Desprogressiva é a mesma coisa que transição capilar? Os cachos voltam mesmo? Como fazer?

Desprogressiva é a mesma coisa que transição capilar? Os cachos voltam mesmo? Como fazer?

Aquelas que já foram adeptas de alisamentos capilares e agora desejam voltar à textura natural dos cabelos com certeza já ouviram falar de termos como transição capilar e big chop. Mas você conhece a desprogressiva e sabe como esse procedimento age nos seus fios?

Voltar aos cachinhos parece uma tarefa complicada. Não é à toa que uma das palavras mais associadas com o período de transição capilar é paciência. Mas será que esse é o único método possível para voltar aos cachinhos e retirar a progressiva dos fios?

desprogressiva
@robsontrindade

O que é desprogressiva?

A desprogressiva, como o próprio nome diz, é um tratamento que visa retirar a progressiva dos fios. A escova progressiva é o alisamento mais popular da atualidade. Agindo na estrutura do fio, ela busca alisar os cabelos, remodelando-os.

Quando fazemos a desprogressiva, removemos os alisantes presentes nos fios de cabelo, buscando remodelá-los, com produtos à base de amônia, a fim de obter os cachos novamente.

É importante ressaltar que, embora o nome do procedimento seja desprogressiva, ele consiste também em um processo químico, já que age na estrutura dos fios de modo a modificá-las. 

A intenção desse tratamento é ser menos agressiva aos fios, que podem já estar fragilizados com a utilização do produto da escova progressiva. Se você deseja retirar o efeito alisado dos fios, a desprogressiva pode ser a opção para você.

Como fazer desprogressiva?

O procedimento de desprogressiva tem etapas diversas, que variam de acordo com o salão no qual o procedimento é feito e o tipo de tratamento escolhido. De todo modo, é necessário lavar os fios com um shampoo antirresíduos.

Esse produto irá abrir a fibra capilar, de modo a facilitar a penetração do produto da desprogressiva nos fios. Então, esse produto é aplicado mecha a mecha, e deve-se deixá-lo agir por cerca de 30 minutos.

O produto utilizado para a desprogressiva tem o objetivo de estruturar as ondas ou estabilizar os cachos dos fios, devolvendo seu formato natural e retirando os elementos que alisam os fios.

Essas mechas devem ser enroladas com bigudinhos a fim de potencializar a formação dos cachos. Os cabelos são lavados e aplica-se uma máscara de hidratação. Por fim, é feita mais uma lavagem e as madeixas devem ser finalizadas da forma como cabelos ondulados e cacheados são finalizados.

A desprogressiva deve ser feita no salão, e ainda não são muitos os estabelecimentos que realizam essa técnica. É necessário pesquisar sobre o lugar que você deseja fazer a fim de se informar sobre os produtos utilizados e a forma como eles são aplicados nos fios.

Desprogressiva faz mal pro cabelo?

Conforme dissemos, a desprogressiva é um procedimento químico, o que significa dizer que ela conta com elementos químicos em sua composição que agem na estrutura dos fios para modificá-la.

Esses produtos são desenvolvidos à base de amônia, e sua ação na fibra capilar pode causar ressecamento e tornar o toque mais áspero, a depender da saúde dos fios. Esses resultados são acentuados em fios que já foram submetidos a muitos procedimentos químicos ou que tiveram um procedimento químico recente.

Por isso, se você deseja realizar a desprogressiva nos seus fios a fim de voltar para os cachos, é importante estar atenta para a saúde dos seus fios.

Recomenda-se fazer um cronograma capilar antes de submeter o cabelo à desprogressiva. Essa rotina de cuidados capilares conta com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução capilar, e cada uma dessas etapas visa fornecer à fibra capilar tudo o que ela precisa para se fortalecer e, dessa forma, sofrer menos com a ação de agentes externos e de procedimentos químicos de forma geral.

desprogressiva
@comofazer

Como tirar progressiva do cabelo: transição capilar

A transição capilar é a forma mais conhecida e mais natural de retirar a escova progressiva dos fios. Ela consiste na transição do cabelo quimicamente tratado para a sua textura natural por meio do crescimento dos fios.

Esse processo pode ser feito de duas formas. A primeira é cortando os fios bem curtos, o famoso big chop, para permitir que os fios cresçam já em sua forma natural. A segunda forma é convivendo com duas texturas diferentes nos cabelos, já que, conforme os fios crescem, a raiz estará cacheada ou crespa e o comprimento continuará liso.

Não há escolha certa da melhor forma de passar pela transição capilar. Você deve escolher o modo que mais te agrada e aprender como cuidar dos fios naturais que estão crescendo.

A transição capilar difere da desprogressiva porque ela não envolve um procedimento químico para alterar a estrutura dos fios. Essa mudança ocorre naturalmente conforme os fios crescem.

Também não há uma resposta certa em relação entre escolher a transição capilar ou fazer a desprogressiva. Depende das suas necessidades capilares e da sua vontade de esperar os cabelos crescerem ou alterar a estrutura dos fios mais rapidamente. Depois de passar por esse processo, é importante aprender como cuidar dos fios. Você já ouviu falar em scab hair?

desprogressiva
@donnabeleza
Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra