Desembaraçar cabelo crespo ou cacheado pode ser uma grande dificuldade, e as donas desse tipo de madeixas sabem disso. Isso acontece porque o cabelo crespo e cacheado, devido à sua forma em espiral, tornam mais difícil o trabalho do pente e da escova.

Além disso, por vezes, desembaraçar cabelo desse tipo pode significar perder a sua definição. Mas essa tarefa não pode e não deve ser o bicho de sete cabeças que algumas mulheres julgam ser.

Como desembaraçar cabelo crespo e cacheado

O cabelo crespo e cacheado costuma ser de espessura fina e seco, o que faz com que ele embarace mais facilmente. Por não saber a forma correta de desembaraçar esse tipo de cabelo, muitas mulheres acabam por penteá-lo errado, o que colabora para que ele quebre mais.

 É pensando nisso que trazemos aqui hoje sete dicas para desembaraçar cabelo crespo ou cacheado com facilidade, sem sofrer e sem perder sua definição. Vamos lá?

     1. Penteie o cabelo sempre molhado

Um erro que muitas mulheres cometem ao desembaraçar cabelo é penteá-lo quando está úmido ou seco. O ideal é pentear esse tipo de cabelo sempre quando ele estiver molhado, preferencialmente durante a hora do banho.

Dessa forma, você evitará de quebrar seu cabelo e até mesmo se machucar. A água do banho ajudará o pente ou os dedos a correrem com maior facilidade em suas madeixas. E por falar nesses dois, vamos ao segundo item.

     2. Use sempre um pente de dentes largos ou os dedos

Esqueça a escova de cabelo. Sabe aquele pente de madeira com dentes largos que sua avó provavelmente tinha? Pois é, tanto ele quanto os nossos dedos são os dois maiores aliados na hora de desembaraçar cabelo crespo ou cacheado.

Além de não serem agressivos aos fios, esses poderosos instrumentos não tirarão a definição dos seus lindos cachinhos. É possível utilizar outros utensílios para desembaraçar cabelo crespo e cacheado, mas é preciso ter em mente que quanto menor o espaçamento entre os dentes, mais difícil será para pentear sem quebrar as madeixas.

     3. O óleo pré-banho também pode ser um aliado

Muitas crespas e cacheadas gostam de aplicar óleos nas madeixas antes de lavá-las, o que ajuda a amenizar a ação agressora do shampoo no fio. Dessa forma, o cabelo ficará menos seco e, portanto, mais fácil de pentear.

Os óleos costumam ser grandes aliados na nutrição desses tipos de cabelo, auxiliando a mantê-los menos secos. Há diversas formas diferentes de utilizar esses produtos maravilhosos para a saúde dos fios.

     4. Divida o cabelo em mechas

Uma das dicas recorrentes na hora de hidratar o cabelo é separá-lo em mechas menores para ajudar a espalhar o produto. O mesmo ocorre na hora de pentear.

Separar as madeixas em seções menores é sempre uma forma mais rápida e prática de desembaraçar cabelo crespo ou cacheado. Assim, você penteará porções menores de cabelo de cada vez, colocando menos força no movimento e, portanto, correndo menos risco de quebrar os fios

     5. Penteie sempre das pontas para a raiz

Esse é um dos principais erros que cometemos na hora de desembaraçar cabelo, e não estamos falando somente do crespo e cacheado. A maioria das mulheres, ao pentear o cabelo, começam na raiz, descendo a escova na direção das pontas.

Isso apenas contribui para embolar os fios e quebrar o cabelo, correndo até mesmo o risco de arrancar mechas grandes. O princípio aqui é parecido com o do item anterior. Ao começar a pentear das pontas e subir para a raiz, lidamos com mechas menores de cabelo.

Dessa forma, é possível desembaraçar nó por nó sem correr o risco de atropelar todos os nós que se encontram no comprimento do cabelo.

     6. Seu amigo creme de pentear

O creme para pentear é muito importante na hora de desembaraçar cabelo crespo ou cacheado, especialmente para aquelas que preferem pentear logo após o banho. Além de contribuir para uma hidratação instantânea dos fios, ele ajudará o pente ou os dedos a percorrerem com maior facilidade os fios.

Não tenha medo de usar o creme, visto que o cabelo crespo e cacheado irá absorvê-lo em sua totalidade. Separe o cabelo em pequenas mechas e aplique o creme em cada uma delas, desembaraçando com o pente ou os dedos.

     7. Mantenha a hidratação em dia

Quanto mais hidratado e saudável seu cabelo estiver, mais fácil será de penteá-lo. O cabelo bem hidratado e bem nutrido irá formar menos nós e, portanto, é mais fácil desembaraçar cabelo crespo ou cacheado quando ele está com a hidratação em dia.

No entanto, não pense que você deve sempre ir ao cabeleireiro para fazer isso, já que é possível fazer uma boa hidratação para cabelo crespo e cacheado em casa e garantir a saúde das madeixas a partir dos seus próprios cuidados. Você verá como desembaraçar cabelo se tornará uma tarefa muito mais simples assim.

desembaraçar cabelo