Você sabe que esfoliar a pele ajuda a mantê-la mais saudável, não é mesmo? E com o couro cabeludo não é diferente. Nosso couro acumula sujeita e gorduras no dia a dia e é justamente o esfoliante para couro cabeludo que ajuda a retirar esse excesso de resíduos diários, promovendo uma limpeza profunda.
Confira abaixo quais são os benefícios do esfoliante para couro cabeludo, para quais tipos de cabelo é indicada e também 4 receitinhas caseiras para você fazer a esfoliação com nível de dificuldade muito baixo e resultados incríveis e imediatos!
Por que usar esfoliante para couro cabeludo?
Além dos rituais de beleza já conhecidos para o cabelo como a hidratação, lavar os cabelos regularmente e usar produtos adequados, também existe um cuidado que deve ser incluído na rotina de beleza: o esfoliante couro cabeludo.
A técnica de esfoliação, também conhecida como peeling capilar, oferece uma série de benefícios para o couro cabeludo, como:
- Maior controle da oleosidade;
- Ação bactericida;
- Melhoria da circulação sanguínea no couro cabeludo;
- Auxílio no crescimento do cabelo;
- Ajuda na eliminação da caspa;
- Limpeza do acúmulo de creme ;
- Aumento do fluxo de nutrientes;
- Favorecimento da renovação celular;
- Facilitação da chegada de oxigênio no bulbo capilar;
- Aumento da eficácia de máscaras capilares.
A esfoliação é indicada para quais tipos de cabelo?
O esfoliante couro cabeludo deve ser usado apenas uma vez por semana e é indicado principalmente para quem tem cabelos oleosos e mistos. Em caso de caspa, a esfoliação também é recomendada, mas é necessário que se tenha acompanhamento de um dermatologista.
Já se você tem cabelos normais e deseja aplicar o esfoliante couro cabeludo devido ao uso de produtos que se acumulam nos fios, o indicado é que a frequência seja menor, como uma vez por mês, por exemplo. Em caso de cabelos secos, sensíveis, com alergia ou machucados, a esfoliação do couro cabeludo não é recomendada.
É importante ressaltar que a frequência do uso do esfoliante couro cabeludo precisa ser levada a sério, ok? Em excesso, a esfoliação pode ressecar demais o couro, causando feridas, irritações e sensibilidade. Além disso, vale dizer que o esfoliante couro cabeludo não deve ser usado antes de procedimentos químicos, como tintura, descoloração, alisamentos, etc.
Como fazer esfoliação do couro cabeludo em casa?
O esfoliante couro cabeludo pode ser comprado pronto em farmácias e lojas de cosméticos, manipulado a pedido médico ou então feito com ingredientes caseiros.
Veja abaixo 4 receitas de esfoliante couro cabeludo para você fazer em casa com nível de dificuldade super baixo!
Esfoliante de Argila, Gengibre e Bicarbonato de Sódio
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de shampoo neutro
- 1 colher de sopa de chá de gengibre
- 1 colher de sobremesa rasa de argila
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
Modo de Fazer: Misture bem os ingredientes em um recipiente. Em seguida, divida os cabelos em duas partes e aplique a mistura do esfoliante diretamente no couro cabeludo. Massageie então por alguns minutos e com as pontas dos dedos. Para terminar, lave normalmente.
Esfoliante de Café
Ingredientes:
- 1 colher de chá de óleo vegetal de sua preferência (exemplo: óleo de coco, azeite extra virgem)
- Borra de café
- 1 colher de sopa de shampoo
Modo de Fazer: Comece aplicando o óleo vegetal nos fios, para protegê-los. Depois, misture a borra de café com o shampoo e aplique esse esfoliante para couro cabeludo, fazendo massagem para que a circulação seja ativada. Enxague bem e finalize como de costume.
Esfoliante para couro cabeludo de Maracujá
Ingredientes:
- 3 maracujás
- 200 ml de shampoo
Modo de Fazer: Bata a polpa dos maracujás com uma pouco de água no liquidificador, como se fosse fazer um suco. Coe, separe o que ficar na peneira e deixe secar no sol por algumas horas. Adicione então as sementes no shampoo e use conforme sua necessidade.
Esfoliante de Açúcar
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de shampoo
Modo de Fazer: Misture o shampoo e o açúcar. Passe então a mistura nos fios molhados, fazendo uma massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Enxague o cabelo normalmente e condicione. Prontinho! Essa receita é uma das preferidas de muita gente, já que o açúcar também ajuda a hidratar os fios.
E aí, vamos colocar a esfoliação em prática? Conta pra gente como foi sua experiência!
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe com as amigas <3