Oleosos ou MistosProblemas e Cuidados

Veja o que causa a caspa e como eliminá-la de uma vez por todas

caspa

Talvez você ainda não tenha tido, mas a caspa é um problema bem comum entre as pessoas, que muitas vezes não sabem como lidar com ela e acabam por piorar esse problema. Além disso, também é comum que vire algo recorrente, que vai e volta, causando bastante incômodo.

Neste artigo nós vamos te mostrar alguns hábitos que você pode ter que aumentam a caspa e também te ensinar como se livrar delas de uma vez por todas!

O que é a caspa?

Caspa é o nome popular de “dermatite seborreica” no couro cabeludo. Trata-se de uma inflamação que vem acompanhada de descamação branca e, em casos mais severos, é possível que cause muita coceira, manchas vermelha, irritação e até mesmo ferimentos.

Para que você entenda melhor como ela acontece : as glândulas sebáceas, localizadas no folículo capilar, incham e passam então a produzir uma secreção oleosa em excesso. Tal sobrecarga se acumula no couro cabeludo e, desta maneira, a divisão celular da epiderme, a camada superficial da pele, passa a ocorrer em 4 dias, sendo que, normalmente, o tecido do couro cabeludo é trocado em 28 dias. Com essa epiderme renovada tão rápido, não há mais lugar para as células mortas que precisam dar lugar as novas. Portanto, as células mortas são expulsas e ficam visíveis. É a chamada caspa.

O que pode causar a caspa?

 

Ela pode aparecer por diferentes motivos, como estresse, banhos com água muito quente, oleosidade excessiva no couro cabeludo, genética, acúmulo de cremes, uso de chapéus e bonés por muitas horas, uso de produtos no couro cabeludo, entre outros.

Hábitos que pioram a caspa

Pode ser que você não saiba, mas alguns hábitos podem realmente piorar a caspa. Veja abaixo quais hábitos são esses!

O uso de chapéus e bonés por muitas horas seguidas é um hábito que pode agravar esse quadro, pois aumenta a oleosidade do couro cabeludo. É claro que não está proibido usar boné ou chapéu, mas lembre-se se tirá-lo de vez em quando.

É possível, também, que alguns tratamentos químicos, como a escova progressiva, piore a descamação do couro cabeludo. Se você estiver com caspa procure um profissional para avaliar seu couro cabeludo antes do tratamento, pois pode ser que o procedimento piore a caspa.

Além disso, outro hábito que pode piorar é o uso do secador de cabelo com temperaturas muito altas. Ele pode aumentar a concentração de óleo no couro cabeludo.

Mais um hábito que pode piorar a descamação são os banhos muitos quentes e demorados, que tiram o excesso de oleosidade fazendo com que o organismo entenda que precisa produzir mais sebo.

Se você tem caspa e não usa produtos específicos para quem tem, pode estar piorando ainda mais seu problema. Procure usar produtos específicos, pois eles ajudam a controlar a oleosidade do couro cabeludo.

 Comer alimentos gordurosos com muita frequência também impacta, e muito. Você já ouviu falar na frase “Você é o que você come”? Pois é, alimentos ricos em gordura e açúcar aumentam as chances do organismo produzir inflamações, como a caspa, e também pioram o problema caso você já esteja com ele. Procure ter uma alimentação balanceada, não só para evitar a caspa, como também outros problemas.

Como eliminar a caspa de uma vez por todas

Está com caspa? Não precisa se desesperar, já que com alguns métodos simples você pode eliminá-la de uma vez por todas!

Shampoo caspa
Instagram: @julianalouiise

É o shampoo anticaspa que vai conseguir acabar com elas e para se manter sem caspa, não se esqueça dos hábitos que listamos anteriormente e que podem agravar o quadro. É importante dizer que existem dois shampoos anticaspa diferentes: os com substâncias adstringentes que removem o excesso de óleo do couro cabeludo e os antifúngicos, que combatem os fungos que se alimentam da gordura do couro cabeludo oleoso.

Em casos mais severos é possível que o seu dermatologista recomende o uso de loções e remédios de via oral. Nesse caso, evite as fórmulas caseiras, tá? Elas podem acabar piorando a situação.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>