Cacheados

Fitagem no cabelo: conheça a técnica que garante cachos perfeitos

fitagem no cabelo

Você sabe o que é fitagem? Não?

Se você é cacheada e ainda não sabe o que é fitagem no cabelo, está perdendo algo maravilhoso!

E se você está passando pela transição capilar a fitagem pode ser sua melhor amiga.

Então, não fique por fora, acompanhe o post e saiba mais sobre esse jeito incrível de de ter cachos perfeitos.

O que é fitagem? 

Fitagem é o termo usado para uma das técnicas de formar cachos no cabelo. Ela já é muito conhecida por ser prática e não precisar de nada além dos dedos para cachear.

Parece estranho para quem não conhece, mas a fitagem é a queridinha de muitas cacheadas, principalmente pela sua facilidade. Além disso, você já parou para pensar nos benefícios de cachear o cabelo sem qualquer uso de instrumentos quentes, como por exemplo o baby liss?

A técnica da fitagem no cabelo não agride os fios em nada, apenas define melhor o formato dos cachos e deixa a cabeleira cheia de volume, do jeito que as cacheadas gostam.

Essa finalização também é ótima para quem está em processo de transição capilar, ou seja, voltando para a textura real dos fios. Isso acontece, pois os fios na transição tem aspecto ‘esticado’ e a raiz fica mais crespa. A fitagem ajuda a melhorar visualmente o cabelo e a equilibrar a textura dos fios.

Por que o cabelo precisa de texturização?

Já que estamos falando de texturização, é importante você saber um pouco mais sobre isso. Superficialmente, a textura é aquilo que a gente vê quando bate o olho no cabelo. Uma textura mais volumosa, mais cacheada, mais lisa ou então com ondas.

Em todos esses aspectos há a texturização, mesmo que só na finalização com o creme para pentear.

Para ser mais direto, é você quem faz a textura do seu próprio cabelo e ela é importante, pois deixa seus fios mais bonitos, comportados e com personalidade.

A fitagem é uma ótima texturização para as cacheadas, pois sabemos que de um dia para o outro os cachos mudam de lugar e de posição, é um cabelo de lua.

Quando você texturiza, dá mais evidência aos cachos e os deixa mais definidos e volumosos como nunca.

fitagem no cabelo
@seja_cachos

Como fazer a fitagem no cabelo?

A melhor parte desse post, e a mais fácil também! Agora, você vai poder saber como é feita a querida fitagem, que não é nenhum bicho de sete cabeças.

A fitagem é bem simples de fazer, e o melhor, pode durar até 3 dias.

Com o cabelo úmido, recém lavado, separe em quatro partes, pegue uma mecha e passe um pouco de creme de pentear.

O principal está aqui! Penteie o cabelo com os dedos e faça o movimento de amassar para cima, dessa forma começaram a surgir os cachos.

Repita isso por todo o cabelo.

Você pode deixar seu cabelo secar naturalmente ou pode ter a ajuda de um difusor. Nas duas opções o cabelo vai ficar com volume e cachos bem definidos.

Outra técnica é, além de amassar as mechas, formar cachos com o dedo nas partes em que o cabelo não é tão definido assim.

Como foi dito acima, a fitagem pode durar até 3 dias, mas isso vai depender do seu tipo de cabelo, do seu day after, de vários conjuntos de coisas que podem acontecer no seu dia, mas é durável!

 

Outras técnicas que ajudam a definir os cachos

Além da fitagem, existem outras formas de definir os cachos, vamos dar algumas delas aqui:

Com cremes texturizadores

Hoje, existem diversos tipos de cremes que prometem ajudar na hora de texturizar os fios. Com a ajuda deles, você consegue cachos mais definidos e por mais tempo. Além dos texturizadores, também existem produtos especializados em day after, que auxiliam bastante no dia seguinte da fitagem.

Com um difusor

Como foi falado anteriormente, o difusor pode se tornar o seu melhor amigo! Ele auxilia na hora de secar os cabelos (principalmente se você gosta de sair de casa com os cabelos já finalizados) e ainda deixa os cachos com um super volume e bem definidos.

 

Com bigudinho

O nome é bem engraçadinho, mas o efeito é super profissional.

Bigudinho é o nome de um utensílio super especial para as cacheadas, além de ser fácil de usar. Basta enrolar mechas do cabelo no objeto e prender, o ideal é dormir com eles e tirar no dia seguinte.

Dicas especiais!

Agora que já falamos tudo sobre os cachos, temos algumas dicas super importantes. Primeiro de tudo, não penteie o cabelo seco! Isso vai arrebentar os fios e desmanchar todos os cachinhos.

A segunda dica é abusar da hidratação! Um cabelo cacheado precisa da umidade, pois geralmente ele tem aparência mais seca que os outros, então abuse das hidratações nos seus fios.

E aí? Gostou das dicas? Preparada para cachear o cabelo? Vem contar para a gente o que você achou!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>