O cabelo loiro gera uma série de dúvidas, né? Hoje vamos desvendar algumas das perguntas mais comuns entre as loiras ― e as que ainda vão ser! Olha só 🙂
Como evitar o cabelo esverdeado?
Embora o cloro leve a “culpa” pelo fenômeno, aqui ele é inocente. O verdadeiro culpado é o sulfato de cobre que, em contato com a queratina, altera o tom do loiro. O sulfato de cobre atinge todos os cabelos, apenas fica mais evidente nos de cor mais clara ― adquirida ou natural!
Para prevenir e se refrescar sem preocupação siga essas dicas:
- mantenha os cabelos sempre hidratados, assim você evita que o sulfato de cobre penetre no fio com facilidade;
- tome uma ducha antes e depois de sair da piscina;
- use sempre produtos com filtro UV;
- lave os cabelos com shampoo antirresíduos no dia seguinte ao banho de piscina.
Ficar loira em casa: e aí, pode ou não pode?
Então, precisamos falar a verdade: não recomendamos que você passe pelo processo em casa. Só um cabeleireiro vai poder dizer quantos tons será possível clarear a partir do seu fio natural e conseguir realizar o procedimento sem deixar o cabelo manchado. Isso sem contar os produtos utilizados, de qualidade sempre superior àqueles que a gente encontra baratinhos por aí.
Não chegou no tom que queria?
Nem sempre a gente acerta logo de primeira. Especialmente se o seu cabelo natural for escuro e você estiver em busca de um tom mais claro, é bem provável que você não fique totalmente loiras no tom desejado em um único dia.
E também existem fatores individuais que influenciam na chegada ao tom esperado. Existem fios, por exemplo, que só abrem um tom por vez e é preciso respeitar os intervalos entre as sessões. É necessário que o cabelo se recupere de uma sessão de descoloramento para que só então enfrente a abertura para mais um tom.
Dá para clarear usando uma tinta mais clara?
Não, uma tinta não é capaz de clarear outra. Quando os cabelos já estão coloridos, estão “impregnados” por um pigmento, sendo assim, adicionar uma nova camada de coloração não mudará em nada, pois essa nova tintura não conseguirá penetrar no fio. No máximo você só consegue clarear com tinta até 3 tons abaixo do natural do seu cabelo. E isso se ele for virgem, nunca tiver enfrentado nenhum tipo de química pois, como já vimos, tintura não clareia tintura.
Fios caindo após a descoloração?
Neste tópico, a gente precisa falar primeiro sobre a diferença entre a quebra e queda. A queda é quand o o fio cai inteiro, desde o bulbo, e isso pode ocorrer após procedimentos químicos que tenham entrado em contato com o couro cabeludo
Já a quebra é mais comum nos caso das loiras e nela não há a presença do bulbo, mostrando que o fio se rompeu ao longo do comprimento. Isso acontece quando o cabelo está enfraquecido e investir nos cuidados com a hidratação e reconstrução capilar vão deixar os fios mais resistentes.
Alaranjado: como evitar e o que fazer se o seu cabelo chegar neste tom
Ficar com as madeixas alaranjadas é um risco que todas correm, ainda mais se o seu cabelo natural for escuro e você estiver com pressa de atingir um tom mais claro. O tempo de ação dos produtos, assim como a qualidade deles, interferem diretamente no resultado.
Mas, se isso aconteceu com você, pode suspirar aliviada: a matização, que falamos lá no começo, pode consertar o tom, anulando o alaranjado.
Progressiva: antes ou depois da descoloração?
Sempre antes! A escova progressiva, independentemente da técnica, possui substâncias que podem desbotar a cor ou alterar as nuances do tom, então, deixe a coloração por último.
Não precisamos nem falar que os cuidados ao usar dois procedimentos deve ser redobrado, não é mesmo?
Pintei em casa e ficou manchado. O que fazer?
Ok, você não segurou a empolgação, decidiu descolorir e tingir o cabelo em casa e acabou com as madeixas manchadas? Tudo bem, ninguém está aqui para te julgar e, sim, para te ajudar! Você pode resolver de duas maneiras:
- tente clarear as partes mais escuras ou escurecer as mais claras com tintura para que tudo fique do mesmo tom, da raiz às pontas;
- caso você ache que não vai conseguir consertar os fios sozinha, recorra a um profissional para realizar uma decapagem, que retira a camada de tinta para reaplicá-la de maneira uniforme depois.
Seja você loira há algum tempo ou se ainda está ensaiando seus primeiros passos na mudança de cor, essas dicas vão ajudar você a manter os fios lindos, saudáveis e cheios de vida, no tom que você sempre sonhou.
Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários que logo iremos respondê-la!
Compartilhe essa matéria com as amigas <3