Cronograma CapilarHidrataçãoNutrição Capilar

Você sabe qual é a diferença entre nutrição e hidratação capilar? Conheça!

diferença nutrição e hidratação

A nutrição e hidratação capilar são duas etapas do cronograma capilar e que podem acabar se confundindo bastante. Embora ambas sejam fundamentais para a saúde dos fios, é comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre nutrição e hidratação, como escolher os produtos certos para cada uma das etapas e também como descobrir qual delas o cabelo está necessitando.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor quais são as diferenças entre nutrição e hidratação capilar, para que você possa cuidar dos seus fios sabendo exatamente a solução para o problema que eles estão apresentando. Vamos nessa?

Qual a diferença entre hidratação e nutrição capilar?

Advertisement

Embora a nutrição e a hidratação capilar sejam etapas necessárias para deixar os fios saudáveis, brilhantes e macios, elas são diferentes e podem gerar bastante dúvida.

A hidratação capilar é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelo. Porém a frequência vai depender da saúde em que o cabelo se encontra. O objetivo da hidratação é tratar o ressecamento. Ela devolve para a fibra capilar a água que é perdida devido a diversos fatores, como sol, vento, uso de secador e chapinha, entre outros. O resultado que a hidratação proporciona aos fios é a recuperação do brilho e da maciez. Esse resultado pode ser visto logo após o primeiro tratamento.

qual é a diferença nutrição e hidratação
Foto/Reprodução: Pinterest

 

Já a nutrição é um tratamento mais intenso se comparada a hidratação. Ela tem como objetivo recuperar os nutrientes e os lipídeos perdidos pela fibra capilar. Essa etapa é bastante indicada para tratar casos mais graves de ressecamento. É muito indicada também para fios com muito frizz, que realmente necessitam serem nutridos de forma mais profunda.

É super importante citar que embora existam diferenças entre a nutrição e a hidratação, uma etapa não é melhor do que a outra, ok? Tudo vai depender das necessidades dos seus fios. Além disso, é sempre interessante revezar entre os tratamentos também. Assim, os fios não ficam sobrecarregados somente com um tipo de ativo.

Como saber qual das 2 etapas o cabelo precisa?

Não é difícil identificar se o cabelo está precisando de nutrição ou hidratação capilar. Se os seus fios estão com bastante frizz, muito ressecamento e aspecto indisciplinado, é de nutrição que eles estão precisando. Já se o seu cabelo está ressecado, opaco, com aspecto áspero e muito embaraçado, é a etapa de hidratação que ele está necessitando.

Geralmente, o cabelo seco e o cacheado são os que apresentam maior ressecamento e, por isso, necessitam da etapa de nutrição e de hidratação semanalmente. Já em fios oleosos, ambos os tratamentos podem ser feitos com menos frequência.

Advertisement
diferença nutrição e hidratação qual preciso
Foto/Reprodução: Pinterest

Como escolher a máscara de hidratação ideal?

Se você está em busca de uma boa máscara de hidratação, em primeiro lugar é importante prestar atenção na marca do produto, que precisa ser de confiança. Além disso, também é muito importante prestar atenção nos ativos que a máscara contém. É interessante que elas sejam ricas em glicerina, silicones, pantenol, extratos aquosos, vitaminas, aloe vera e biotina.

Ao ficar atenta aos ativos, você vai conseguir ainda unir benefícios em uma só máscara hidratante. Assim, ela pode ajudar não só a tratar o ressecamento, como também a estimular o crescimento saudável, reduzir a quebra, entre outros.

Como escolher a máscara de nutrição ideal?

As dicas para escolher a máscara de nutrição ideal não são diferentes das ditas anteriormente. É necessário ficar de olho na marca, que precisa ser confiável, e também nos ativos. Geralmente, boas máscaras nutritivas contêm óleos e manteigas vegetais em sua fórmula. Bons exemplos são o óleo de argan, vitamina E, extrato de mirra, óleo de rícino, óleo de coco, entre outros.

Uma excelente opção para turbinar ainda mais o tratamento nutritivo dos seus fios é a umectação capilar caseira. Na umectação, basta aplicar uma boa quantidade de óleo vegetal (como de coco ou de rícino, por exemplo) por todo o comprimento dos fios. Aguarde pelo menos duas horas antes de lavar.

diferença nutrição e hidratação e umectação

Você pode também dormir com o óleo escolhido nos fios e só retirar na manhã seguinte ao acordar. Existem diversas receitinhas de umectação capilar, escolha a que mais gostar e comece já a testar esse tratamento muito poderoso e nutritivo para os seus fios.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>