Escova inteligente: o que é? Alisa mesmo? Tem diferença com a progressiva?

Escova inteligente: o que é? Alisa mesmo? Tem diferença com a progressiva?

Você já ouviu falar em escova inteligente? Essa é uma opção bastante interessante para quem deseja cabelos mais bonitos e, ao mesmo tempo, com saúde. Porém, quando se fala em escova, muita gente já faz uma associação imediata com alisamento.

Será que a escova inteligente serve para isso? Como seus resultados são diferentes daqueles trazidos pela progressiva? Tire essas e outras dúvidas a seguir!

O que é a escova inteligente?

A escova inteligente é um método de alisamento inovador, capaz de promover efeitos muito interessantes para o fio. Ela trabalha com a promessa de deixar os cabelos lisos, alinhados e livres do tão indesejado frizz.

Com a escova inteligente, os cabelos adquirem melhor forma e se tornam mais práticos de serem cuidados. O mais bacana desse tipo de alisamento é que ele atua de forma diferenciada no fio, podendo ser aplicado também em cabelos sob efeito de tinturas, mechas e outras químicas. Ela não desbota o fio, nem o fragiliza.

É uma técnica mais “suave” de alisamento, indicada para quem prioriza a saúde das madeixas. Mas, fica um alerta: a escova inteligente não deixa o cabelo sob aquele efeito “chapado”, sabe? Ela trabalha com uma proposta mais natural, com fios mais leves e soltos.

Antes | No dia | Depois da primeira lavagem após a escova inteligente – @cabelosunhas

A escova inteligente tem formol?

A escova inteligente não deixa de ser um alisamento, portanto, também apresenta formol em sua fórmula. A diferença é que, ao contrário da maioria dos outros alisamentos (tais como a escova progressiva), a escova inteligente leva uma dosagem reduzida dessa substância – menos de 0,2%, que á uma quantidade permitida pela Anvisa. 

Ainda, vale ressaltar que, além do formol, a escova inteligente leva outros ingredientes que são muito importantes para a saúde capilar. A queratina líquida e o silicone termo-protetor, por exemplo, fazem parte dessa composição e agem a favor do desenvolvimento capilar.

A escova inteligente estraga o cabelo?

Este é um dos questionamentos mais comuns quando falamos em escova inteligente: afinal, ela estraga o cabelo? Ainda que a escova inteligente seja um método evoluído de alisamento, que apresenta uma fórmula que ajuda a nutrir e favorecer o desenvolvimento capilar, é importante termos a consciência de que ela não deixa de realizar um processo químico no cabelo.

Ou seja, ela pode ocasionar, especialmente no longo prazo, alguns “efeitos colaterais”. A quebra, opacidade e ressecamento são alguns exemplos do que pode vir a acontecer com o seu fio. Entretanto, é possível trabalhar com rotinas de prevenção: adotando uma manutenção inteligente, com tratamentos de nutrição e hidratação, o seu cabelo tem tudo para ficar bonito e saudável. Com os cuidados certos pós-escova inteligente, você não poderá não sofrer com tais danos. 

Com os cuidados certos evite os danos da química – @vilamulher

Alisamento da escova inteligente x progressiva

Mas, afinal, qual é a diferença entre a escova inteligente e a escova progressiva? Ainda que ambas atuem para o mesmo objetivo, existem algumas questões que devem ser observadas:

  • A escova progressiva tem uma fórmula bem mais concentrada do que a da escova inteligente, agredindo mais os fios.
  • A escova progressiva deixa o cabelo com efeito mais chapado, enquanto a escova inteligente deixa o fio com aspecto mais natural.
  • A escova progressiva exige que o fio não seja lavado por três dias, enquanto isso, na escova inteligente, o cabelo pode ser lavado na hora.
  • A escova progressiva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo (dos ondulados aos crespos), já a escova inteligente é indicada para quem tem fios mais indefinidos e cacheados.
  • A durabilidade das escova progressiva é um pouco maior em relação à escova inteligente, já que ela é mais forte e penetra mais profundamente no fio.
  • A escova inteligente pode ser realizada em cabelos com química, mas a escova progressiva não (pois as combinações de químicas podem danificar muito o cabelo).

Viu, algumas diferenças!

Como fazer escova inteligente em casa?

Hoje em dia, já é possível se beneficiar com os resultados da escova inteligente sem sair de casa: isso mesmo, você não precisa ir até o salão para garantir fios lisos, bonitos e alinhados! Vamos aprender a fazer a escova inteligente de forma caseira?

Passo a passo

Aplique o produto (escova inteligente) em uma mecha e deixe agir por alguns minutos: você precisa ver se o seu cabelo não apresentará nenhuma reação adversa.

  1. Se nenhuma reação for identificada, é hora de iniciar o processo. Antes de qualquer coisa, lave os cabelos com um bom shampoo antirresíduos – esse fará uma limpeza profunda nos seus fios, retirando quaisquer impurezas.
  2. Retire o excesso de água do cabelo com a ajuda de uma toalha e o secador.
  3. Separe o cabelo em várias mechas e prenda-as no topo da cabeça.
  4. Solte as mechas, uma a uma e, com a ajuda de um pincel, aplique o produto em todo o comprimento dos fios.
  5. Deixe o produto agir por 30 minutos.
  6. Com o produto ainda em suas madeixas, faça uma escova com ajuda de um secado de cabelo. Você pode aplicar também a prancha para finalizar.
  7. Lave o cabelo normalmente, removendo todo o produto do fio.
  8. Seque o cabelo como de costume e aproveite os resultados da escova inteligente!

Agora só aproveitar a escova inteligente!

E então, o que você achou da escova inteligente? Ficou com vontade de experimentar essa novidade? Deixe sua mensagem nos comentários.

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra