Você sente que, por mais que hidrate seu cabelo, nenhuma hidratação parece surtir o efeito desejado? Já tentou diversos tratamentos e, mesmo assim, sente que o resultado nunca é satisfatório? Você pode ser vítima do efeito build up.

O que é o efeito build up?

Imagine que você esteja pintando a unha. Você decide pintar de vermelho e, então, passa a primeira camada de esmalte. No entanto, muda de ideia e decide que azul seria melhor. Se você não passar o removedor de esmalte antes de aplicar a camada azul, a vermelha continuará por baixo, certo?

Nosso cabelo funciona da mesma forma. Usamos diariamente produtos como condicionador, máscaras, óleos e cremes para pentear. Se não removermos esses produtos adequadamente, eles continuarão em nossa fibra capilar, camada sobre camada, formando o chamado efeito build up.

Essa sobreposição de camadas faz com que o cabelo se torne opaco e pesado e, então, não importa quantas hidratações caríssimas você faça, o efeito não será sentido.

Como identificar o efeito build up?

Uma das formas mais fáceis de identificar esse efeito é simplesmente olhando no espelho. Quando o cabelo está sofrendo pelo acúmulo de resíduos, tende a ficar opaco, perder o movimento e se adquirir um aspecto pesado.

Se você o submeter a tratamentos como a hidratação e perceber que, não importa quão bom seja o produto utilizado, o cabelo simplesmente não apresenta nenhum resultado, está na hora de desconfiar.

Além disso, alguns sinais físicos como a coceira podem ser indicações do efeito build up. É normal sentirmos coceira se ficarmos mais dias sem lavar o cabelo do que o recomendado. Mas quando ela se apresenta de forma mais constante, mesmo após lavarmos as madeixas, está na hora de prestar atenção.

As caspas também são indicadores de que há algum problema em nosso couro cabeludo. Quando esses sinais aparecerem, considere tratar seu cabelo para combater o efeito build up que tanto atrapalha na nutrição e hidratação das madeixas.

Como tratar o cabelo que está sofrendo pelo acúmulo de resíduos?

A boa notícia é que, uma vez identificado, o efeito build up é fácil de ser combatido. Basta redobrar os cuidados na hora de lavar as madeixas. Utilizar um shampoo de limpeza profunda é uma boa forma de fazer isso.

Esse shampoo será responsável por abrir sua fibra capilar e retirar toda e qualquer impureza que estiver ali dentro. Por ser um produto de ação forte, não é recomendado usá-lo diariamente.

Aplique o shampoo apenas na raiz do cabelo e massageie bem para fazer com que o produto aja com mais eficiência. Não é necessário aplicá-lo nas pontas, já que essa região tende a ser naturalmente mais ressecada do que o couro cabeludo.

Como o acúmulo se dá perto da raiz, o shampoo anti-resíduos será essencial para remover o excesso de oleosidade responsável pelas camadas extras indesejadas de produtos que se acumularam ali. A parte extra que escorrerá até as pontas será o suficiente para higienizá-las.

Como evitar o efeito build up?

Agora que você já combateu as causas que levaram ao acúmulo de produtos na raiz do seu cabelo, alguns cuidados serão importantes para evitar que isso aconteça novamente.

Conforme dissemos, não é recomendado utilizar o shampoo de limpeza profunda diariamente. Entretanto, o produto pode ser utilizado semanalmente pelas pessoas que tem cabelo mais oleoso. As donas de madeixas naturalmente mais ressecadas devem usá-lo quinzenalmente ou uma vez por mês.

Além disso, na hora de aplicar o condicionador, cremes e máscaras, procure manter distância de pelo menos 2 cm da raiz do cabelo. Esses produtos, mais oleosos, tendem a aumentar o acúmulo nos fios quando entram em contato direto com o couro cabeludo.

Na hora de enxaguar, certifique-se de ter removido o condicionador por completo do cabelo. O excesso do produto causará o indesejado efeito pesado e opaco nas madeixas.

Outra boa ideia é alternar os produtos utilizados no cabelo. Essa variação será interessante para evitar o acúmulo que causa o efeito build up. Tenha dois tipos de condicionador, máscara e demais produtos para tratamento e, de vez em quando, alterne o uso.

Não se esqueça também de enxaguar o cabelo ao aplicar máscara e outros produtos de hidratação. Esses produtos devem agir nas madeixas pelo tempo indicado e depois serem retirados; apenas cremes leave-in podem ser deixados no cabelo.

Agora que você já sabe um pouco sobre o efeito build up e entendeu por que algumas hidratações podem não estar surtindo o efeito desejado no seu cabelo, leia mais informações sobre o cronograma capilar e como essa rotina de cuidados pode trazer vida de volta ao seu cabelo ressecado e danificado.

efeito build up