Em nome da saúde capilar e com a finalidade de alcançar o brilho e textura desejados para as madeixas, muitas mulheres recorrem a diversos produtos de beleza ou hidratações caseiras. Mas o que muitas pessoas não sabem é, mesmo que façamos os melhores tratamentos existentes, há hábitos do dia a dia que são responsáveis por detonar o cabelo.

Muitas mulheres procuram salões de beleza e profissionais da área capilar em busca do conserto para problemas capilares que poderiam ser evitados seguindo passos simples. Muitas vezes somos culpadas por detonar os fios sem nem percebermos, seja por descuido ou por recorrer a hábitos que julgamos ser saudáveis mas que, na verdade, servem apenas para danificar os fios.

7 hábitos comuns do dia a dia que podem detonar o cabelo

A principal dica de beleza que deve ser seguida para conquistar madeixas saudáveis e brilhantes é investir em bons hábitos. Ao ficar atenta aos pequenos detalhes rotineiros que muitas vezes ignoramos, é mais possível identificar qual é o responsável por detonar o cabelo.

Listaremos abaixo alguns dos erros mais comuns que muitas pessoas ignoram.

1. Prender o cabelo muito apertado

Usar o cabelo preso pode ser muito útil, principalmente em dias de calor excessivo. Mas prender o cabelo com muita frequência ou prendê-lo muito apertado contribui para a quebra do fio, o que impede seu cabelo de crescer.

Se você sente que toma diversos suplementos na tentativa de acelerar o crescimento dos fios, mas eles continuam quebradiços, saiba que o hábito de prender o cabelo em demasiada e usar elásticos apertados ou prender muito apertado contribui para detonar o cabelo. Por isso, opte por rabos mais soltos e use elásticos mais fofos para correr menos risco de quebrar os fios.

2. Usar shampoo anti-resíduos diariamente

Os shampoos anti-resíduos são muito eficientes na limpeza do couro cabeludo, removendo impurezas que contribuem para o aspecto gorduroso dos fios. Mas esses shampoos não removem apenas as impurezas. Eles abrem as cutículas do fio e removem também os elementos necessários para a saúde capilar. Quando utilizados em excesso, podem causar ressecamento e frizz.

Por isso, opte por utilizá-los, no máximo, duas vezes por semana. Uma alternativa é utilizar, no cotidiano, os shampoo sem sulfato.

3. Lavar o cabelo com água quente

Esse é praticamente o primeiro item a ser condenado por todo cabeleireiro, mas mesmo assim, continuamos fazendo. Por mais que um banho quente possa ser gostoso, a água excessivamente quente faz mal para a pele e também é responsável por detonar o cabelo.

Quando lavamos as madeixas com água quente, abrimos as cutículas do fio, o que estimula a produção de mais óleo pelo couro cabeludo e, ao mesmo tempo, contribui para o ressecamento das pontas. Já dá para imaginar que a soma dessa equação é um resultado nada favorável para a saúde das madeixas, não é mesmo? Em vez disso, opte por lavar o cabelo com água morna ou fria.

4. Enrolar o cabelo em uma toalha

Tanto o hábito de enrolar o cabelo em uma toalha quanto o de esfregá-lo com o auxílio desse acessório contribuem para detonar o cabelo. A fricção causada pela toalha quebra os fios e irrita as cutículas capilares.

O ideal é secar as madeixas com uma camiseta de algodão, apertando mecha por mecha sem esfregar, para não causar frizz. Desse modo, será possível remover a umidade mais eficientemente e sem detonar o cabelo. E nem pensar em enrolar a toalha ou camiseta no cabelo, ok?

5. Pentear o cabelo agressivamente

Muitas pessoas se espantam ao saber que o modo como penteiam e desembaraçam as madeixas é responsável por detonar o cabelo. Afinal de contas, todo mundo sabe como pentear o cabelo, certo? Errado.

Embora muitas pessoas acreditem que o ideal é desembaraçar os fios quando ainda estão molhados, a verdade é que esse é o momento em que nosso cabelo está mais frágil. Entretanto, é difícil, às vezes, não pentear o cabelo após o banho e, no caso das cacheadas, é o único momento possível, já que pentear os fios secos retirará a definição dos cachos.

Então, deve-se aplicar um creme para pentear e usar um pente de dentes largos. Mas, principalmente, deve-se começar desembaraçando as madeixas das pontas e, aos poucos, subir para a raiz. Começar a desembaraçar direto da raiz irá quebrar o fio e causar frizz, então não se esqueça disso.

6. O uso do condicionador

Há dois erros que envolvem o uso do condicionador: não usá-lo ou usá-lo de modo errado.

A função do condicionador é selar as cutículas capilares que foram abertas pelo shampoo. O produto não deve ser deixado mais tempo do que o indicado porque ele não é uma máscara capilar. Quando deixado além do tempo, o produto prejudica os fios, conferindo aspecto pesado às madeixas.

Além disso, o condicionador não deve ser aplicado na raiz, pois isso fará com que fique oleosa. Deve-se aplicar o produto apenas no comprimento e nas pontas.

7. Dormir de cabelo molhado

Prender o fio ainda molhado ou dormir com o cabelo molhado irá detonar o cabelo, causando mais risco de quebra e enfraquecimento do fio. O fio fica mais frágil quando está molhado. Adicionando nessa conta a fricção do cabelo no travesseiro, tem-se a receita para o desastre.

Além disso, o fio molhado favorece o aparecimento de caspas e fungos. Por isso, seque sempre o cabelo antes de dormir, ok?

Cuidar da saúde de nossas madeixas envolve não somente usar os produtos adequados, mas também prestar atenção aos hábitos cotidianos que podem detonar o cabelo. Agora que você já sabe quais hábitos evitar, que tal se informar sobre o cronograma capilar, rotina de cuidados para devolver vida ao cabelo?

detonar o cabelo