QuímicaTransformação

Escova de aminoácidos: o que é e para que serve essa técnica

escova de aminoácidos

Os procedimentos capilares estão em constante renovação e, por isso, sempre vemos novas alternativas para cuidar dos fios ou até mesmo mudar o visual. A escova de aminoácidos, por exemplo, é uma técnica que deve ser considerada caso você esteja em busca de alisar os seus fios, e os resultados já podem ser visto logo depois da primeira aplicação. Confira a seguir mais detalhes a respeito da escova de aminoácidos, sua duração e também se ela é a mais indicada de acordo com o que você está buscando para o seu cabelo!

O que é a escova de aminoácidos?

“O que?!”

A escova de aminoácidos é um método de alisamento, que reduz o volume e também o frizz. Essa técnica é um tipo de escova progressiva, já que cada vez que o procedimento é realizado, melhores são os resultados.

Vale dizer que os aminoácidos são componentes naturais do nosso próprio cabelo e que proporcionam massa capilar e brilho. Por isso, a escova de aminoácidos também é considerada um tratamento.

Para que ela serve?

Antes de você optar por já fazer a escova de aminoácidos, é importante saber para que ela serve e se é a mais indicada para o que você deseja para os seus fios. Sua função é reduzir o volume, o frizz e alisar os fios. Através dessa técnica, o cabelo fica bem alinhado e, como acontece a reposição de aminoácidos nos fios, eles também ficam brilhantes e super macios.

Já se o que você quer é apenas uma hidratação mais profunda nos fios, talvez a escova de aminoácidos não seja a mais indicada, pois como falamos a técnica alisa os fios.

Quem pode fazer a escova de aminoácidos?

Essa técnica é super indicada tanto para mulheres com cabelo liso que desejam reduzir o volume e o frizz, quanto como alisamento para as com fios ondulados e cacheados. Esse tipo de escova só não é indicado para fios crespos, pois os resultados serão muito pouco vistos, ou cabelos que estejam extremamente danificados e porosos.

Uma vantagem da escova de aminoácidos é que ela pode ser feita por gestantes sem problema algum, já que não contém formol. Porém, é sempre importante consultar o seu médico antes de realizar o procedimento, já que cada caso é individual, ok?

Outro ponto é que, antes de fazer a escova de aminoácidos, é importante que haja uma avaliação para ver se o seu fio está apto ou não para a técnica, pois mesmo que seja uma escova progressiva sem formol, trata-se de um procedimento químico, né?

Quanto tempo duram seus resultados?

A escova de aminoácidos dura, em média, 4 meses, mas tudo vai depender de cada pessoa, do como cuida dos fios e também de quantas vezes lava o cabelo por semana. Como o efeito dessa escova é um cabelo liso e com aspecto natural, não chapado e colado na cabeça, a duração do procedimento é bem interessante e também pode ser visto como uma vantagem.

Como essa técnica é feita?

Ficou curiosa para saber como é feita a escova de aminoácidos? A técnica é dividida em três passos: lavagem com shampoo adstringente, aplicação de creme redutor e finalização com máscara de nutrição. Confira o passo a passo abaixo!

1º Passo: Lavagem dos fios com shampoo adstringente;

2º Passo: Secagem dos fios;

3º Passo: Aplicação do creme redutor mecha por mecha;

4º Passo: Secagem dos fios novamente;

5º Passo: O cabelo será pranchado e depois enxaguado para retirada do produto;

6º Passo: Aplicação de creme de nutrição;

7º Passo: O cabelo será enxaguado e prontinho!

Cuidados pré e pós escova de aminoácidos

Antes de fazer qualquer procedimento químico, é necessário que o seu cabelo esteja preparado, e com a escova de aminoácidos não é diferente. Opte por seguir um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução para garantir que os seus fios vão estar saudáveis de verdade antes da escova de aminoácidos. Vale ressaltar, também, que em cabelos saudáveis, os resultados da escova de aminoácidos podem ser ainda melhores e mais duradouros.

escova de aminoácidos
Escova de aminoácidos @ssarada_

Já depois do procedimento escolha por produtos altamente hidratantes e aumente o número de hidratações nos fios. É interessante também que se evite outros procedimentos químicos, tais como descolorações e colorações, por algumas semanas após a escova de aminoácidos para que o seu cabelo tenha tempo de se recuperar.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>