Tipos de Cabelo

Qual a frequência ideal de lavar seus fios? Saiba agora!

Frequência de lavar

A lavagem do cabelo, sem dúvidas, é uma importante etapa da rotina de cuidados com os fios, já que higieniza e contribui para que o cabelo fique limpinho, macio e saudável. Entretanto, a frequência de lavar os fios é um assunto que gera bastante controvérsias: há quem lave os fios todos os dias e há quem opte por lavar o cabelo com pouca frequência. Afinal, existe uma frequência de lavar os fios que seja a ideal para que o cabelo fique saudável?

qual a frequência de lavar os cabelos
Foto/Reprodução: Pinterest

A seguir, nós vamos te explicar melhor sobre isso, se lavar o cabelo todos os dias faz mal e se é possível descobrir qual a frequência que se deve lavar os fios! Continue a leitura para descobrir o que é mito e o que é verdade quando se trata da frequência de lavar o cabelo!

Existe frequência ideal de lavar o cabelo?

Manter uma boa higiene dos cabelos é essencial para que os fios fiquem saudáveis. Porém, não existe uma frequência que seja considerada ideal de lavagem dos cabelos. Realmente não há uma regra básica ou uma regularidade de lavagem que seja a ideal. A frequência de lavar deve depender de cada tipo de fio e do couro cabeludo.

Em cabelos oleosos, por exemplo, a lavagem deve ser feita com mais frequência do que naqueles que tem ressecamento ou sensibilidade. Já em fios normais ou secos, a lavagem pode ser feita menos vezes. Vale lembrar que se a sua opção for por lavar os fios todos os dias, o mais indicado é que sejam usados shampoos transparentes e com ph neutro.

Frequência de lavar os fios
Foto/Reprodução: Pinterest

É importante dizer, também, que embora não haja uma frequência de lavar os fios que seja ideal, é necessário bom senso, ok? A falta de higiene, ou seja, ficar muitos dias sem lavar o cabelo e o couro c abeludo, pode acabar contribuindo para o desenvolvimento de caspa, coceira, foliculite e até mesmo queda mais acentuada.

Advertisement

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Quando o assunto é a frequência de lavar o cabelo, é comum que surja a dúvida se lavar o cabelo todos os dias faz mal ou não. Na realidade, os cabelos podem sim ser lavados todos os dias sem restrições, ok?

O mais importante, caso a frequência de lavar seja grande, é prestar atenção em alguns cuidados. Por exemplo, a temperatura da água deve ser fria ou morna. A água muito quente pode causar dermatite seborréica, a inflamação do couro cabeludo.

Além disso, é necessário ficar de olho nos produtos, principalmente shampoo e condicionador que serão utilizados. É indicado optar por produtos que não sejam muito agressivos. Por exemplo, os que possuem agentes seborreguladores e acabam por ressecar e causar o efeito rebote, ou seja, o couro cabeludo começa a produzir mais oleosidade. Para terminar, o horário das lavagens também deve ser levado em conta. Dormir com os fios molhados ou úmidos pode acabar desencadeando alguns tipos de micoses.

Como saber qual a frequência que devo lavar meu cabelo?

Uma excelente maneira de saber a frequência de lavar o cabelo é observar quais são as características dele. Se é oleoso, volumoso, fino, com caspa, entre outros. Abaixo, vamos te mostrar a frequência de lavar considerada boa para cada tipo de cabelo. Confira!

Frequência de lavar cada tipo de cabelo
Instagram: @stealthelook

Cabelo volumoso: O recomendado é que o cabelo grosso seja lavado a cada três dias;

Cabelo fino: O cabelo fino deve ser lavado a cada dois dias e deve ser utilizado shampoo e condicionador volumizador. A lavagem nesse tipo de cabelo é importante para que os fios fiquem limpos e consigam ter volume.

Cabelo grosso: A lavagem indicada é de duas vezes por semana. De preferência com shampoo hidratante e sem sulfato, além da máscara de condicionamento profundo.

Cabelo ralo: A lavagem deve ser diária. Use um shampoo estimulante para o couro cabeludo e condicionador que estimule o crescimento do cabelo.

Cabelo pintado: A lavagem deve ser realizada no máximo três vezes por semana e com produtos específicos para cabelos pintados.

Cabelo frágil e danificado:  A lavagem deve ser feita duas vezes por semana, com shampoo de fortalecimento e máscara de reparação.

Cabelo oleoso: O cabelo oleoso é comum em quem lava os fios com muita frequência sabia? É o famoso efeito rebote. A opção recomendada é lavar os fios dia sim, outro não.

Cabelo com caspa: Esse tipo de cabelo pode ser lavado todos os dias, usando produtos específicos para o tratamento da caspa.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>