CuriosidadesDicasReceitas caseiras

Gengibre no cabelo: benefícios, como usar e receitas

gengibre no cabelo

Quando ficamos doente ou com problemas na garganta, uma das primeiras coisas que provavelmente iremos ouvir é que seria bom tomar um chá de gengibre. É normal, portanto, associar essa planta com a alimentação e com a nossa saúde. Mas você sabe como funciona e quais são os benefícios do gengibre no cabelo?

Se você tem a sensação de que ultimamente colocamos todo tipo de coisa nos nossos cabelos, saiba que não está completamente errada. Produtos naturais têm sido uma escolha cada vez mais eficiente para a saúde capilar, devido ao fato de que apresentam muitas vantagens e quase nenhum efeito colateral.

É claro que temos que ter cautela e escolher bem o que aplicaremos em nossas madeixas, mas a ideia de incorporar plantas e alimentos orgânicos para a saúde dos nossos fios é, além de tentadora, econômica e eficiente.

Se você não sabe como usar gengibre no cabelo e quais são os benefícios dessa prática, fique tranquila, pois tudo isso será explicado nesse artigo.

gengibre no cabelo
@greenme

Benefícios do gengibre no cabelo

Usamos o gengibre para cuidar de nossa garganta devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam a curar possíveis inflamações que estejam ocorrendo na área e aumentam a circulação sanguínea.

Aumentar a circulação sanguínea também é uma grande vantagem no mundo capilar, e se você é leitora assídua desse blog com certeza já viu a explicação para isso em muitos artigos.

Ao aumentar a circulação sanguínea no nosso couro cabeludo, estimulamos o crescimento das nossas madeixas. Portanto, o gengibre no cabelo irá ajudar seus fios a ficarem mais fortes, auxiliando no crescimento saudável, sem quebra capilar.

Além disso, a ação bactericida dessa planta e o fato de ser rica em óleos essenciais irá favorecer a hidratação dos nossos fios, mantendo-os mais brilhosos e saudáveis.

Gengibre faz o cabelo crescer

Você provavelmente deve estar pensando que se o gengibre no cabelo aumenta a circulação sanguínea, ele irá fazer o cabelo crescer mais rapidamente, certo? É preciso entender que não existe uma fórmula mágica para o crescimento capilar.

Existem sim algumas práticas que podem estimular um crescimento em ritmo mais rápido do que o normal, mas desconfie de qualquer coisa que prometa fazer seus fios crescerem 10 cm em 5 minutos ou coisa do tipo.

O que o gengibre no cabelo irá fazer é fortalecer a fibra capilar, fazendo com que ela cresça mais saudável e menos propensa a quedas e quebras. Então, a maior vantagem do gengibre será estimular um crescimento mais poderoso a longo prazo, com fios mais fortes.

Receita para um tônico capilar com gengibre

Se você é daquelas que adora um projeto de crescimento capilar, o tônico com certeza é seu grande amigo. Existem diversos tônicos capilares disponíveis no mercado que tem como foco fornecer os nutrientes necessários para um ritmo mais aprazível de crescimento capilar.

No entanto, você não tem que necessariamente comprar os produtos mais caros para conseguir um tônico capilar eficiente. Existem receitas de tônicos com gengibre no cabelo que podem ser tão eficientes quanto aqueles produtos que aparecem em revistas.

A receita que será passada abaixo é suficiente para encher um borrifador e, após feita, deve ser armazenada na geladeira, tendo validade de uma semana.

Para preparar o seu tônico, leve dois copos médias de água para ferver em uma panela. Adicione duas colheres de gengibre fresco picado e uma colher de glicerina, deixando essa mistura ferver durante um minuto.

Então, deixe esfriar e coe para retirar os pedaços de gengibre. Coloque essa mistura em um borrifador e voilá, seu tônico de gengibre está prontinho para ser usado.

Eu fazendo meu tônico capilar me sentindo no masterchef

O gengibre no cabelo acaba com a caspa

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre já foram mencionadas aqui. Isso significa que ele é uma maneira natural e eficiente de controlar problemas como a caspa.

Esse problema ocorre devido à descamação da pele da região do couro cabeludo, que ocorre devido a uma renovação de forma acelerada da pele dessa região, fazendo com que a quantidade de pele morta eliminada seja maior do que o normal.

Ao promover um aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o gengibre no cabelo é eficiente para combater a caspa, sendo seu uso recomendado também para esse fim.

gengibre no cabelo
@vix

Como fazer detox capilar com gengibre

Você já fez um detox capilar? Essa técnica é muito importante para eliminar resíduos de cosméticos em nossos fios, que podem levar a um efeito build up, ou seja, de acumulação de resíduos.

O detox capilar promove uma limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios de cabelo, removendo esses resíduos e trazendo saúde para nossa fibra capilar.

@vix

O gengibre no cabelo pode ser incorporado nas receitas de detox capilar.

Para fazer uma receita eficiente, siga os passos a seguir:

Adicione 250 ml de água, 1 rodela de gengibre e 2 galhos de alecrim em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Então, acrescente o suco de 1 limão e deixe esfriar. Adicione essa mistura em um borrifador e aplique no couro cabeludo, deixando agir durante 30 minutos.

O gengibre no cabelo apresenta muitos benefícios para um couro cabeludo saudável. Existem outras receitas de detox capilar que podem ser muito eficientes caso você sinta que seu cabelo necessita de uma renovação. Que tal conferir essas receitas?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
    • Oie Thais!
      O recomendado é usar nessas misturinhas e no tempo indicado em cada receita, pois o gengibre em excesso pode causar irritações no nosso couro cabeludo.

  • >