Dicas

Dicas para cabelo: o que você precisa saber para cuidar das madeixas em casa

Dicas para cabelo: o que você precisa saber para cuidar das madeixas em casa

Vontade de cuidar do cabelo, né, minha filha? Para a sua sorte, cheguei com algumas dicas para cabelo que irão tornar os seus cuidados ainda mais práticos e eficientes, porque nós gostamos de resultados rápidos e com economia de tempo. Vamos aprender como deixar os fios saudáveis em casa?

Há muito mais entre os cuidados capilares e a beleza dos fios do que sonha a nossa vã filosofia. Ter cabelos saudáveis e bonitos implica ter conhecimento acerca dos produtos que você aplica, dos tipos de cuidados que são indicados para os seus fios e da quantidade de vezes que cada cuidado deve ser feito ao mês.

Pode parecer algo muito complexo, mas é bem mais simples do que imaginamos, já que a resposta para a maioria dos seus problemas capilares está exatamente nos seus cabelos. E o que exatamente isso quer dizer? Vamos entender melhor.

6 dicas para cabelo de como cuidar e tratar seus fios

As opções de produtos capilares e receitinhas caseiras para cuidar dos fios são inúmeras. Mas antes de mais nada, é preciso entender do que os seus cabelos precisam.

Vou usar um exemplo: de nada adianta você estar na praça de alimentação mais completa do mundo se você não tiver certeza se está com fome ou com sede. Quando você souber do que você precisa, poderá escolher dentre as muitas opções.

Então, vamos ver algumas dicas para cabelo e entender como cuidar dos seus fios do jeitinho certo?

Autoconhecimento capilar

Autoconhecimento parece ser a chave de tudo, porque de fato é. Para poder cuidar dos seus cabelos, você precisa entender qual é o seu tipo de cabelo, quais são as suas principais necessidades capilares e o que cada tratamento te trará como resultado.

dicas para cabelo conheça seu cabelo
Instagram: @curlygirlenergy

Cabelos cacheados e crespos, por exemplo, costumam ser mais ressecados e carentes de nutrição capilar. Cabelos lisos costumam ser mais oleosos. Cabelos coloridos necessitam de reconstrução com maior frequência.

Ainda que todos os tipos de cabelos possam se beneficiar do cronograma capilar, ao entender como analisar os seus fios, você poderá montar a rotina de cuidados mais adequada para você, potencializando os resultados.

Cuidados básicos para o cabelo

Alguns cuidados básicos, no entanto, independem do seu tipo de fio. Vamos a alguns cuidados básicos que você deve ter atenção todos os dias:

– Jamais lavar o cabelo com água quente, sempre com água fria ou morna.

– O shampoo deve ser aplicado na raiz e o condicionador no comprimento.

dicas para cabelo aplicação do shampoo
Instagram: @pageofcupsbotanicals

Não durma nunca com os cabelos molhados. Isso fará com que seus fios se quebrem mais facilmente. É aquela boa e velha sabedoria do tempo da nossa avó.

– Procure utilizar produtos que tenham como objetivo proteger os fios. Por exemplo, use leave in e finalizadores que tenham protetor solar e térmico na composição.

Não esqueça de hidratar o cabelo ou fazer um tratamento

Ainda que a hidratação seja o tratamento mais difundido para cuidar dos fios, é importante saber que ela não é a única forma de manter as madeixas mais saudáveis.

Por isso, repito que é necessário analisar os seus fios para verificar exatamente qual o tratamento mais indicado dentre os muito citados nessas dicas para cabelo.

Pode ser que, por vezes, você sinta que nenhum tratamento está surtindo efeito pelo simples motivo de que está insistindo naquele que não trará solução para os seus problemas capilares.

Cronograma capilar

Já mencionei o cronograma capilar, mas vamos falar de novo dele porque é uma das dicas para cabelo mais eficientes para manter a saúde dos fios em dia.

O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados indicada para todos os tipos de fios e que alterna as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

A hidratação é responsável por repor a água perdida pelos fios. A nutrição tem como intuito recuperar a oleosidade natural das madeixas e, por fim, a reconstrução irá repor a proteína perdida pela fibra capilar.

É possível alternar essas etapas de diversas formas, de acordo com as suas necessidades capilares.

Saber usar a máscara de tratamento

A máscara de tratamento é a forma mais prática de hidratar, nutrir ou reconstruir os seus fios.

No entanto, assim como o uso do shampoo e condicionador, é importante aplicá-las corretamente. Por isso, aqui vão algumas dicas para esse momento:

dicas para cabelo de como usar a máscara
Instagram: @summer_salt

– Siga as instruções de aplicação;

– Respeite o tempo indicado na embalagem de atuação do produto;

– Procure não aplicar o produto muito perto da raiz e do couro cabeludo. Isso pode contribuir para deixar seus fios mais oleosos e para a formação das indesejadas caspas.

Prestar atenção no rótulo dos produtos

Já que mencionei as instruções das embalagens, é importante ressaltar que prestar atenção no rótulo dos produtos é essencial para entender para que cada produto serve, qual a sua composição e, assim, saber se você deve ou não comprá-lo.

dicas para cabelo prestar atenção no rótulo
Instagram: @umbertogianninius

Muitos produtos contam com slogans enganosos em seus rótulos, com a finalidade de chamar a atenção das compradoras. Por isso, antes de comprar um produto, verifique direitinho a sua composição para ter certeza de que não gastará o seu dinheiro à toa.

Espero que essas dicas para cabelo tenham sido proveitosas e, agora, está na hora de por mãos à obra e cuidar dos seus fios. Aprenda como ler corretamente os rótulos no nosso guia completo.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe!

 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>