DicasEstiloTipos de Cabelo

Difusor de cabelo: conheça os diferentes tipos e aprenda como escolher o ideal para os seus fios

Difusor de cabelo

Se você tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos, com certeza já ouviu falar do difusor de cabelo. Essa ferramenta é uma grande aliada de quem deseja a definição dos sonhos.

É claro que temos que tomar certos cuidados quando usamos ferramentas de calor como o secador nos nossos fios, mas isso não quer dizer que devemos deixar de utilizá-las por completo.

O difusor de cabelo é uma forma interessante de moldar os seus cachos, controlando o volume e dando a definição que você deseja de modo prático. Existem tipos diferentes de difusores que podem ser acoplados ao secador, de acordo com o resultado pretendido.

Para que serve o difusor de cabelo?

O difusor de cabelo é uma ferramenta que é acoplada na ponta do secador para fazer com que o ar quente chegue aos fios de forma mais concentrada. Ele distribui de forma mais homogênea o ar que circula dentro dele, fazendo com que os fios tenham mais definição nos cachos.

Difusor de cabelo
Instagram: @daanielasantos

Ele é uma alternativa ao bico que é geralmente colocado quando fazemos o processo de escova. Com ele, é possível secar os cabelos de forma mais prática e eficiente, dando a textura desejada aos ondulados, cacheados e crespos.

Dessa forma, o difusor de cabelo é considerado um modelador de cachos, já que é um aparelho que, por meio do calor, age nos nossos fios para aumentar a definição dos nossos caracóis.

Como saber qual modelo escolher?

Há quem pense que existe apenas um modelo de difusor de cabelo, mas não é assim. São muitos os modelos disponíveis no mercado, de acordo com o intuito da sua finalização, o nível de definição que você deseja e o tamanho e textura dos seus fios.

Difusor de cabelo

1. Difusor tradicional

O mais tradicional dos difusores é aquele de formato arredondado que tem cerca de 15 centímetros de diâmetro. No caso desse difusor, os cachos são colocados dentro da estrutura, em seções menores, para poder secar de forma uniforme.

É o tipo de difusor de cabelo ideal para quem nunca utilizou essa ferramenta anteriormente e é o mais fácil de ser encontrado.

2. Mãozinha

O difusor de cabelo em formato de mãozinha é uma novidade entre os difusores, sendo considerado também um dos estilos mais funcionais. Esse difusor tem, literalmente, o formato de uma mão, e permite uma secagem extremamente natural que ajuda a evitar a formação de frizz.

Além disso, esse formato é extremamente eficiente para soltar a raiz, secando-as de forma mais suave. É o ideal para quem quer cachos mais abertos e mais leves.

Difusor de cabelo
As onduladas amam esse modelo. Instagram: @larissascanavini

3. Maxi

O difusor maxi tem um diâmetro maior do que o tradicional, e ajuda a secar os fios de forma mais prática e fácil. É a ferramenta ideal para quem tem cabelos mais compridos e deseja que os cachos mais formatos fiquem mais abertos.

Ele permite selecionar uma quantidade maior de fios para realizar a secagem.

Bônus: improvise um difusor de cabelo em casa

Se você não tem um difusor de cabelo em casa, saiba que é possível improvisar para conseguir dar a definição desejada para os seus fios.

Com uma camiseta

Pegue uma camiseta de algodão e coloque sobre a sua cabeça, deixando as mangas perto da região das orelhas. Então, divida os seus cabelos ao meio e envolva os fios com as mangas.

Ligue o secador e direcione o jato para os fios, em temperatura e velocidade média, mantendo distância de ao menos 10 centímetros dos seus cabelos.

Dessa forma, você conseguirá direcionar o jato de forma semelhante àquela do difusor de cabelo, aumentando a definição dos fios.

Com uma peneira

Também é possível imitar o resultado de um difusor de cabelo utilizando uma peneira de tamanho médio. Sim, aquela peneira da cozinha que usamos para coar o suco ou a farinha.

Isso porque esse utensílio tem furinhos que podem imitar o efeito conseguido pelo difusor. Para usar, separe seus cabelos em mechas e coloque as pontas delas dentro da peneira, mantendo-a próxima à cabeça.

Com o secador na temperatura e velocidade médias, direcione o jato para os fios e depois repita essa operação em todas as mechas, até conseguir o resultado desejado. A @bemnacara tem um tutorial super rapidinho de como usar 😆.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dyane Belmonte – Di (@bemnacara) em

Cuidados ao usar o difusor de cabelo

O difusor de cabelo é um grande aliado da definição dos cachos para as onduladas, cacheadas e crespas, mas é preciso ter alguns cuidados.

O primeiro cuidado é o de manter seus fios sempre saudáveis, de preferência por meio de uma rotina de cuidados como o cronograma capilar, que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar para fazer com que seus cabelos fiquem fortes e brilhosos por mais tempo.

Antes de utilizar qualquer ferramenta de calor nos nossos fios, é fundamental proteger nossos cabelos com um protetor térmico, que irá minimizar o impacto negativo do calor emanado pelo aparelho e fazer com que seus fios fiquem menos ressecados.

Difusor de cabelo

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>