12 dicas para ter cachos perfeitos

12 dicas para ter cachos perfeitos

A beleza natural é uma das grandes tendências do momento e representa uma importante mudança no comportamento feminino em relação às madeixas. Cada vez mais, as mulheres estão dando adeus aos alisamentos constantes e aderindo aos fios encaracolados e em busca dos cachos perfeitos.

Os cachos estão mesmo com tudo, mas deixá-los bonitos e bem definidos às vezes parece um grande desafio. Afinal, os fios cacheados geralmente são mais indisciplinados, não é mesmo?

Mas calma, pois temos boas notícias! Ainda que pareça difícil, há alguns truques que facilitam muito a rotina de manutenção desse tipo de cabelo. Acompanhe a seguir as dicas que preparamos para deixar os cachos perfeitos e perceba que cuidar deles pode ser mais prático do que você imagina.

Em busca de cachos perfeitos? Confira essas dicas!

Para ter cachinhos saudáveis e bem definidos, existem alguns truques:

antes e depois cabelo cacheado
Antes e depois do corte – @brunodantte

1. Escolha o corte certo

O corte certo é o ponto de partida para cachos perfeitos e com boa definição. Pensando nisso, a dica é que você converse com o seu cabeleireiro para que juntos vocês determinem o que é melhor para o seu caso em específico.

Mas vale reforçar que, comumente, os mais indicados para os cabelos encaracolados são os cortes em camadas e com comprimento médio (pouco abaixo do ombro) – que deixam os fios mais leves e soltos.

2. Lave com água fria

A água fria é uma grande aliada dos cachos perfeitos, já que estimula o brilho e a hidratação natural. Então, quem sabe mudar esse pequeno hábito na hora da lavagem? Uma dica para quem não consegue tomar um banho mais frio é investir em um jato de água bem gelada ao final da lavagem. Esse “choque térmico” ativa a fibra capilar e promove bons resultados.

3. Não lave o cabelo todos os dias

Você sabia que a lavagem pode ajudar a ressecar os fios? Por isso, lavá-los diariamente não é a melhor alternativa para quem deseja ter cachos perfeitos. Esse hábito impede que a oleosidade natural dos fios chegue até as pontas, deixando-os cada vez mais opacos e sem vida. Então, experimente a regra do “dia sim, dia não” e avalie os resultados.

4. Aposte nos leave-ins

Os leave-ins são um dos segredinhos importantes para quem deseja garantir cachos perfeitos. Esse produto atua como uma espécie de condicionador, mas deve ser aplicado nos fios após o banho (a ação é sem enxágue).

Ele ajuda a hidratar o fio e a modelá-lo de forma mais eficiente do que os cremes tradicionais. A dica especial é aproveitar a aplicação para ativar o formato do cacho, por isso, passe o produto como se estivesse “amassando” o cabelo.

5. Quando possível, opte pela secagem natural

É recomendando manter certa distância do secador de cabelo, já que esse acessório tende a reter umidade, deixando os fios mais lisos. Além do mais, o calor excessivo tende a danificar as pontas e ressecar a fibra capilar no longo prazo. Então, sempre que possível, deixe seus fios secarem naturalmente.

6. Use difusor

Se você não consegue deixar os seus fios secando naturalmente, temos uma dica para uso do secador: troque a ponteira para um difusor. Esse apetrecho é um bom amigo dos cabelos cacheados e garante fios secos sem o aspecto liso e escovado.

Ele ajuda a trazer definição para as ondas, já que se adapta melhor ao formato do cabelo e distribui de forma mais uniforme o ar.

7. Não durma com o cabelo molhado

Dormir com os fios molhados é um perigo para quem quer um cabelo cheio de cachos perfeitos. Esse hábito tão comum entre o público feminino pode levar à quebra da fibra do cabelo e comprometer toda a estética dos fios. Por isso, procure estar com os cabelos bem secos antes de deitar no travesseiro.

8. Coloque os fios para cima na hora de deitar

Durante a noite, os cabelos tendem a ficar amassados. Por isso, uma dica para manter os cachos perfeitos e bem definidos é colocá-los para cima do travesseiro na hora de deitar. Com esse hábito, suas madeixas acordarão lindas e bem definidas – do jeito que você precisa para encarar um novo dia!

9. Use silicone nas pontas

O silicone atua de forma benéfica na estética dos fios e é um segredo dos cachos perfeitos. Invista nesse produtinho e aplique nas pontas assim que o seu cabelo estiver totalmente seco (ou em qualquer outro momento do dia que você julgar necessário). Você vai ver como terá melhor acabamento e brilho nos cachos!

cachos perfeitos
Wendy Joseph -@ohwendyoh

10. Hidrate sempre

A hidratação é rotina essencial para qualquer tipo de cabelo, especialmente para quem busca cachos perfeitos. Os fios só terão uma boa estética se estiverem devidamente nutridos para isso: lembre-se de que a beleza vem de dentro!

Visite o seu cabeleireiro com frequência para que ele possa aplicar o melhor tipo de hidratação para o seu tipo de cabelo. Ainda, não deixe de pesquisar umas receitinhas caseiras que poderão complementar este tratamento.

11. Aposte em produtos de definição

Hoje em dia, opções que facilitam o cuidado com os cabelos cacheados é o que não faltam, especialmente quando falamos em definição. As marcas estão investindo em novas fórmulas que ajudam a valorizar as propriedades dos fios, ajudando a manter os cachos perfeitos e saudáveis.

12. Evite química

A química frequente pode oferecer riscos para a saúde dos fios, o que reflete diretamente na aparência das madeixas. Por isso, sobretudo durante sua transição capilar, evite fazer intervenções regulares e opte sempre por opções que agridem menos os fios. 

Colocando essas dicas em prática, você vai perceber que obter cachos perfeitos é possível! Ah, e depois nos conte aqui pelos comentários os resultados que você obteve com essas práticas.

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra