Há vezes em que nosso cabelo parece criar vida própria e se rebelar contra os tratamentos que tão gentilmente oferecemos a ele. Hidratação, nutrição, nada parece resolver: o resultado é sempre um cabelo oleoso e com acúmulo de resíduos, o famoso efeito build up. Quando chega esse momento, a melhor solução talvez seja recorrer ao detox capilar.

Você já deve ter ouvido diversas vezes a palavra detox e, provavelmente, está se imaginando agora tomando um suco verde e comendo verduras. Mas o detox capilar é um pouco diferente.

O que é o detox capilar?

A palavra detox nada mais significa do que desintoxicação. Por vezes, fazemos tantos tratamentos diferentes no nosso cabelo em uma tentativa de deixá-lo mais saudável, que o resultado acaba sendo exatamente o contrário. Nossas madeixas tornam-se pesadas e sem brilho.

Soma-se a isso a ação dos agentes externos como o vento, poluição e sol, e o acúmulo de resíduos como o sal, cloro, sujeira e gordura. Todos esses elementos juntos acabam por prejudicar a saúde do cabelo, e é aí que o detox capilar entra.

Por meio dessa técnica, é possível fazer uma limpeza profunda e eficaz nas madeixas, de modo a remover por completo os resíduos acumulados durante o tempo. Esse excesso de resíduos prejudica o bulbo do cabelo, dificultando sua respiração e fazendo com que o cabelo não cresça.

Quais são os benefícios do detox capilar?

O detox capilar apresentará diversos benefícios para as suas madeixas, sendo essencial para manter a saúde dos fios. Ao promover a limpeza profunda do cabelo, ele será importante para reduzir a oleosidade e, consequentemente, a produção de caspas.

Além disso, o detox capilar contribui para o fortalecimento do cabelo e estimula um crescimento mais saudável, uma vez que o bulbo capilar não estará mais intoxicado com o excesso de resíduos acumulados.

Ao fazer o detox capilar, você também contribuirá para o aumento da circulação no couro cabeludo e a renovação celular do local, o que auxiliará na prevenção da queda precoce dos fios.

Como fazer essa técnica?

Resolveu que está na hora de fazer o detox capilar mas não sabe por onde começar? Fique tranquila que estamos aqui para ajudá-la. Esse processo pode ser feito tanto no salão quanto em casa, e consiste em alguns passos simples.

Para aquelas que optarem por fazer o detox capilar em casa, basta seguir o passo a passo abaixo:

    1. Lavar os fios

Escolha um bom shampoo de limpeza profunda. Esse produto será responsável por limpar e ativar a circulação do couro cabeludo. Os mais indicados são aqueles que contém ativos como a hortelã, chá verde, gengibre e alecrim, pois, além de realizarem a limpeza de forma refrescante, esses extratos possuem propriedades antiinflamatórias, calmantes e adstringentes.

    2. Argiloterapia

A argila é muito utilizada na limpeza facial, mas você sabia que ela também pode ser de grande auxílio para a saúde do cabelo? Por isso, o segundo passo para o detox capilar é aplicar produtos que contenham argila, que irá desintoxicar o couro cabeludo por meio da esfoliação capilar. As argilas que podem ser utilizadas são a verde, a branca ou a rosa.

   3. Hidratação

Como era de se esperar, o detox capilar conta também com uma bela hidratação nas madeixas, já que, após remover os resíduos de impureza do couro cabeludo, é preciso devolver os nutrientes que o fio precisa para a sua saúde que acabaram sendo retirados. 

Enxague o cabelo e escolha a máscara de hidratação de sua preferência. Separe as madeixas em mechas e aplique o produto em cada uma das mechas, respeitando a distância de dois centímetros da raiz. Então, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.

    4. Condicionador

Depois de hidratar o cabelo, está na hora de condicioná-lo para fechar as escamas que o shampoo de limpeza profunda abriu e garantir que a hidratação ficará seladinha ali dentro. Use o condicionador de sua preferência. Enxague o cabelo para remover a máscara de hidratação e então aplique o condicionador, deixando agir pelo tempo indicado na embalagem. Por fim, enxague novamente.

O detox capilar pode ser feito a cada 15 dias em cabelos muito oleosos e mistos. Aquelas que tem as madeixas normais ou secas podem recorrer a esse processo uma vez por mês.

Incorporar o detox capilar na sua rotina de cuidados de cabelo é não somente uma forma de garantir a saúde das madeixas, mas também de fazer valer o valor que pagamos em produtos de hidratação. E por falar em rotinas de cuidados, você já ouviu falar no cronograma capilar e nas vantagens que ele traz para nossos fios?

 

detox capilar