Detox capilar: o que é e como fazer em casa

Detox capilar: o que é e como fazer em casa

Há vezes em que nosso cabelo parece criar vida própria e se rebelar contra os tratamentos que tão gentilmente oferecemos a ele. Hidratação, nutrição, nada parece resolver: o resultado é sempre um cabelo oleoso e com acúmulo de resíduos, o famoso efeito build up. Quando chega esse momento, a melhor solução talvez seja recorrer ao detox capilar.

Você já deve ter ouvido diversas vezes a palavra detox e, provavelmente, está se imaginando agora tomando um suco verde e comendo verduras. Mas o detox capilar é um pouco diferente.

O que é o detox capilar?

A palavra detox nada mais significa do que desintoxicação. Por vezes, fazemos tantos tratamentos diferentes no nosso cabelo em uma tentativa de deixá-lo mais saudável, que o resultado acaba sendo exatamente o contrário. Nossas madeixas tornam-se pesadas e sem brilho.

Soma-se a isso a ação dos agentes externos como o vento, poluição e sol, e o acúmulo de resíduos como o sal, cloro, sujeira e gordura. Todos esses elementos juntos acabam por prejudicar a saúde do cabelo, e é aí que o detox capilar entra.

Por meio dessa técnica, é possível fazer uma limpeza profunda e eficaz nas madeixas, de modo a remover por completo os resíduos acumulados durante o tempo. Esse excesso de resíduos prejudica o bulbo do cabelo, dificultando sua respiração e fazendo com que o cabelo não cresça.

Quais são os benefícios do detox capilar?

O detox capilar apresentará diversos benefícios para as suas madeixas, sendo essencial para manter a saúde dos fios. Ao promover a limpeza profunda do cabelo, ele será importante para reduzir a oleosidade e, consequentemente, a produção de caspas.

Além disso, o detox capilar contribui para o fortalecimento do cabelo e estimula um crescimento mais saudável, uma vez que o bulbo capilar não estará mais intoxicado com o excesso de resíduos acumulados.

Ao fazer o detox capilar, você também contribuirá para o aumento da circulação no couro cabeludo e a renovação celular do local, o que auxiliará na prevenção da queda precoce dos fios.

Como fazer essa técnica?

Resolveu que está na hora de fazer o detox capilar mas não sabe por onde começar? Fique tranquila que estamos aqui para ajudá-la. Esse processo pode ser feito tanto no salão quanto em casa, e consiste em alguns passos simples.

Para aquelas que optarem por fazer o detox capilar em casa, basta seguir o passo a passo abaixo:

    1. Lavar os fios

Escolha um bom shampoo de limpeza profunda. Esse produto será responsável por limpar e ativar a circulação do couro cabeludo. Os mais indicados são aqueles que contém ativos como a hortelã, chá verde, gengibre e alecrim, pois, além de realizarem a limpeza de forma refrescante, esses extratos possuem propriedades antiinflamatórias, calmantes e adstringentes.

    2. Argiloterapia

A argila é muito utilizada na limpeza facial, mas você sabia que ela também pode ser de grande auxílio para a saúde do cabelo? Por isso, o segundo passo para o detox capilar é aplicar produtos que contenham argila, que irá desintoxicar o couro cabeludo por meio da esfoliação capilar. As argilas que podem ser utilizadas são a verde, a branca ou a rosa.

   3. Hidratação

Como era de se esperar, o detox capilar conta também com uma bela hidratação nas madeixas, já que, após remover os resíduos de impureza do couro cabeludo, é preciso devolver os nutrientes que o fio precisa para a sua saúde que acabaram sendo retirados. 

Enxague o cabelo e escolha a máscara de hidratação de sua preferência. Separe as madeixas em mechas e aplique o produto em cada uma das mechas, respeitando a distância de dois centímetros da raiz. Então, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.

    4. Condicionador

Depois de hidratar o cabelo, está na hora de condicioná-lo para fechar as escamas que o shampoo de limpeza profunda abriu e garantir que a hidratação ficará seladinha ali dentro. Use o condicionador de sua preferência. Enxague o cabelo para remover a máscara de hidratação e então aplique o condicionador, deixando agir pelo tempo indicado na embalagem. Por fim, enxague novamente.

O detox capilar pode ser feito a cada 15 dias em cabelos muito oleosos e mistos. Aquelas que tem as madeixas normais ou secas podem recorrer a esse processo uma vez por mês.

Incorporar o detox capilar na sua rotina de cuidados de cabelo é não somente uma forma de garantir a saúde das madeixas, mas também de fazer valer o valor que pagamos em produtos de hidratação. E por falar em rotinas de cuidados, você já ouviu falar no cronograma capilar e nas vantagens que ele traz para nossos fios?

 

detox capilar

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
4 Comentários
  1. Avatar
    lamara 26/04/2019

    muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos

    Reply
    • Avatar
      Yenzah 29/04/2019

      Amamos saber que gostou da matéria, lamara.

      Reply
  2. Avatar
    marcelo nogueira 22/06/2019

    muito bom o seu blog amigo , boas dicas tmj

    Reply
    • Avatar
      Yenzah 25/06/2019

      Adoramos saber que gostou da matéria, Marcelo!

      Reply

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra