Estilo

Franja curta: 5 perguntas para responder antes de decidir cortar

Franja curta: 5 perguntas para responder antes de decidir cortar

A franja curta é o desejo de muitas mulheres, porém, é bem comum que deixem de aderir a esse corte de franja por algum receio do corte não ficar como o esperado. Também por não saberem bem como lidar com esse tipo de  franja. Será que é necessário ir ao salão sempre para aparar? O cabelo oleoso é indicado para esse corte?

Enfim, a franja curta é realmente linda, mas algumas perguntas devem ser respondidas para que faça esse corte com segurança. Confira abaixo 5 perguntas para responder antes de decidir cortar a franja curta!

Será que conheço as opções de franja curta?

Talvez você não saiba, mas existem diversas opções de franja, e com a curta não é difernete. É importante você escolher, antes de cortar, a que mais gosta e também a que mais combina com o seu estilo de vida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Glam Route (@glam_route) em

É possível, por exemplo, cortar a franja curta desfiada, que é moderna e descolada. Já a franja curta e reta é que o visual fica mais futurista e supermoderno. Outra opção é a franja curta baby bang, logo acima das sobrancelhas, que é democrática, ficando bem no cabelo cacheado, liso, crespo e ondulado, e muito versátil.

Minha pele ou cabelo são oleosos?

Uma das coisas mais importantes de se fazer antes de cortar a franja é observar se o seu cabelo ou pele são oleosos. Isso porque a franja já tem maior tendência de ficar oleosa e, caso o seu cabelo seja também, é provável que a lavagem dela tenha que ser ainda mais constante.

Em relação a pele, também é importante observar. Como a franja fica em contato direto com a pele da testa, é possível que ela fique um pouco mais oleosa. Isso pode acabar facilitando o aparecimento de espinhas e cravos.

É super importante dizer que não é porque você tem pele ou cabelo oleoso que não pode cortar a franja curta, ok? O que vai aumentar, nestes casos, é a quantidade de lavagens. Os cuidados com a pele também precisarão de uma atenção maior. Sua pele poderá ficar mais oleosa e pode ser indicado usar sabonete adstringente ou outro recomendado pela sua dermatologista.

franja curta em cabelo cacheado
Instagram: @irispenteados

Vou querer cortar em casa ou no salão?

A franja curta perde o corte bem rápido e, por isso, é necessário apará-la com mais frequência. Dependendo do tipo de franja, pode ser necessário que essa manutenção seja feita no salão para que fique bem certinha.

Portanto, antes de cortar a franja, não deixe de se perguntar se você vai querer fazer essa manutenção no salão ou se está escolhendo um tipo de franja curta em que é possível cortar em casa com nível de dificuldade baixa.

Além disso, é válido dizer, também, que na primeira vez que você for cortar a franja curta, é interessante que procure o seu cabelereiro de confiança. Assim, terá mais segurança que o corte sairá como o esperado.

Não é que cortar a franja em casa seja difícil, mas se você não tem experiência e também está insegura, é recomendado a ajuda de um profissional. 

Estou disposta a lidar com todas as fases da franja curta?

A franja curta possui algumas fases que devem ser levadas em conta por quem pretende fazer esse corte. É possível que a franja curta acorde bagunçada, arrepiada e até mesmo para o lado errado. Nesse casos, pode ser necessário usar o secador, o difusor e chapinha para ajeitá-la.

fases da franja curta
Instagram: @weirdogoosey

Também é importante dizer que existem os tic tacs e os grampos. Eles podem te ajudar na hora em que a franja já está um pouco maior e que pode estar atrapalhando a sua visão. A pergunta é: você está disposta a lidar com todas as fases da franja curta?

A franja curta combina com meu estilo de vida?

A franja curta, como dissemos anteriormente, tem fases. É possível que ela acorde arrepiada ou para o lado errado, levando certo tempo para ajeitá-la. Quando a franja está crescendo, também é importante buscar soluções para que ela não atrapalhe a sua visão, como grampos e tic tacs.

truque para franja curta
Instagram: @cahtoninato

Além disso, a franja curta também pede um cuidado a mais. Ela tem a tendência de ficar mais oleosa e também deixar a pele da testa mais oleosa. Por estes motivos, antes de cortar a franja curta, não deixe de se perguntar se esse corte combina com o seu estilo de vida. Pode ser que você esteja em busca de opções de franja ou de outros cortes que sejam mais práticos.

Depois dessas perguntas, qual é sua decisão? Deixa aqui nos comentários e compartilhe essa matéria!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>