CacheadosCrespoHidrataçãoReceitas caseiras

Hidratação caseira para cabelo cacheado: 10 receitas infalíveis para ter cachos dos sonhos

hidratação para cabelo cacheado

O cabelo cacheado é mesmo um charme. No entanto, é preciso adotar alguns cuidados para mantê-lo bonito e saudável, já que, de modo geral, ele tende a ficar mais ressecado e opaco com o tempo. A busca por nutrição é o ponto de partida para isso e a solução mais acessível nesse contexto é a hidratação caseira para cabelo cacheado, ou seja, uma versão prática dos tratamentos realizados nos salões de beleza.

Neste artigo, vamos apresentar algumas receitinhas fáceis e eficientes para manter seus caracóis lindos e bem hidratados. Acompanhe!

Cabelos cacheados: tipos e características

Os cabelos cacheados estão super em alta. Eles transmitem atitude, empoderamento e personalidade. Eles podem variar as características e aparência, de acordo com o tipo de fio. Mas, em geral, são bem definidos, volumosos e armados. Tendem a ser mais ressecados, frágeis e com efeito quebradiço.

É comum que donas de madeixas cacheadas reclamem do ressecamento dos fios e, por isso, há cada vez mais técnicas, desde as caseiras até as mais profissionais, para devolver o brilho para os cabelos.

Cuidar dos cabelos em casa não é nenhuma novidade. Desde a época das nossas avós já havia uma série de receitas, provavelmente rotuladas como “infalíveis” ou “tiro e queda”, para cuidar dos cabelos de forma mais econômica e poupar algumas idas ao salão de beleza.

Pode ser que um tempo atrás ouvíssemos essas receitinhas e achássemos que era bobeira. Mas, na verdade, há muita sabedoria nelas. Tanto que hoje em dia são largamente reproduzidas. A combinação de ingredientes caseiros com produtos especializados em hidratação dos fios é realmente tiro e queda, e a forma mais prática de manter a hidratação em dia.

Se você costuma associar hidratação capilar apenas com a ida ao salão, naquele famoso dia de princesa, então vamos desmistificar essa ideia. É claro que cuidar dos cabelos com profissionais é importante, mas também é essencial manter os cuidados em casa, para que os cabelos estejam sempre fortes e saudáveis. É necessário frisar que também é importante comprar os produtos certos para o seu tipo de fio, porque isso irá potencializar qualquer cuidado que você tenha com as madeixas.

O cabelo cacheado enquadra-se no tipo 3 de cabelo. O que isso quer dizer? Veja só:

  • Tipo 2: cabelo ondulado;
  • Tipo 3: cabelo cacheado;
  • Tipo 4: cabelo crespo.

Todos os tipos de cabelo também são classificados com letras, de demonstram mais do estilo do fio:

  • A: cabelo com ondulação mais solta;
  • B: cabelo com ondulação mais definida;
  • C: cabelo com nível bem menor de cachos.
Tipos e características – @acaonoticias

Hidratação caseira para cabelo cacheado: conheça receitinhas incríveis!

Opções de hidratação caseira para cabelo cacheado masculino e feminino é que o não faltam, e cada uma apresenta uma propriedade específica de tratamento.

Já entendemos que cada tipo de cabelo necessita de um cuidado específico, então vou assumir que você já fez uma breve análise e sabe qual o seu tipo de cabelo e tem planos de se munir com os produtos mais adequados para as suas lindas madeixas.

Mas e onde entram as receitinhas caseiras? Elas entram em qualquer momento dos seus cuidados capilares, já que é possível utilizar ingredientes que tem na sua cozinha em conjunto com os produtos capilares especializados para potencializar ainda mais os resultados da sua hidratação caseira para cabelo cacheado e obter madeixas lindas de hidratadas. Em algumas receitas você vai precisar de uma máscara capilar para usar na misturinha, nossa sugestão é essa aqui:hidratação caseira para cabelo cacheado

Vamos conhecer as principais opções?

1 – Hidratação com maizena

Ingredientes

100 ml de água

1 colher (sopa) de maizena

Modo de preparo/aplicação

Misture 100 ml de água e 1 colher (sopa) de maizena. Coloque em fogo baixo e mexa até engrossar. Depois, deixe a “pastinha” esfriar e passe em todo o cabelo. Deixe agir por 30 minutos e retire bem a mistura, lavando as madeixas normalmente.

Hidratação para cabelo cacheado, com maizena – @salaobrasil

2 – Hidratação com babosa

Ingredientes

1 folha de babosa

2 colheres (sopa) de creme de hidratação a sua escolha

50 ml de água

Modo de preparo/aplicação

Pegue uma folha de babosa, abra-a e retire toda a polpa. Misture a polpa a 50 ml de água e bata no liquidificador até ficar um composto bem homogêneo. Passe essa mistura em todo o comprimento dos fios – deixe a raiz de fora. Então, cubra o cabelo com uma touca térmica e deixe agir por 25 minutos. Depois, lave o cabelo normalmente, retirando todo o excesso da mistura.

Hidratação para cabelo cacheado com babosa – @receitadevovo

3 – Hidratação com abacate

Ingredientes

3 colheres (sopa) de abacate

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de creme de leite

colher (sopa) de leite vegetal

Modo de preparo/ aplicação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura pastosa e homogênea. Com a ajuda de um pincel, aplique essa hidratação caseira para cabelo cacheado, em todo o comprimento do fio. Prenda em um coque e deixe agir por 45 minutos. Enxague os cabelos, retirando toda a mistura.

Advertisement

hidratação caseira
Hidratação com abacate – @dicadecabelo

4 – Hidratação com café

Ingredientes

2 colheres (sopa) de café

1 colher (chá de mel)

3 colheres de creme hidratante à sua escolha

Modo de preparo/aplicação

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma mistura uniforme. Aplique a mistura em todo o cabelo, mecha por mecha, deixando agir por 30 minutos. Depois, lave suas madeixas como de costume.

Hidratação para cabelo cacheado com café – @sitedebelezaemoda

5 – Hidratação com azeite

Ingredientes

2 colheres (chá) de azeite

3 colheres (sopa) de creme de hidratação

Modo de preparo/aplicação

Misture duas colheres de azeite e três colheres de creme de hidratação em uma pequena vasilha. Passe a mistura em todo o comprimento do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave os fios normalmente para retirar o produto.

6 – Hidratação com ovo

Ingredientes

1 clara de ovo

1 colher (chá) de queratina

2 colheres (sopa) de creme hidratante

Modo de preparo/aplicação

Misture bem os três ingredientes, formando uma solução homogênea. Com os cabelos lavados, aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos. Após isso, lave novamente os fios, preferencialmente em água fria.

Hidratação para cabelo cacheado com ovo – @tudosobrecabelos

7 – Hidratação com óleo de coco

Ingredientes

Óleo de coco 100% vegetal

Modo de preparo/aplicação

Aplique o óleo de coco no cabelo, mecha a mecha, antes de lavá-lo. A aplicação, preferencialmente, deve ser à noite, antes de dormir. No dia seguinte, lave os cabelos normalmente. Essa umectação age como uma eficiente hidratação caseira para cabelo cacheado.

8 – Hidratação com mel

Ingredientes

1 colher (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de máscara hidratante

Modo de preparo/aplicação

Escolha a sua máscara hidratante preferida e adicione a ela uma colher de sopa de mel. Misture bem e aplique nos fios molhados. Deixe agir por 20 minutos e enxague bem.

Hidratação para cabelo cacheado com mel – @tudoela

9 – Hidratação com vinagre de maçã

Ingredientes

25 ml de vinagre de maçã

100 ml de água

Modo de preparo/aplicação

Mistura o vinagre e a água, aplicando essa combinação em todo o cabelo. Deixe agir por 20 minutos e enxague até retirar todos os resíduos. Essa hidratação caseira para cabelo cacheado deixará suas madeixas mais leves e hidratadas.

10 – Hidratação com banana

Ingredientes

1 banana madura

100 ml de leite

5 gotinhas de óleo de coco vegetal

Modo de preparo/aplicação

Bata a banana e o leite no liquidificador. Adicione as gotinhas de óleo de coco e mexa bem. Aplique a mistura nos fios umedecidos e deixe agir por 20 minutos. Retire todo o produto em água abundante e finalize a gosto.

Hidratação para cabelo cacheado com banana – @madeixa

Ufa! São tantas receitas e com ingredientes tão diferentes que acredito que você mal possa esperar para cuidar dos seus fios, certo? O ideal é testar essas receitas todas e ver quais delas se adaptam melhor aos seus cabelos. Pode ser que seja uma, pode ser que sejam todas, olha que bom!

Depois das nossas dicas de receita, não tem erro! Aposte nessas opções de hidratação caseira para cabelo cacheado e garanta fios sempre bonitos e saudáveis!

O importante é cuidar sempre dos seus fios, fazendo disso uma rotina. Inclusive, há uma rotina de cuidados capilares que pode ser sua grande aliada, e ela se chama cronograma capilar. Combine a hidratação caseira para cabelo cacheado com a nutrição e a reconstrução dos fios e você terá cabelos dignos de propaganda de shampoo.

E então, qual sua receitinha preferida? Como você mantém seu cabelo cacheado hidratado? Nos conte tudinho aqui nos comentários!

Advertisement
Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • Bom dia eu usava selagem não quero mais usar posso usar que relaxante para não perder os cachos

    • Olá Sirlande, como você está?

      O relaxamento abre mais os cachos mas não alisa então pode ser uma boa alternativa.

      Abraços! 🙂

      • Boa tarde meu no e mari gostaria da saber o cabelo da minha filha e cacheado mais ele e muito fino e esta muito ressecadoqual a melhor recita caaeira obrigado

        • Oii Glau!

          Para fazer esse misturinha é só seguir a receita:
          – 2 colheres de sopa de mel
          – 1 colher de sopa de óleo de coco
          – 1 colher de sopa da sua máscara de hidratação de preferência

          Depois conta para a gente como foi o resultado!

    • Isso tudo tem q fazer antes de lavar o cabelo? Tipo, se eu passar shampoo dps a hidratação n vai fazer efeito né?

      • Na verdade é melhor lavar o cabelo antes, é o mais ideal, pois o shampoo abre a cutícula capilar e tira resíduos de outros produtos, isso é bom porque fica mais facil da hidratação penetrar nos fios e dar um melhor resultado

  • Olá tudo bem? Vou fazer a hidratação de maizena e estou com uma dúvida, tem que aplicar a “pastinha” no cabelo seco e sujo?

  • Eu cabelo está muito seco devido as luzes que eu fiz e depois muitas e muitas pinturas agora ele está ressecado e os cachos não são como antes eu quero voltar ao Natural tirar toda essa química oque devo fazer?

  • Oiii. Boa noite
    Meu cabelo era cacheado fiz progressiva a um tempo. Mas queria meus cachos de volta, como faço?

  • Em todas as hidratações acima temos que lavar o cabelo com shampoo antes? E de quanto em quanto tempo posso fazer? Posso fazer duas vezes na semana e cada dia com um tipo de hidratação diferente ou tenho que usar um ingrediente por um tempo específico? Exemplo posso em uma semana fazer um dia a de maizena e outro dia de banana?

  • Vai fazer efeito, você tem que lavar só com shampoo depois aplicá a hidratação quando tirar passa condicionador para a finalização da hidratação!

    • Para que o cabelo absorva bem a hidratação, seja máscara ou receita caseira, é importante que seja realizada primeiro a lavagem. Isso porque o shampoo retira o excesso de impurezas e abre a cutícula capilar, permitindo que o produto hidratante penetre no fio. Qualquer shampoo pode ser utilizado nessa etapa, no entanto, o shampoo antirresíduo tem um poder maior. Ah, é importante lembrar que esse produto não é de uso diário, saiba mais aqui!

  • Bom dia ,adoro essas receitas são ótimas aliadas para as cacheadas, poderiam dar dicas de nutrição,como fazer em casa , obrigada,bjsdd

    • Oie, Je!
      Pensando nesse tipo de caso, a nossa parceira Yenzah criou um kit exclusivo para transição capilar, estimula o crescimento e trata os fios. Você pode encontrá-lo aqui. Aproveite 20% de desconto com o cupom DICADECABELO .

  • Meus cabelos na frente São muito ressecados ,inchados , horríveis,que creme eu posso usar pra retirar o ressecados e baixar o volume

  • É muito difícil que uma hidratação reponha a hidratação natural perdida pelo cabelo durante a lavagem com shampoo de limpeza profunda. Se o cabelo já está ressecado passe bem longe desse produto. É só pensar um pouco, o cabelo está ressecado, provavelmente as cutículas já estão abertas ou muito próximas disso, lave com shampoo hidratante usando uma pequena quantidade apenas nas raiz, e deixe que escorra para as pontas e então faça a hidratação. Não permita q um shampoo roube hidratação natural do seu cabelo ou que ele abra a sua cutículas… esse é um quadro difícil de reverter. Cuidado com a babosa, teste antes, porque ela tem alto poder limpante e pode ressecar ainda mais seus cabelos, de preferência a máscaras com óleos na composição, produtos mais consistentes. PRESTE Atenção nos fios e como eles reagem a cada produto, isso ajuda a conhecer seu cabelo.

  • Gente essas misturas não são todas de hidratação. Têm ingredientes usados para hidratação, para nutrição e para restauração. Jamais se deve usar os três juntos e, muito menos de forma desregrada sob pena de estragar os cabelos. Por exemplo não se pode fazer uma hidratação e nutrição ou restauração no mesmo dia e necessário aguardar 24 horas, no mínimo, a restauração jamais pode ser feita mais de uma vez por mês sob pena de quebrar todo o cabelo.

  • São todas hidratações muito boas para nós crespas e cacheadas . Minha preferida é a de babosa funciona muito para deixar o cabelo hidratado e nutrido ( eu costumo colocar uma colher de óleo de coco, mas pode ser qualquer outro óleo vegetal )

  • Meu cabelo é muito seco, já tentei vários cremes, óleos,mas continua ressecado, só fica bonito molhado.Bom dia.Obrigada e um feliz domingo.

  • Oi meninas bom dia
    Pintei meu cabelo e os cachos danificou que hidratação posso fazer para definir os cachos novamente

  • Gostei muito essas receitinhas, mais minha preferida foi a primeira com maizena, bem fácil.. Mas gostei muito de todas.. Vou testar todas.

  • >