Se você conversar com qualquer profissional de beleza e perguntar a ele qual a coisa mais importante para a saúde do cabelo, é provável que a resposta seja unânime: hidratação! Manter os fios hidratados traz uma série de benefícios para o visual, mas não é sempre que temos tempo — e dinheiro! — para correr ao salão, não é mesmo? Mas isso não é desculpa para descuidar desse cuidado, afinal, a hidratação caseira também dá resultados incríveis!

Mesmo se você não é adepta dos tratamentos químicos, progressivas ou nem use tanto o secador de cabelo e chapinha, o seu cabelo também precisa de hidratação. Isso porque todos os dias os fios estão expostos a agressões naturais, que não temos como evitar: vento, sol e poluição do ar são só alguns exemplos!

Além de dar brilho, maciez e suavidade para o cabelo, a hidratação caseira também pode reduzir o volume do cabelo em até 60%. Sim, 60% menos volume apenas mantendo a hidratação em dia! Quer saber como conseguir esses resultados em casa? Continue lendo este post que nós vamos ensinar o passo a passo para você ostentar madeixas lindas e hidratadas por aí!

A importância de hidratar os cabelos

Hidratar os cabelos nada mais é que repor a umidade natural dos fios perdida no dia a dia. E, como já falamos, não precisa ser fã dos químicos ou adepta das ferramentas de calor para que o cabelo perca água. Por esse motivo, a hidratação capilar é recomendada para todos os cabelos — inclusive os lisos, ainda que alguns insistam que, por apresentarem maior oleosidade, devem dispensar esse cuidado.

Todas essas agressões — sem esquecer da água quente, que também é responsável por grandes danos no fio — fazem com as que as escamas do cabelo se abram, perdendo assim a água que consta naturalmente no cabelo. Sem água e com as cutículas abertas, o cabelo fica com um aspecto poroso, com muito mais volume, opaco e propenso à quebra.

Ao repor a umidade natural nos fios, você consegue recuperar características que podem ter desaparecido com o surgimento do ressecamento: cabelos mais macios, sedosos, com volume controlado (lembra dos 60% que falamos no começo do post?) e brilhosos, uma vez que o brilho é resultado da luz que reflete no fio e, se ele está com a superfície lisa e nutrida, a luz reflete muito mais! Ao manter o cabelo hidratado, você também vai perceber uma redução drástica no frizz! Ou seja, são apenas vantagens para os seus fios!

A frequência da hidratação

Os cabelos adoram receber esse cuidado, viu? Ao contrário da reconstrução, que deve ser feita com um intervalo maior de tempo por conta da reposição de queratina, a hidratação não sobrecarrega os fios, podendo ser feita à vontade!

É claro que algumas características dos seus fios vão influenciar na frequência do tratamento: cabelos cacheados, por exemplo, são naturalmente mais secos, devendo apostar no tratamento em média 2 vezes por semana; fios mais finos e lisos podem reduzir um pouco a frequência e realizar a hidratação caseira apenas 1 vez por semana.

Os melhores ativos para hidratação caseira

É fácil, fácil se perder entre tantas opções de produtos! Basta entrar em qualquer farmácia ou lojinha de cosméticos que logo vem a dúvida: qual a diferença entre os produtos? Afinal, dentre tantos produtos como saber qual é o que vai recuperar o seu cabelo da melhor maneira?

Por isso, é importante que você saiba como se encontrar entre os rótulos! Quando for buscar um creme ou máscara para hidratação, preze por produtos que contenham óleos vegetais na formulação, como óleo de abacate e macadâmia e, embora recomendado para a fase da nutrição, o óleo de côco também é um ativo bastante benéfico quando encontrado em produtos para hidratação. Pantenol-D, manteiga de oliva e aminoácidos funcionais também são indicados para hidratação caseira.

Também fique atenta aos ativos que não devem constar na formulação: EDTA e lauril sulfato de sódio e também evite produtos com silicones, conservantes e parabenos. Esses ativos são incluídos na formulação para fins como deixar o shampoo com textura mais viscosa ou que faça mais espuma, mas causam danos aos cabelos como ressecamento e pontas duplas.

Como turbinar sua máscara de hidratação

Com a máscara de hidratação escolhida, ainda tem um segredinho que você deve conhecer antes de aplicar: existem alguns truquezinhos simples — muitos que você encontra na sua cozinha — que vão potencializar os efeitos da sua hidratação caseira!

Mel

Naturalmente atrai a umidade. Também é ótimo para a saúde do couro cabeludo por ter propriedades antibacterianas e antioxidantes. Para extrair esses benefícios, misture uma colher de mel ao creme de tratamento escolhido 15 minutos antes da aplicação.

Vinagre de maçã

Pode parecer estranho à primeira vista, mas o vinagre de maçã tem o poder de fechar as escamas do cabelo, deixando-o muito mais brilhoso! Para usar, é igual ao caso do mel: uma colher de sopa 15 minutos antes da aplicação.

Sérum

Algumas gotinhas nos fios antes de aplicar a máscara de hidratação e, voilà, dois produtos atuando juntos na fibra capilar! O sérum é rico em óleos e vitaminas, por isso, proporciona mais umidade natural ao fio e, com isso, um cabelo incrível!

Hidratação caseira: conheça o passo a passo

Falar sobre hidratação rende muito assunto justamente por ser algo tão essencial para a saúde dos fios. Mas, você vai se surpreender com a facilidade de realizar uma hidratação caseira! Olha só:

    • Lave bem os cabelos. É bom que o shampoo seja aplicado 2 vezes para garantir que todo o resíduo cosmético tenha sido retirado do fio;
    • Enxágue bem. Parece besteira dar essa dica, mas muita gente negligencia o enxágue correto e acaba ficando com os fios pesados por conta do acúmulo de shampoo ou condicionador;
    • Aplique a máscara de hidratação escolhida mecha por mecha, enluvando bem o cabelo;
    • Aguarde o tempo de ação indicado na embalagem;
    • Enxágue;
    • Aplique o condicionador. Mesmo com o uso da máscara de hidratação o condicionador é indispensável, uma vez que fecha as cutículas do cabelo, retendo a hidratação reposta pela máscara;
    • Enxágue bem e finalize como preferir!

Viu como é simples? Pode usar e abusar da hidratação, especialmente se você tem cachos ou tem sentido o cabelo mais opaco e poroso, o seu cabelo vai retribuir com um brilho incrível!

Ah! E se você quer entender melhor porque a máscara e o condicionador devem ser usados juntos, preparamos este artigo que explica as principais diferenças entre os produtos!

hidratação caseira