FrizzProblemas e CuidadosRessecados ou Secos

Frizz: você sabe o que é? Entenda as causas dos cabelos arrepiados e como lidar com isso

frizz

Nada é mais irritante do que terminar de arrumar os cabelos só para perceber que ele está cheio de frizz, aqueles famosos fios arrepiadinhos que acabam com o nosso visual. Não é à toa que ele é visto como um dos grandes vilões da beleza capilar.

Se você sofre com esses fios indisciplinados que insistem em complicar o nosso dia a dia e estragar o visual, saiba que é muito simples de combater esse problema.

Como você deve imaginar, esse problema ocorre com maior frequência quando os fios não estão tão saudáveis assim.

Por isso, entender como cuidar dos fios e acabar com o frizz significa também saber analisar a saúde dos seus cabelos e saber quais são as causas desses indesejados fios arrepiados.

O que é o frizz?

A nossa fibra capilar é revestida externamente pela cutícula que tem a função de proteção dos fios. Essa é a parte dos nossos cabelos que vemos. Quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, deixando escapar a hidratação presente na fibra capilar.

Essa cutícula, quando aberta, causa um efeito de cabelo arrepiado que é conhecido por frizz. A principal causa desse problema é a umidade do ar, ou seja, ele aparece com maior intensidade em ambientes úmidos.

frizz
Antes e depois de um dia de ação dos agentes externos. Instagaram: @ambam12_

Isso porque quando a umidade do ar entra em contato com fios de cabelos que estejam ressecados em excesso, a eletricidade estática resultante do contato faz com que os fios fiquem arrepiados.

O frizz é um aviso de que nosso cabelo pode estar danificado, mostrando que a saúde capilar não está tão em dia assim.

Qual tipo de cabelo é mais propenso a ter frizz?

Qualquer tipo de cabelo pode sofrer com frizz quando estão secos ou ressecados demais. Por isso, existem muitos tratamentos focados em recuperar a saúde dos fios, como o botox capilar.

No entanto, alguns tipos de fios são mais propensos a desenvolverem o frizz, caso dos cacheados e crespos. Isso acontece porque esse tipo de fio é o que mais sofre com o ressecamento, devido ao seu formato espiralado que faz com que grande parte da oleosidade da raiz não consiga chegar até as pontas.

Tem como acabar completamente com ele?

frizz
Instagram: @jurodriguestips

Por sorte, o frizz é fácil de ser combatido. A solução mais simples para eliminar esse problema é manter os fios sempre saudáveis e bem cuidados. Isso significa investir em uma rotina de cuidados capilares que seja eficiente em hidratar, nutrir e reconstruir os fios, como o cronograma capilar.

Incorporar os cuidados capilares na sua rotina semanal é importante para manter os fios sempre fortes, prevenindo a aparição não somente dos frizz, mas também das pontas duplas.

Quando nossos cabelos estão fortes e saudáveis, a ação de agentes externos como o vento, o sol e a poluição serão menos maléficas para os nossos cabelos. Nossos fios são diariamente expostos à ação desses agentes externos, que contribuem para o desgaste da fibra capilar.

Aquelas que geralmente submetem as madeixas a procedimentos químicos podem ter a saúde dos fios ainda mais danificadas e, por isso, devem manter os cuidados ainda mais em dia.

6 hábitos e produtos que ajudam a diminuir o frizz

Alguns hábitos do nosso dia a dia podem contribuir para aumentar a presença de frizz nos nossos cabelos. Vamos indicar alguns hábitos e produtos que podem ser grandes aliados da saúde dos fios.

Atenção na hora de pentear os fios

A forma como penteamos os nossos fios tem influência no aumento do frizz, principalmente no caso das cacheadas e crespas. Esse tipo de fio deve ser penteado somente quando está molhado. Independente do seu tipo de fio, comece sempre penteando das pontas em direção à raiz.

frizz
Instagram: @jana.cambier

Nada de coisas quentes

Preste atenção na temperatura da água quando for tomar banho e também tome cuidado com a quantidade de vezes que você usa utensílios de calor como secador ou chapinha. Sempre que for utilizá-los, lembre-se de passar antes um protetor térmico.

Umectação é tudo

A umectação com óleos é uma excelente forma de nutrir os fios, ajudando a recuperar a oleosidade. Um pouco de oleosidade é sempre bom para os fios não ficarem ressecados, então incorpore os óleos na sua rotina capilar.

Use o leave-in

Cremes leave-in são uma ótima forma de manter a hidratação dos fios em dia e evitar os indesejados fios arrepiados.frizz

Não prenda os fios de maneira errada

Prender os fios apertados demais pode contribuir para a quebra deles, causando problemas como o frizz. Atenção para o tipo de prendedor que você usa e não prenda muito apertado.

Hidratação semanal sim!

A hidratação é a melhor maneira de manter a saúde dos fios em dia. Não tem segredo quanto a isso. Faça hidratações frequentes e use produtos adequados para o seu tipo de fio. A hidratação caseira é a sua maior aliada no combate ao frizz.

frizz
Instagram: @ohanawiggers

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>