ProgressivaQuímicaTransformação

Escova definitiva e progressiva: qual é a diferença entre esses dois alisamentos ?

escova definitiva

Você sabe qual a diferença entre a escova definitiva e a escova progressiva e qual você deve escolher para alisar os seus cabelos? Ter o cabelo liso é o sonho de muitas mulheres, mas pode parecer complicado saber qual é o alisamento ideal para o seu tipo de fio.

Escolher entre a escova definitiva ou a escova progressiva envolve analisar alguns fatores como o seu tipo de fio o resultado desejado e o impacto que cada tratamento pode causar nos cabelos.

Alisamentos são procedimentos químicos que atuam na estrutura da fibra capilar, alterando a textura dos fios para torná-los mais lisos. Qualquer procedimento desse tipo é agressivo para os fios, ainda que alguns sejam menos agressivos.

Para além de cuidar dos seus fios e fazer o teste de mecha para verificar possíveis alergias, é necessário saber como são feitos esses dois procedimentos para saber se você deve dar preferência para a escova definitiva ou para a progressiva.

O que é escova definitiva

A escova definitiva, também chamada de alisamento definitivo, plástica capilar ou escova japonesa, é um alisamento que age na estrutura dos fios para deixá-los permanentemente lisos.

Com duração média de 3 a 8 meses, a escova definitiva exige que seja feito o retoque da raiz e não pode ser misturada com outros procedimentos químicos como a coloração sob o risco de danos permanentes para os fios.

Por não ser um processo reversível, só é possível se ver livre da escova definitiva ao deixar os fios crescerem para poder cortar a parte que contém o alisamento.

 escova definitiva
Instagram: @viola_joelle

O que é escova progressiva

Já a escova progressiva é um procedimento que age nos fios buscando, principalmente, reduzir o volume, sem, no entanto, dar um efeito extremamente liso.

Esse alisamento cria uma cápsula em volta dos fios, camuflando o enrolado e, assim, garantindo um aspecto liso para as madeixas.

Não é tão permanente quanto a escova definitiva, com seu efeito diminuindo após cerca de dois a três meses.

Diferenças entre a escova definitiva e a escova progressiva

Agora que sabemos o que é a escova definitiva e o que é a escova progressiva, podemos analisar melhor quais são as diferenças entre ambos os procedimentos e qual será o mais indicado de acordo com o resultado desejado.

Resultados

A escova definitiva age diretamente na estrutura dos fios, fazendo com que eles fiquem permanentemente lisos e dando um aspecto superliso para as madeixas.

Já a escova progressiva contribui para diminuir o efeito frisado e reduzir o volume sem, no entanto, garantir um efeito tão chapado para os fios.

 escova definitiva
Instagram: @the.faashi

Ambos os procedimentos proporcionam sedosidade e brilho aos fios, mas a progressiva o faz com mais intensidade.

Ativos

Outra diferença em relação à escova definitiva e a escova progressiva está no fato de que os princípios de cada um desses alisamentos são diferentes.

A escova definitiva é à base de tioglicolato de amônia, ativo que muda a estrutura dos fios agindo para garantir o efeito superliso que tantas mulheres desejam.

Devido à sua ação permanente, o retoque é necessário somente na raiz, conforme os cabelos começam a crescer.

Já a escova progressiva tem princípios ativos variados, de acordo com o tipo de escova progressiva que escolhemos fazer. Algumas escovas progressivas possuem formol em sua fórmula, e é necessário estar atenta.

Essa substância não pode estar presente em quantidades maiores àquelas permitidas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é de 0,2%.

Indicação

 escova definitiva
Instagram: @rawhairco

A escova definitiva é indicada para mulheres de cabelos cacheados ou crespos que desejam um efeito superliso em seus fios.

Já a escova progressiva é indicada para mulheres de fios ondulados, cacheados ou crespos que desejam volume mais controlado e efeito liso sem ser chapado demais.

Como saber qual procedimento escolher?

A verdade é que a escolha entre a escova definitiva e a escova progressiva depende do resultado que você tem em mente. Se a sua intenção é um liso extremo e duradouro, a melhor opção é a escova definitiva.

Se, no entanto, você não deseja um procedimento tão definitivo, a escova progressiva é a melhor opção, já que ela irá ajudar a controla o volume dos seus fios e deixá-los com aspecto mais liso.

É importante ressaltar que, independentemente do procedimento químico escolhido para alisar as suas madeixas, você deve manter os cuidados com os fios em dia.

Todo alisamento é agressivo para a saúde dos fios e, se não cuidamos direitinho dos nossos cabelos, eles ficam ressecados e opacos, comprometendo o resultado do procedimento químico.

O indicado é manter uma rotina de cuidados como o cronograma capilar, que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar, sendo esse último um tratamento muito indicado para aquelas cujas madeixas passam por procedimentos químicos.

 escova definitiva

A escova definitiva é uma técnica de alisamento permanente dos fios que garante madeixas superlisas de forma permanente. Após regulações da ANVISA, procedimentos como a escova progressiva passaram por reformulações e, hoje, já é possível fazer a escova progressiva sem formol.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>