CacheadosTipos de Cabelo

Escolha o fixador de cachos certo!

fixador de cachos

Você faz aquela finalização de sonho, seus cachinhos estão definidos e ficam exatamente do jeito que você quer. Aí, conforme o dia vai passando, eles começam a cair, a murchar. Sabe o que pode ter faltado? O fixador de cachos.

Quando falamos de produtos para fixação dos cabelos, o mais comum é que se pense no gel para cabelos, naqueles topetes super altos e em madeixas que não se mexem nem por reza braba.

Não é bem assim. O fixador de cachos pode ser de muitas formas e ter modos de utilização diferente. A depender do produto, ele poderá trazer uma fixação mais ou menos forte.

O fixador de cachos ajuda a criar penteados impecáveis e a fazer com que o look se mantenha por mais tempo. Vamos aprender um pouco mais sobre o fixador de cachos?

fixador cabelo cacheado
Instagram: @melodyjacob1

Qual o melhor spray fixador de cachos?

A resposta para essa pergunta dependerá da utilização que você quer fazer desse produto. Isso porque os sprays de cabelo ganharam outras funções com o tempo e vão além de fixar os nossos fios.

Existem sprays que ajudam a dar brilho, a hidratar e, claro, a fixar também. A escolha do produto dependerá, então, do resultado que você deseja e do grau de fixação que você quer para os seus cachos.

O spray fixador é o produto mais coringa, podendo ser utilizado em todos os tipos de cabelo com mais facilidade.

  • Para usar com babyliss

O mousse é o fixador de cachos mais indicado para ser usado com o babyliss, devido à sua textura mais leve, que fará com que ele não pese tanto nos cabelos.

O spray também é indicado nesse caso, tomando o cuidado de respeitar a distância de cerca de 30 cm da raiz para não fazer com que ela fique mais oleosa.

Os cachos feitos com o babyliss tendem a se desfazer mais facilmente e, por isso, produtos mais leves irão garantir o resultado desejado de forma mais prática.

cachos com babyliss
Foto/Reprodução: Pinterest
  • Para usar nos cabelos naturais

No caso de cabelos cacheados, o mais indicado são os produtos em gel ou gelatina, que podem ser usados junto com o creme de pentear, na hora de finalizar os fios.

Existem muitas técnicas diferentes de finalização dos cabelos que envolvem a utilização do gel ou da gelatina e que garantem cachos que durem mais tempo.

  • Receitinha caseira

Você sabia que é possível fazer um fixador de cachos caseiro?

O spray caseiro de açúcar é excelente e fácil de ser feito. Basta seguir a receita:

Ingredientes:

– 1 xíxcara de chá de erva de camomila

– 2 xícaras de chá de água

– 4 colheres de sopa de açúcar

Misture a erva de camomila e as xícaras de água em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver e, quando começar a borbulhar, acrescente o açúcar.

Então, mexa bem e deixe ferver por mais três minutos. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.

Filtre e coloque em um borrifador. Você pode usá-la nos cabelos ainda úmidos para ajudar na definição dos seus cachos.

Como usar o fixador de cachos?

O fixador de cachos deve ser usado a uma distância de 30 cm da raiz dos cabelos, para proteger o couro cabeludo. Na hora de comprar seu produto, dê preferência para aqueles que possuem nutrientes, já que eles ajudam a manter a umidade natural dos fios. Isso irá evitar aquele efeito de cachos duros demais.

cabelo cacheado
Instagram: @andreapiacquadio_

O fixador também pode ser usado para controlar o frizz, já que irá manter os cabelinhos mais espetados no lugar.O ideal é que ele seja aplicado nos cabelos ainda úmidos, para que comece a agir de forma a fazer com que os cachos fiquem com um aspecto leve e durem mais tempo.

Que outros truques usar para fixar os cachos?

Se você deseja fixar os seus cachos, é importante estar atenta a algumas dicas. Antes de mais nada, mantenha a hidratação dos seus cabelos em dia para garantir que eles fiquem muito mais maleáveis.

Fique ligadinha em qual produto comprar para finalizar os cachos. Existe uma variedade enorme de cremes para pentear no mercado. Procure aquele indicado para o seu tipo e fio. Alguns cremes possuem fator de fixação, fazendo com que os cachos já fiquem no lugar desde o momento da finalização.

Evite mexer nos cabelos enquanto eles estiverem secando, porque isso pode desfazer os cachos. O ideal é deixar que eles sequem naturalmente ou com a ajuda de um difusor e, só então, abrir os cachos caso queira dar mais volume.

cachos com fixador
Instagram: @melodyjacob1

Se for usar o difusor para secar os seus cabelos, não se esqueça de aplicar um protetor térmico para garantir que o calor da ferramenta não irá deixar os seus fios ressecados.

O fixador de cachos é um produto muito utilizado pelas cacheadas e crespas para deixar as famosas espirais no lugar por mais tempo. Você sabe também como utilizar o mousse para cabelo?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>