água termal yenzahNo dia da lavagem, os cachos estão soltinhos, definidos e o frizz supercontrolado. Mas, é só acordar para perceber que o cenário mudou um pouco e parece que as madeixas ficam impossíveis de controlar! Isso faz com que muitas cacheadas lavem o cabelo todo santo dia, atitude que deve passar longe dos hábitos de quem quer fios saudáveis e bonitos. Então, como manter os cachos lindos no day after?

A expressão day after não se refere apenas ao dia posterior à lavagem, mas a todo o período entre uma higienização e outra, que pode ser de até 6 dias para aquelas que possuem cabelos bem crespos. E antes que você faça cara feia diante de tanto tempo longe da água, saiba que esses dias a seco são recomendados e a gente já vai explicar o motivo.

Continue lendo e saiba tudo sobre uma das técnicas queridinhas das crespas e cacheadas e como fazer um day after que vai salvar seus cachos!

Como fazer o day after

Como você já viu, o day after compreende todo o período entre uma lavagem e outra. Como ele deve durar alguns dias, precisa ser muito bem feito para dar o resultado que você espera. E tudo começa na lavagem e com a escolha do shampoo certo para o seu tipo de fio e foque na raiz, esfregando com movimentos leves. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento.

O cabelo cacheado é muito mais delicado que o liso por não receber a oleosidade natural do couro cabeludo que, em outros tipos de fio, escorre livremente pelo comprimento. É por isso que a frequência de lavagem dos cabelos cacheados deve ser mais espaçada, para que não fique sendo retirada a pouca proteção natural que os fios têm.

Independente do seu tipo de curvatura, aposte em produtos da técnica low poo, que não utiliza sulfatos, óleos minerais e parabenos na composição, proporcionando uma limpeza delicada.

A finalização perfeita

Após a lavagem, vem o momento-chave, que vai definir se o day after deu certo ou não quando você acordar com os cachos definidos na manhã seguinte: a finalização!

Não é nenhum segredo que os cabelos crespos ou cacheados demandam um pouco mais de atenção, portanto, a finalização perfeita para o day after pode ser um pouco mais demorada. A melhor técnica é a fitagem, onde se separa o cabelo mecha por mecha e, com a ajuda dos dedos e de um creme para pentear, se modela os cachos.

Você pode estar pensando que não tem tempo para ficar enrolando o cabelo cacho a cacho mas, pode confiar: investir esse tempinho na finalização após a lavagem vai garantir muito menos tempo diariamente arrumando os cachos ao acordar!

Como manter o day after perfeito

Ok, a finalização ficou ótima e chegou a hora de dormir. Como garantir que os cachos estarão perfeitos no dia seguinte e nos outros que virão? Com essas dicas você pode dormir tranquila!

1. Hora de ir para a cama

É nesta hora que o trabalho de fitagem pode ir por água abaixo, especialmente se você é daquelas que se movimenta muito durante a noite. Dormir com uma touca de cetim faz com que se diminua a eletrização dos fios, evitando o frizz. O mesmo tecido pode ser usado na fronha (que ainda traz a vantagem de diminuir muito a “cara amassada” no dia seguinte, até mesmo prevenindo rugas, sabia?). Ah! O lado brilhoso do tecido é o que deve ficar em contato com os fios!

O coque abacaxi também pode ser feito para ser usado com ou sem touca, onde basta levantar todo o cabelo em um rabo de cavalo alto e prender com elástico de tecido.

2. Atenção na hora do banho

Toda cacheada sabe que o vapor é um dos piores inimigos de um cabelo bem definido, não é mesmo? Então, na hora do banho envolva os cachos em uma toalha ou um paninho e depois coloque uma touca de banho. Isso vai evitar que a umidade provoque frizz nos cachos.

3. Invista em um borrifador

Uma misturinha de água e leave-in, ou creme de pentear, vai salvar seus cachos e reidratar sem pesar! Para isso, claro, não exagere: a medida certa é 5 moedas (use uma moeda de 1 real como parâmetro) para 300ml de água. Após borrifar, ajeite os cachos e faça um dedoliss naquelas mechas mais rebeldes. Outra ideia muito interessante para quem não quer ter o trabalho de fazer a misturinha, é investir numa água termal capilar.

Os cuidados básicos como manter as mãos longe dos fios e não exagerar na água quente você já conhece, não é? O grande segredo de manter o cabelo com cachos perfeitos no day after é investir nos cuidados básicos para não amassar os fios, evitando colocar muitos produtos nos cachos que podem se acumular e pesar nos fios (além de deixarem muitos resíduos cosméticos no comprimento e raiz).

Você tem algum segredo infalível para um day after impecável? Conte para a gente nos comentários!day after