Problemas e CuidadosQuebrado

Entenda de uma vez por todas como fortalecer o cabelo

entenda como fortalecer o cabelo

Se os seus fios estão fracos, opacos, sem brilho e quebradiços, eles estão precisando ficar mais fortes e resistentes. Uma das principais dúvidas das mulheres é como fortalecer os fios, não é mesmo? O que fazer para que os fios fiquem mais resistentes?

A seguir, nós vamos te mostrar algumas maneiras de como fortalecer o cabelo! O fortalecimento dos fios é essencial para que o cabelo possa ficar saudável, para que cresça de forma mais rápida e também para que fique brilhante e macio!

como fortalecer o cabelo de forma simples
Foto/Reprodução: Pinterest

Tem como fortalecer o cabelo rapidamente?

A resposta é negativa. O fortalecimento dos fios é um processo que inclui não só uma alimentação saudável, como também tratamentos capilares focados no fortalecimento dos fios, escolha de uma boa escova, uso de produtos específicos para o seu tipo de fio e que contenham filtro solar, uso de protetor térmico sempre que for usar a chapinha e o secador, entre outros.

O que faz um cabelo ser fraco?

Um cabelo fraco, ou seja, que cai e quebra com frequência, pode acontecer devido a diversos fatores, como entupimento dos poros presentes no couro cabeludo, descuido com os fios, falta de nutrientes, presença de algum tipo de química, entre outros.

Vale destacar, também, que o cabelo pode ficar fraco devido a predisposição genética e a dificuldade do organismo em absorver nutrientes e vitaminas que são essenciais para que o cabelo fique forte e saudável.

Qual tratamento fazer para fortalecer o cabelo?

A cauterização, que também é chamada de plástica dos fios, é um excelente procedimento para ajudar no fortalecimento do cabelo, já que promove a reposição da queratina, das vitaminas e das proteínas perdidas ao longo do tempo. Esse tipo de tratamento age de forma mais profunda do que uma hidratação.

como fortalecer o cabelo de uma vez por todas
Instagram: @allthingshairbr

Além disso, seguir um cronograma capilar no dia a dia também é uma forma de como fortalecer o cabelo. Trata-se de uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos distintos, hidratação, nutrição e reconstrução, e que ajuda não só no fortalecimento dos fios, como também em mais saúde capilar em geral.

Quais cuidados diários podem ser feitos para fortalecer os fios?

Como falamos anteriormente, o fortalecimento é um processo e, por isso, os cuidados diários são essenciais para que os fios consigam ficar mais fortes e resistentes. Confira abaixo quais cuidados são esses para que os seus fios fiquem mais fortes!

Tenha uma alimentação equilibrada

A saúde dos fios está diretamente ligada, também, a alimentação. Para que o seu cabelo fique mais forte e resistente, procure ter uma alimentação equilibrada, com consumo de peixes e sementes, frutos secos, verduras, frutas, legumes, vegetais, entre outros. Já os alimentos ultraprocessados devem ser evitados.

Escolha uma boa escova

Muita gente não percebe, mas uma boa escova pode realmente fazer diferença no fortalecimento dos seus fios. Escolha a que mais se encaixa com o seu tipo de fio, como a escova de náilon, por exemplo, que é indicada para quem tem fios grossos.

como fortalecer o cabelo dica de escova

Use produtos com filtro solar

Os raios ultravioletas podem danificar os fios e enfraquecê-los. Por estes motivos, escolha sempre produtos que contenham filtro solar em suas fórmulas. Na praia, por exemplo, um creme de pentear com filtro solar pode fazer milagres pelos seus fios!

Proteja os fios das ferramentas de calor

Chapinha e secador contribuem, e muito, para que os fios fiquem ressecados, porosos e fracos. Por isso, evite usar com muita frequência essas ferramentas de calor e sempre que for usar, não se esqueça de passar um protetor térmico no cabelo para que eles fiquem protegidos.

Cuide da sua saúde mental

Estresse também pode contribuir bastante para que os fios fiquem fracos e quebradiços. Não deixe de cuidar da sua saúde mental, ela vai refletir na sua saúde como um todo, inclusive no fortalecimento do seu cabelo!

Utilize os produtos adequados

Muita gente não sabe, mas é essencial que se use produtos que sejam específicos para o seu tipo cabelo. Se você tem fios cacheados, por exemplo, não deixe de usar produtos para as cacheadas, pois são eles que vão conseguir suprir as necessidades especificas dos seus fios.

como fortalecer o cabelo com os produtos certos
Instagram: @allthingshairbr

Faça uma boa higienização

Higienizar os fios é fundamental para a saúde do couro cabeludo e, consequentemente, é uma maneira de como fortalecer o cabelo. Não deixe de lavar os cabelos em dias alternadas e com água em temperatura abaixo de 25 graus. Evite água quente para lavar os fios, já que pode acabar deixando os fios muito secos ou extremamente oleosos.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>