Cronograma CapilarHidrataçãoReceitas caseiras

Hidratação: 4 motivos e 3 receitas que vão te convencer a nunca mais esquecer de hidratar os cabelos.

hidratação

Pensa rápido: qual o método mais conhecido para manter a saúde dos cabelos em dia? Você provavelmente respondeu hidratação. Mas, agora, me responda com sinceridade quando foi a última vez que você fez uma hidratação para cabelo, dando a devida atenção a essa etapa do cronograma capilar. Se a resposta for recentemente, que bom. Se for não lembro, temos que melhorar isso.

A hidratação é realmente uma das formas mais reconhecidas de cuidar dos cabelos, mas, para que realmente seja eficiente a longo prazo, ela deve ser feita periodicamente.

Ao invés de fazer uma mega hidratação mensal e negligenciar os cuidados no dia a dia, que tal aprender receitinhas fáceis de serem feitas para incorporar a hidratação de cabelo na sua rotina semanal de cuidados capilares? Seus fios com certeza ficarão mais bonitos e hidratados a longo prazo.

4 motivos para manter a hidratação nos cabelos em dia

Você provavelmente já reclamou que seu cabelo estava seco demais, com aparência opaca e ressecada. Pode ser que ele estivesse até um pouco quebradiço e com probleminhas chatos como o frizz e as pontas duplas.

Isso ocorre porque nossos fios são diariamente expostos à ação do vento, do sol e da poluição e, em alguns casos, são também submetidos a procedimentos químicos que acabam por ser ainda mais prejudiciais à saúde dos fios.

A melhor forma de resolver isso é por meio da hidratação. Esse tratamento é responsável por repor a umidade natural dos fios e também devolver nutrientes considerados essenciais para a saúde dos cabelos.

Há muitas razões pelas quais você deve incorporá-la na sua rotina de cuidados e fazer com frequência. Vamos ver alguns desses motivos:

Para ter cabelos saudáveis

É simples assim. A hidratação é a melhor forma de manter seus cabelos saudáveis, fortes e brilhosos. Hidratar seus fios semanalmente ou quinzenalmente irá te garantir fios sedosos, cheios de vida e dignos de propaganda de shampoo.

hidratação
Uma rotina de cuidados garante cabelos lindos e saudáveis. Instagram: @kakakakerry

É fácil de fazer

Foi-se o tempo em que tratamentos capilares eram restritos ao salão, complicados e caros. A hidratação caseira está com tudo e existem muitas formas diferentes de fazê-la.

Além de acessível e prática, ela é relativamente rápida de ser feita. Você pode até fazer um dia de beleza e cuidar da pele e dos cabelos ao mesmo tempo. Olha só que maravilha!

hidratação
Uma ótima dica! Instagram: @umadicadetudo

Tem muitas opções

Se quando falamos em hidratação capilar você pensa em uma única máscara e pronto, saiba que esse pensamento não está errado, só incompleto. Existem muitas receitas diferentes para quem deseja hidratar os fios em casa.

A variedade é tão grande que fica fácil escolher o tratamento que você mais gosta, os produtos adequados para o seu tipo de fio e arrasar!

É democrática

Pensa em um tratamento que serve para todos os tipos de fios. É a hidratação. É claro que você deve utilizar produtos específicos de acordo com a textura das suas madeixas, mas é legal pensar que ela é tão universal que pode e deve ser feita por donas de todos os tipos de madeixas.

3 receitas caseiras super fáceis e com resultados surpreendentes

Agora que já falamos sobre a importância de fazer hidratação com frequência, vamos ver algumas receitas para quem busca aquela hidratação caseira potente e fácil de ser feita.

Hidratação com maizena

A hidratação maizena é ideal para quem deseja selar os fios e reduzir o frizz, deixando os cabelos mais alinhados e reduzindo o volume. Para fazê-la, use 1 colher de sopa de maizena, 100 ml de água fria e 1 colher de sopa da sua máscara de hidratação favorita.

hidratação
Você pode potencializar sua misturinha com glicerina. Instagram: @_dicasdacarolline

Misture a água e a maizena e leve ao fogo até engrossar, adquirindo textura de mingau. Deixe esfriar e adicione a máscara de hidratação. Aplique nos fios divididos em mechas, enluvando bem e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea.

Deixe agir. Então, enxague bem, condicione e finalize da maneira que mais te agradar.

Hidratação com babosa

Outra queridinha das receitas caseiras é a babosa. Para fazer um tratamento poderoso com babosa, é necessário misturar 1 colher de sopa da polpa da babosa com 2 colheres de sopa da sua máscara hidratante favorita.

hidratação
Essa belezura tem MUITOS benefícios. Instagram: @meninarapunzeloficial

Misture bem e aplique nos fios limpos. Deixe agir durante trinta minutos e enxague até retirar tudo dos fios. Condicione e finalize da maneira que mais te agradar.

Hidratação com azeite

O azeite é outro ingrediente muito utilizado em receitas de hidratação caseiras, devido ao fato de ser rico em vitaminas. Para fazer essa receita, misture 1 colher de chá de azeite extra virgem e 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita.

Aplique a mistura nos fios lavados e deixe agir durante cerca de 15 minutos.

Então, enxague bem, condicione e finalize da maneira que mais te agradar.

A hidratação é uma das maneiras mais eficientes de garantir a saúde dos fios, e é muito prática de ser feita. Existem muitas receitas diferentes para serem testadas, então não se esqueça de adicionar esse cuidado na sua rotina capilar. Além das receitas caseiras, você também pode testar produtos específicos para cuidar das suas lindas madeixas, uma opção super prática também.

E aí, vamos hidratar esse cabelo?!

hidratação

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>