Dicas

Qual é a diferença entre Gel, Geleia e Gelatina para cabelo? Entenda como escolher o seu!

Qual é a diferença entre Gel, Geleia e Gelatina para cabelo? Entenda como escolher o seu!

Quem busca por definição dos fios já deve ter se deparado com a gelatina para cabelo. Esse produto é um dos queridinhos das onduladas e cacheadas e possui diversas características que ajudam não somente a trazer mais definição, mas também a melhorar o aspecto dos fios.

Enquadrada na categoria de produtos que ajudam na hora de finalizar e moldar os fios, a gelatina é comumente confundida com o gel. Se você não sabe qual a diferença entre ambos, eu irei explicar direitinho.

O que é e para que serve gelatina para cabelo?

A gelatina para cabelo é um produto indicado para ajudar a moldar os fios. Sua ação faz com que as madeixas consigam mais volume sem, no entanto, ficarem ressecadas ou causar frizz em excesso.

gelatina controla sem tirar o volume
Instagram: @istina.manners

Quando aplicadas em cabelos lisos, ela irá ajudar a mantê-los mais hidratados. Nos cabelos ondulados e cacheados, ela é ideal para moldar e trazer mais volume. Ela contribui para deixar o cabelo com maior definição e para a nutrição dos fios.

Portanto, a gelatina para cabelo é muito indicada para quem curte fios com maior definição e com volume maior, mas ainda controlado. Ela faz com que o day after dure mais tempo.

Basta ver os tutoriais capilares na internet para perceber que a gelatina é, de fato, um dos produtos mais usados pelas onduladas e cacheadas de forma geral, por ser considerado aquele que ajuda a manter a definição e o volume do jeito que todo mundo tanto ama.

Qual é a diferença entre gel e gelatina para cabelo?

A gelatina para cabelo tem uma textura diferente da do gel para cabelo, ainda que possa ser um pouco difícil de distinguir à primeira vista.

A gelatina é mais densa do que o gel para cabelo, que costuma ser mais líquido e mais leve.

A proposta do gel é, de forma geral, de alinhar os fios, fazendo com que eles fiquem no lugar por mais tempo. O gel para cabelo de alta fixação é muito utilizado para fixar penteados e fazer com que durem a noite inteira.

resultado do gel é diferente da gelatina para cabelo
Instagram: @istina.manners

É importante testar ambos os produtos para ver qual traz os resultados que você mais gosta de acordo com o seu estilo de moldar os seus fios. E vale também misturar com outros produtos finalizadores, como creme e o óleo.

E a geleia capilar? O que é?

Nem só de gel e gelatina para cabelo vive o mundo capilar. Como se essa distinção não fosse o suficiente, há também a geleia capilar.

Esse produto possui textura mais grudenta do que os outros dois, tendo uma fixação ainda mais poderosa do que o gel.

As cacheadas costumam indicar a geleia capilar para moldar o baby hair, que é aquele cabelinho que ainda está começando a nascer e costuma ficar levantadinho na testa.

A durabilidade e alta fixação desse produto faz com que ele seja o ideal para moldar o baby hair e fazer com que ele não atrapalhe o visual.

Para que tipo de cabelo cada um desses produtos é indicado?

Os três tipos de produtos podem ser utilizados em qualquer tipo de fio, dependendo apenas do resultado desejado na aplicação.

De forma geral, a gelatina e a geleia são mais utilizadas por onduladas e cacheadas por serem mais conhecidas como um auxílio extra para a definição dos fios, fazendo com que os cachinhos fiquem no lugar por mais tempo.

Como eles podem ser usados na finalização

Se a proposta é pensar no resultado desejado, cada um desses produtos pode ser usado com um passo a passo de acordo com o resultado que você deseja para os seus fios.

Gelatina

As gelatinas capilares podem ser aplicadas no momento de finalização dos fios. Aplique mecha a mecha, para ajudar na definição dos cachos e fazer com que o day after dure mais tempo. Sua textura consistente irá fazer com que o volume fique controlado sem, no entanto, deixar de existir.

finalização com gelatina para cabelo
Instagram: @cacheadanacrise

Pode-se também investir na combinação de três produtos diferentes, sendo eles o creme de pentear, o óleo e a gelatina. É altamente indicada para quem deseja deixar os cachos macios e muito definidos. Por fim, pode-se também aplicar a gelatina para minimizar o frizz.

Gel

O gel pode ser aplicado para fixar um penteado e fazer com que ele dure mais tempo. Ele também é um ótimo aliado das pessoas com cabelo crespos e cacheados que adoram um volumão nos fios. Isso porque sua textura mais leve faz com que ele não pese tanto nos fios, permitindo um volume extra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabi Soares | Cacheada➿ (@gabsoaress) em

Geleia

A geleia, como dito, pode ser aplicada no baby hair para moldá-lo e também nos fios para quem deseja uma fixação extra.

É importante apenas ficar atenta na quantidade de produto aplicado para que os fios não fiquem pesados demais. Isso pode impedir que os cachos de se formem e fazercom que os fios fiquem sem volume.

Agora que você já sabe a diferença entre a gelatina para cabelo e o gel para cabelo, está na hora de aprender mais sobre outro importante aliado dos fios: o leave-in.

Você usa algum desses produtos? Conta aqui nos comentários e compartilhe essa matéria!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>