Imagine o seguinte cenário: sua escova de cabelo favorita, aquela de estimação que parece ser a única que compreende seu cabelo, magicamente quebrou. Você pensa em comprar uma nova e vai na farmácia mais próxima. Não deve ser uma escolha muito difícil, não é?
Mas então, quando você chega na farmácia, são tantas as opções que você acha que talvez fosse necessário um guia turístico para fazer o tour pelas escovas. Consegue até imaginar: “desse lado temos as escovas de cabelo sem cabo. Ali, as escovas de cerdas macias. Esse é o pente”.
Poxa, tanto trabalho só para comprar uma única escova! Para que tanta complicação, não é? Calma, vou te explicar o porquê dessa variedade toda e como você deve fazer para escolher a escova de cabelo ideal para o seu tipo de fio.
Usar a escova de cabelo certa tem muita influência tanto no processo de escovação do cabelo quanto no resultado final da escovação. Escolher a escova adequada para seu tipo de cabelo poderá reduzir o tempo gasto durante a arrumação.
Mas basta uma rápida visita ao mercado ou farmácia para ver que a variedade de escova de cabelo é enorme. Dentre tantas opções com diferentes tamanhos, formatos e cerdas, como saber qual é a mais indicada para o seu tipo de cabelo?
Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-la!
Qual a importância de escolher a escova de cabelo certa?
Você provavelmente deve estar se perguntando que diferença a escova certa deve fazer. Afinal de contas, a sua intenção é só pentear os cabelos, talvez separar uma ou outra mecha dos seus fios para fazer uma hidratação e nada além. Será que isso interfere mesmo?
Vamos exemplificar: imagine que você quer cavar um buraco. Você pode usar uma colher ou uma pá, ou pode até mesmo cavar com as mãos. O objetivo é sempre o mesmo, cavar o buraco, mas cada ferramenta que você usar te trará um resultado diferente em um tempo diferente, certo?
Para quase tudo que fazemos, buscamos as melhores ferramentas para facilitar o nosso trabalho. Se precisamos digitar um documento inteiro, provavelmente usaremos o word. Se precisamos focar em um áudio, pode ser que coloquemos os fones.
Essas ferramentas existem exatamente para facilitar a nossa vida e fazer com que essas tarefas se tornem mais práticas. É a mesma coisa na hora de cuidar dos nossos fios.
É por isso que existem tantos utensílios diferentes na hora de cuidar dos cabelos. Antes a variedade era pouca, focada em um típico específico de cabelo, enquanto os outros eram um pouco excluídos. Hoje em dia, a coisa mudou bastante.
As opções são inúmeras para os produtos capilares. De shampoo a condicionador, de máscara capilar até as bocas do secador, da chapinha de tamanhos variados até o reparador de pontas, a palavra é variedade.
A escova certa ajuda até na hora de definir os cachos!
Como escolher a escova ideal?
Se você já foi o salão de beleza, provavelmente percebeu a enorme quantidade de escovas disponíveis para o trabalho desses profissionais. E provavelmente também já percebeu que mesmo que a pessoa ao seu lado esteja fazendo o mesmo procedimento que o seu, pode ser que a escova de cabelo utilizada seja diferente.
Escovar o cabelo corretamente e diariamente colabora para ativar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo. Cada escova é ideal para um tipo de cabelo e proporcionará um estilo de finalização diferente. De acordo com a espessura, comprimento e textura do seu fio, deve-se optar por uma ou outra escova de cabelo.
Escolher a escova certa evitará que o utensílio quebre os fios. Dessa forma será possível desembaraçar o cabelo sem tracionar e conseguir o objetivo final desejado.
Damos muita atenção aos produtos que compramos, a forma como aplicamos esses produtos em nossas madeixas e as diversas receitinhas caseiras que seguimos para manter a saúde dos nossos fios em dia.
Não me leve a mal, tudo isso é extremamente importante. Mas também é muito importante dar a devida atenção à sua escova de cabelo, que será uma grande companheira na finalização dos seus fios, para obter o visual que você deseja.
Basta você pensar na quantidade de vezes que usa uma escova de cabelo para desembaraçar os seus fios, seja antes ou depois do banho, ou até mesmo durante o dia. Deu pra entender que ela é importante, não é mesmo?
Atenção ao formato da escova
Se o tipo de escova é importante, um dos fatores que é mais determinante é o seu formato. A primeira coisa que devemos prestar atenção ao comprar uma nova escova de cabelo é o seu formato. Há diversos formatos diferentes disponíveis no mercado.
Isso você com certeza deve ter percebido, porque de farmácia a supermercado, de lojas de beleza a vídeos de YouTube, os formatos são tantos que podemos até ficar confusas.
É claro que você já imagina que cada formato tem uma função diferente e que, portanto, será mais adequada para um tipo de fio ou um objetivo de finalização.
Antes de mais nada, portanto, é importante que você saiba qual é o seu tipo de fio. Os cabelos são divididos em categorias e subcategorias exatamente para facilitar os nossos cuidados.
Ao saber exatamente qual é o seu tipo de fio, fica mais fácil perceber quais são os produtos adequados para serem comprados de acordo com as necessidades específicas da sua fibra capilar.
Isso também irá ajudar a escolher os utensílios a serem utilizados, como a escova de cabelo, as diferentes bocas do secador ou o tipo de chapinha ou babyliss que você debe comprar.
Escolher os utensílios certos irá potencializar a beleza dos seus fios, fazendo com que os cuidados se tornem muito mais práticos e diminuindo problemas como a queda e a quebra dos cabelos.
Vamos entender melhor cada um desses formatos e como você deve escolher o seu.
Raquete
As escovas em formato de raquete, por exemplo, são aquelas mais planas e largas. Essas são indicadas para mulheres que tem madeixas longas e lisas, e geralmente de espessura mais fina.
Isso porque, devido ao seu formato, essas escovas deslizarão mais facilmente por esse tipo de cabelo, evitando quebra-lo. Dessa forma, será possível desembaraçar essas madeixas de forma suave, sem prejudicar a elasticidade.
Redonda
Essas escovas são ideais para mulheres cujo corte de cabelo é em camadas, e é
muito utilizada na hora de finalizar o cabelo com o secador. Seu uso também dependerá do material com que é feita, mas é preciso ter em mente que quanto maior a escova, mais liso será o efeito final.
Essa escova também confere mais movimento ao resultado final. Não é indicada, no entanto, para desembaraçar as madeixas.
O material também é importante
Partindo do formato, temos outro item importante e que também deve ser analisado. Do que essa escova é feita? Como é feita? De onde vem?
Brincadeiras à parte, é claro que estamos falando do material de confecção desse importante objeto. Existem muitos materiais diferentes, o que também influencia no peso da escova. Esse detalhe é especialmente importante para quem costuma dedicar um bom tempo aos cuidados capilares, para não ficar com dor no pulso.
O material do qual é feito as cerdas da escova de cabelo também terá influência na sua escolha. As escovas de cerâmica, por exemplo, são indicadas para a finalização com o secador, pois seu material garante que o efeito liso do cabelo dure por mais tempo.
As escovas de metal também têm função semelhante, mas são mais indicadas para a finalização da escova do que para de fato secar o cabelo. Isso porque o metal esquenta demais, o que pode machucar o couro cabeludo.
As escovas de cerda de nylon são indicadas para mulheres com cabelo longo e liso. Deve-se dar preferência para aquelas com cerdas arredondadas, que ajudam a distribuir a oleosidade do couro cabeludo pelo comprimento.
As cerdas naturais são aquelas feitas de pelos de animais, e contribuem para deixar o cabelo mais brilhoso. Podem ser usadas por onduladas e cacheadas na hora de desembaraçar as madeixas.
Já as escovas de madeira, são perfeitas para quem se preocupa com o frizz. Esse material não conduz eletricidade estática e por isso desembaraça o cabelo sem que aqueles fios chatos arrepiem.
Por fim, temos as escovas com cerdas de plásticos, essas são as mais comuns e encontradas em todos os mercados, farmácias e perfumarias. Aposto que você tem uma em casa! Esse tipo de cerda desembaraça bem, não puxa ou quebra o cabelo e são ideias para os cabelos mais finos e lisos.
Como saber o tamanho certo
Tá. Já entendemos o formato e o material. Mas e quanto ao tamanho da escova? Será que ele influi em alguma coisa? Como podemos escolher o tamanho mais adequado para a nossa escova de cabelo?
Essa matemática é bem simples. Quanto mais curto for o seu cabelo, menor e mais fina deve ser a escova, para garantir que tanto a hora de desembaraçar quanto a hora de finalizar o cabelo tenham a precisão necessária que garantirão o melhor resultado.
Escova x pente
Essa é outra dúvida muito frequente. O pente fino deve servir para auxiliar na hora de separar mechas no cabelo
e dividir ou mudar a linha do meio. Não use esse instrumento para desembaraçar suas madeixas, pois isso poderá quebra-las.
Já as cacheadas e crespas podem se beneficiar do famoso pente de dentes largos, que será mais eficiente do que a escova de cabelo para finalizar esse tipo de fio, garantindo que o formato não será perdido.
Não se esqueça de limpar sua escova!
Já sabemos direitinho como escolher a escova de cabelo adequada de acordo com uma série de itens, certo? Além de saber qual é a escova ideal para seu tipo de cabelo, também é importante saber como limpá-la. Afinal, uma escova suja pode servir como forma de proliferar caspas, seborreia e piolhos. Ninguém quer isso, não?
O ideal é higienizar suas escovas uma vez por semana. Remova o excesso de fios com a ajuda de um pente fino e, em seguida, deixe a escova de molho durante dez minutos em uma solução de água e shampoo. Enxague bem antes de voltar a usá-la. Também é possível encontrar produtos específicos para higienizar a escova de cabelo, que contam com ação antibactericida.
Agora que você sabe como escolher a escova de cabelo ideal para seu tipo de madeixa, verifique também alguns hábitos rotineiros que, sem que você saiba, podem fazer com que seu cabelo se torne mais ressecado e quebradiço.