Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal para esse tipo de cabelo

Escova para cabelo cacheado: como escolher a ideal para esse tipo de cabelo

As madeixas cacheadas são mesmo um charme, porém, demandam certos cuidados para manterem sua saúde e beleza. Entre eles, está a escolha correta de pente ou escova para cabelo cacheado – sim, isso faz total diferença para os resultados obtidos após o ato de pentear ou escovar o cabelo.

Escolher a escova certa muda tudo!

E hoje há no mercado grande variedade de modelos, de tamanhos, formatos e cerdas diferenciadas. 

Para ajudá-la nessa escolha, preparamos o artigo de hoje! Confira e veja dicas para a escolha de sua próxima escova de cabelo!

Características do cabelo cacheado

Na classificação dos tipos de cabelo, os cacheados são os de número 3 – sendo o 3A o cacho mais aberto e o 3C o mais fechadinho e com tendência de ser mais ressecado. Esse tipo de madeixa costuma ser mais volumosa e definida do que aquelas onduladas.

Comumente, além dos característicos caracóis, o cabelo cacheado também pode ser mais ressecado nas pontas, o que demanda cuidados frequentes com hidratação e nutrição. Além disso, o cabelo cacheado apresenta tendência ao frizz. 

Pente x escova de cabelo: qual o melhor para cabelo cacheado?

Ambos podem ser usados por quem tem cabelo cacheado. O pente, de madeira e com dentes mais grossos e espaçados, é próprio para o desembaraçamento e para desfazer nós – o que a escova pode deixar um pouco a desejar. Já a escova, além de pentear, pode ajudar a espalhar a oleosidade pelas madeixas e a modelar os cabelos.

Escova para cabelo cacheado – @cleidinha_goncalves @recantonatural

Como escolher uma escova para cabelo cacheado?

O modelo ideal de escova para cabelo cacheado, para desembaraçá-lo especialmente, é a escova de cabelo de madeira com cerdas mais largas e bem espaçadas. Esse modelo reduz a estática dos fios e possibilita um pentear mais suave, sem deformar seus belos cachinhos ou alisar as madeixas. Outro benefício dela é que ajuda a evitar o frizz, um inimigo constante das cacheadas. 

Para escolher sua escova de cabelo, é preciso também avaliar suas cerdas e seu formato. Veja só:

Cerdas:

  • Madeira: ótima indicação para os cabelos cacheados, como vimos, ela diminui a eletricidade da estrutura capilar e auxilia na redução do frizz, além de preservar a estrutura e a textura dos fios;
  • Náilon: é recomendada para fios levemente ondulados, é indicada para realmente desembaraçar as madeixas. O material ajuda a reforçar o volume dos cabelos;
  • Náilon com bolinhas nas pontas: nos fios levemente ondulados, ela faz uma massagem bem suave no couro cabeludo. É indicada para madeixas mais volumosas;
  • Naturais: ajudam a desembaraçar bem os fios e geralmente penteiam melhor sem causar danos à estrutura dos cabelos. Ainda, ajudam a distribuir a oleosidade nos fios, o que é importante para quem tem cabelo mais ressecado nas pontas.
Tipos de escova para cabelo cacheado

Formato da escova:

  • Redondas: ajudam a cachear e ondular os cabelos, isso é, são recomendadas para moldá-los;
  • Retas: são mais recomendadas para desembaraçar as madeixas, porém podem acabar alisando e desestruturando os fios cacheados. 

Como escovar o cabelo corretamente?

A dica de ouro para quem tem os cabelos cacheados é, preferencialmente, escová-los apenas quando estiverem molhados – porém, não encharcados. Desembaraçar esse tipo de fio quando estiver seco pode fazer com que seus caracóis percam definição e forma, além de tornar propício um aumento de volume e madeixas mais indisciplinadas. 

Pentear cabelo seco? Não sei não… – @me.me

Inicie passando um produto como o leave-in nos fios e utilize um pente ou escova para cabelo cacheado de dentes ou cerdas largas, passando-a nos fios debaixo para cima – isso é, tirando os nós das pontinhas e subindo suavemente para o topo – a fim de evitar a quebra dos fios. Para proteger os fios e cuidar de sua textura, você também pode utilizar os dedos para pentear os cabelos cacheados.

Como manter a escova em bom estado?

Pentes e escovas são mesmo aliados indispensáveis para nossa rotina de cuidados capilares. No entanto, o que nem sempre se sabe é que eles também são acumuladores de ácaros, de poeira e mesmo de resíduos dos fios. E essa mistura pode prejudicar a saúde de suas madeixas.

Para evitar isso, é importante higienizar sua escova de cabelo uma vez por semana. Para tal, é importante iniciar retirando os fios acumulados no objeto. Você pode utilizar um pente de cerdas finas para ajudar nessa tarefa. Em seguida, deixe o acessório submerso durante dez minutos em uma mistura de água e sabão neutro ou shampoo. 

Por fim, enxágue bem sua escova para cabelo cacheado em água corrente e deixe-a secando – preferencialmente ao ar livre – sobre uma toalha limpa e seca, com suas cerdas viradas para baixo. 

E então, o que você prefere: pente, escova ou apenas os dedos para pentear e moldar seus cachinhos? Conte para a gente aqui pelos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra