de azeite

– 1 colher (sopa) máscara hidratante

Para preparar, bata o abacate com a babosa no liquidificador. Depois, acrescente o azeite e a máscara, e misture. Deixe agir por 30 minutos nos fios e finalize lavando  fios com shampoo e condicionador.

3. Hidratação com abacate e mel

Já para a hidratação com abacate com mel, que é a mais tradicional de todas, você vai precisar de:

– ½ polpa de abacate

– 2 colheres (sopa) mel

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique, mecha por mecha, nos fios úmidos. Deixe agir por 30 minutos e finalize, lavando com shampoo e condicionador.

Você sabia que a mistura com abacate pode ser usada no cronograma capilar?

Se a rotina de cuidado com os fios ainda não faz parte do seu dia a dia, talvez seja a hora de repensá-la. Parece que dá muito trabalho, mas na verdade se você optar por tratamentos fáceis e rápidos, como a hidratação com abacate, por exemplo, você não vai sentir toda essa trabalheira que está querendo evitar.

O cronograma capilar é feito em três fases, hidratação, nutrição e reconstrução e a hidratação caseira com abacate se encaixa perfeitamente na fase 1,  fazendo com que os fios fiquem realmente hidratados de verdade. 


Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?