Escova de cabelo: conheça os diferentes tipos e saiba como escolher a sua

Escova de cabelo: conheça os diferentes tipos e saiba como escolher a sua

Usar a escova de cabelo certa tem muita influência tanto no processo de escovação do cabelo quanto no resultado final da escovação. Escolher a escova adequada para seu tipo de cabelo poderá reduzir o tempo gasto durante a arrumação.

Mas basta uma rápida visita ao mercado ou farmácia para ver que a variedade de escova de cabelo é enorme. Dentre tantas opções com diferentes tamanhos, formatos e cerdas, como saber qual é a mais indicada para o seu tipo de cabelo?

Não se preocupe, estamos aqui para ajuda-la!

Qual a importância de escolher a escova de cabelo certa?

Se você já foi o salão de beleza, provavelmente percebeu a enorme quantidade de escovas disponíveis para o trabalho desses profissionais. E provavelmente também já percebeu que mesmo que a pessoa ao seu lado esteja fazendo o mesmo procedimento que o seu, pode ser que a escova de cabelo utilizada seja diferente.

Escovar o cabelo corretamente e diariamente colabora para ativar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo. Cada escova é ideal para um tipo de cabelo e proporcionará um estilo de finalização diferente. De acordo com a espessura, comprimento e textura do seu fio, deve-se optar por uma ou outra escova de cabelo.

Escolher a escova certa evitará que o utensílio quebre os fios. Dessa forma será possível desembaraçar o cabelo sem tracionar e conseguir o objetivo final desejado.

Atenção ao formato da escova

A primeira coisa que devemos prestar atenção ao comprar uma nova escova de cabelo é o seu formato. Há diversos formatos diferentes disponíveis no mercado.

Raquete

escova raquete
Escova Raquete

As escovas em formato de raquete, por exemplo, são aquelas mais planas e largas. Essas são indicadas para mulheres que tem madeixas longas e lisas, e geralmente de espessura mais fina.

Isso porque, devido ao seu formato, essas escovas deslizarão mais facilmente por esse tipo de cabelo, evitando quebra-lo. Dessa forma, será possível desembaraçar essas madeixas de forma suave, sem prejudicar a elasticidade.

Redonda

Essas escovas são ideais para mulheres cujo corte de cabelo é em camadas, e é

escova redonda
Escova redonda

muito utilizada na hora de finalizar o cabelo com o secador. Seu uso também dependerá do material com que é feita, mas é preciso ter em mente que quanto maior a escova, mais liso será o efeito final.

Essa escova também confere mais movimento ao resultado final. Não é indicada, no entanto, para desembaraçar as madeixas.

O material também é importante

O material do qual é feito as cerdas da escova de cabelo também terá influência na sua escolha. As escovas de cerâmica, por exemplo, são indicadas para a finalização com o secador, pois seu material garante que o efeito liso do cabelo dure por mais tempo.

As escovas de metal também têm função semelhante, mas são mais indicadas para a finalização da escova do que para de fato secar o cabelo. Isso porque o metal esquenta demais, o que pode machucar o couro cabeludo.

As escovas de cerda de nylon são indicadas para mulheres com cabelo longo e liso. Deve-se dar preferência para aquelas com cerdas arredondadas, que ajudam a distribuir a oleosidade do couro cabeludo pelo comprimento.

tipos de escova de cabelo
Tipos de escova de cabelo

As cerdas naturais são aquelas feitas de pelos de animais, e contribuem para deixar o cabelo mais brilhoso. Podem ser usadas por onduladas e cacheadas na hora de desembaraçar as madeixas.

Já as escovas de madeira, são perfeitas para quem se preocupa com o frizz. Esse material não conduz eletricidade estática e por isso desembaraça o cabelo sem que aqueles fios chatos arrepiem.

Por fim, temos as escovas com cerdas de plásticos, essas são as mais comuns e encontradas em todos os mercados, farmácias e perfumarias. Aposto que você tem uma em casa! Esse tipo de cerda desembaraça bem, não puxa ou quebra o cabelo e são ideias para os cabelos mais finos e lisos.

Como saber o tamanho certo

Essa matemática é bem simples. Quanto mais curto for o seu cabelo, menor e mais fina deve ser a escova, para garantir que tanto a hora de desembaraçar quanto a hora de finalizar o cabelo tenham a precisão necessária que garantirão o melhor resultado.

Escova x pente

Essa é outra dúvida muito frequente. O pente fino deve servir para auxiliar na hora de separar mechas no cabelo

pente dente largo
Pente dente largo

e dividir ou mudar a linha do meio. Não use esse instrumento para desembaraçar suas madeixas, pois isso poderá quebra-las.

Já as cacheadas e crespas podem se beneficiar do famoso pente de dentes largos, que será mais eficiente do que a escova de cabelo para finalizar esse tipo de fio, garantindo que o formato não será perdido.

Não se esqueça de limpar sua escova!

Além de saber qual é a escova ideal para seu tipo de cabelo, também é importante saber como limpá-la. Afinal, uma escova suja pode servir como forma de proliferar caspas, seborreia e piolhos. Ninguém quer isso, não?

O ideal é higienizar suas escovas uma vez por semana. Remova o excesso de fios com a ajuda de um pente fino e, em seguida, deixe a escova de molho durante dez minutos em uma solução de água e shampoo. Enxague bem antes de voltar a usá-la. Também é possível encontrar produtos específicos para higienizar a escova de cabelo, que contam com ação antibactericida.

Agora que você sabe como escolher a escova de cabelo ideal para seu tipo de madeixa, verifique também alguns hábitos rotineiros que, sem que você saiba, podem fazer com que seu cabelo se torne mais ressecado e quebradiço.


Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?