Hidratação

Hidratação capilar: tudo sobre essa etapa do cronograma capilar

hidratação

Com certeza você já ouviu falar em cronograma capilar, né? Estamos falando daquela rotina de cuidados com os fios que alterna hidratação, nutrição e reconstrução, e que pode ser feita em casa, com produtos específicos e nível de dificuldade baixo. Entretanto, é possível que você não saiba qual é a importância de cada uma das etapas desse cronograma. Neste artigo, nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre uma etapa muito importante do cronograma capilar: a hidratação.

A importância da hidratação no cronograma capilar

Ela é uma etapa essencial do cronograma capilar e um dos procedimentos mais conhecidos até mesmo por quem não segue essa rotina de cuidados.

Esse procedimento é o responsável pela reposição da água e dos nutrientes essenciais que são perdidos diariamente pelos nossos fios, seja por agentes externos, como sol e vento, uso da chapinha e secador, alisamentos, entre muitos outros.

O que a hidratação faz no cabelo?

Como repõe a água e os nutrientes dos fios que são perdidos, ela faz com que os cabelos fiquem realmente mais saudáveis e, consequentemente, brilhantes e macios, longe do ressecamento e da falta de vitalidade.

Escolhendo o produto certo 

Embora seja uma etapa bem fácil de ser feita, é muito importante que sejam utilizados os produtos certos para que os resultados sejam os esperados.

Para essa etapa do cronograma capilar ser um sucesso, você deve optar por cremes ou por misturinhas caseiras poderosas, como a de óleo de coco, por exemplo. É super importante dar uma olhadinha na fórmula, pois os que contém alguns ativos são ainda mais potentes.

Os ativos dos quais estamos falando são os seguintes:

– D-Pantenol – Proporciona hidratação de longa duração;

– Manteiga de Oliva – Hidrata os fios proporcionando brilho e maciez;

– Óleo de Coco – Rico em Vitamina E e Ácido Graxo, proporcionando hidratação profunda;dica hidratação de coco

– Babosa – Além de hidratar, ainda auxilia na queda capilar;

– Aminoácidos funcionais – Proporciona maciez e força

A periodicidade da hidratação

O intervalo entre uma hidratação e outra depende do seu tipo de cabelo. Geralmente, depois de o procedimento ser feito, o cabelo “pede” uma nova aplicação em sete dias. Porém, como falamos isso varia de cabelo para cabelo, sendo possível intervalo de até mesmo 15 dias para fios mais oleosos.

A dica é você verificar o que o seu cabelo está realmente precisando e assim montar o seu cronograma capilar:

Caso os seus fios estejam opacos, estáticos, sem brilho e embaraçando com facilidade, eles estão desidratados e, portanto, necessitando de uma boa hidratação. Um excelente cronograma capilar a ser seguido se esse for o caso é o abaixo, levando em conta três lavagens por semana.

cronograma hidratação

O resultado deste cronograma você já vai começar a ver logo no fechamento da primeira semana de tratamento.

Como fazer em casa

Assim como todo o cronograma, ela também pode ser feita em casa sem problema algum, pois possui nível de dificuldade bem baixo. Abaixo, seguem duas receitinhas caseiras poderosas.

  • Hidratação com abacate e óleo de coco

Para essa hidratação, você vai precisar de:

– ½ polpa de abacate;

– 1 colher de sopa de óleo de coco;

– Mascara de hidratação de sua preferência

Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Passe nos fios, deixe agir por meia hora e lava como de costume. Para reforçar ainda mais os efeitos dessa hidratação, use touca térmica.

  • Hidratação com abacate e babosa

Para essa hidratação, você vai precisar de:

– Seiva de duas folhas de babosa;

– ½ polpa de abacate;

– 2 colheres de chá de azeite

– 1 colher de sopa de máscara hidratante

Preparo:

Bata o abacate e a babosa no liquidificador e depois acrescente o azeite e a máscara, misturando até obter uma consistência homogênea. Aplique nos fios, deixe agir por 30 minutos e depois finalize, lavando com shampoo e condicionador.

Agora que você já sabe tudo sobre hidratação e qual é a importância dessa etapa, coloque a mão na massa! Ah, além dessas duas receitinhas que te ensinamos aqui, que tal testar outras receitas queridinhas dos nossos fios?

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
  • Boa noite, nos produtos a indicação é de deixar de 3 a 5 minutos, se eu usar só um creme da yenzah para hidratação (abacate), como eu faço ? Quanto tempo eu deixo ?

    • Oie, Amanda!
      O melhor é seguir as instruções de uso que estão na embalagem, pois foram pensadas para aproveitar ao máximo os benefícios de cada produto.

  • >