DicasHidrataçãoRessecados ou Secos

Glicerina no cabelo? Entenda porque ela pode ser uma aliada dos fios

glicerina

Você com certeza já ouviu falar da glicerina, já que ela é um elemento que compõe diversos produtos da área cosmética, como condicionadores, shampoos e itens de maquiagem de forma geral. Seu uso nos cabelos apresenta diversos benefícios.

Ela é um líquido viscoso e transparente que serve para fornecer proteção tanto para os cabelos quanto para a pele.

Para saber mais sobre como a glicerina pode ser uma aliada da beleza capilar e entender como cuidar dos seus cabelos utilizando essa substância, continue lendo esse artigo.

Para que serve a glicerina?

A glicerina é uma substância que possui propriedades lubrificantes, umectantes, hidratantes e emolientes que contribuem para que a água seja absorvida pela pele e pelos cabelos e, dessa forma, promove a hidratação e a maciez.

Essas propriedades fazem com que ela seja utilizada com frequência em produtos de beleza variados, de sabonetes a batons, de pomadas a hidratantes, de shampoos a tecidos de forma geral.

No entanto, ela, sozinha, não oferece nutrientes suficientes para manter a saúde da pele e dos cabelos, e é por isso que seu uso deve ser combinado com outros elementos para obter o efeito desejado.

Glicerina
Instagram: @rhijo.xo

O que ela faz no cabelo?

A glicerina no cabelo contribui para potencializar os efeitos da hidratação, fazendo com que os fios fiquem ainda mais macios e brilhosos. Além disso, ela também contribui para controlar o frizz e as pontas duplas, famosos inimigos da beleza capilar.

Ela repõe a água dos fios, mantendo a fibra mais hidratada. Seu uso deve ser combinado com o de outros produtos hidratantes, já que ela sozinha não irá promover essa hidratação, mas sim potencializar o efeito de produtos hidratantes.

Sua ação também contribui para fortalecer os fios, diminuindo a quebra. No caso das cacheadas, ela também irá ajudar a manter os cachos mais definidos e resistentes.

Glicerina
Instagram: @eugisoliveira

Pode usar qualquer glicerina no cabelo?

A glicerina utilizada nos fios deve ser a líquida, que irá atuar para manter a água no interior da fibra capilar, mantendo os seus fios ainda mais hidratados.

A glicerina está presente em muitos dos produtos que utilizamos em nossos fios, mas também pode ser acrescentada em receitas para aumentar os efeitos da hidratação. Há muitas receitas diferentes que contam com a adição desse elemento.

Recomenda-se o uso da glicerina vegetal por ter maior poder de limpeza quando comparada com a animal. No entanto, isso não é obrigatório e você pode escolher de acordo com o que achar melhor.

A glicerina vegetal é aquela derivada de óleos, enquanto a animal, ou bidestilada, é aquela que é geralmente obtida após o processo de fabricação do sabão.

Como usar a glicerina no cabelo?

diversas formas de adicionar a glicerina na sua rotina de cuidados para potencializar os resultados dos tratamentos que fazemos. É importante ressaltar, no entanto, que a glicerina não pode ser aplicada diretamente nos fios, já que ela absorve toda a umidade do ar. Isso significa que, se o ar estiver mais seco, pode-se provocar o efeito contrário do desejado nos fios, deixando-os ressecados.

Por isso, recorra a receitinhas de hidratação ou nutrição que contem com o uso da glicerina para fazer suas madeixas ficarem ainda mais lindas, mas lembre-se de diluí-la em um pouco de água ou na máscara hidratante.

Hidratação

A hidratação com glicerina, por exemplo, é muito simples de ser feita. Basta misturar 5 ml de glicerina na quantidade de máscara hidratante que você costuma usar para cuidar dos seus fios.

Aplique a mistura nos cabelos, enluvando os fios. Aproveite para massagear o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea na região. Então, deixe agir por 20 minutos com uma touca térmica e enxague até retirar todo o produto.

Glicerina
Instagram: @eulaizasantanaa

Você também pode fazer essa receita acrescentando 2 colheres de leite de coco com 2 colheres da máscara hidratante que você geralmente usa e 5 ml de glicerina. Essa mistura é o equivalente a uma hidratação super potente de salão!

nutrição com glicerina
Instagram: @diariodeumatransicao_

Nutrição 

A glicerina também pode ser misturada com óleos essenciais para uma nutrição poderosa dos fios. Se você adicionar um pouco de água na glicerina e misturar com óleo de jojoba, terá uma bomba de nutrição para os seus fios.

A nutrição é importante para combater o ressecamento, já que seu objetivo é devolver a gordura responsável pela oleosidade natural dos fios, que promove uma camada protetora em volta da fibra capilar para deixar os fios mais macios e brilhantes.

Esse tratamento é ainda mais importante para quem está com os cabelos muito ressecados e para as cacheadas e crespas, que possuem cabelos mais secos.

Para aquelas que costumam colorir as madeixas, é importante ressaltar que a glicerina pode desbotar um pouco a cor e, por isso, é importante aguardar alguns dias após a coloração para poder hidratar os fios com esse elemento.

Se você tem cabelos secos, a glicerina pode ser uma grande aliada da hidratação dos fios, então escolha a forma que mais te agrada e bora hidratar!hidratação caseira para cabelo cacheado

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • >