É bem comum que não se saiba o que é o ph do cabelo, mas esse é um quesito fundamental para que se cuide de forma correta dos seus fios, sabia? Continue a sua leitura para descobrir informações valiosas sobre ph do cabelo. Entenda sua importância e também quais tratamentos fazer para que o ph se mantenha em níveis ideais!
O que é o ph do cabelo e para que serve?
Ph é uma sigla que quer dizer “Potencial de Hidrogênio”. É exatamente ele que mede se um determinado composto é neutro, ácido ou alcalino. Quando o composto se trata do cabelo, é importante dizer que cada uma das nomenclaturas tem um significado. e que esse significado pode fazer toda a diferença na saúde dos nossos fios e na forma como cuidamos deles.
O que queremos dizer, portanto, é que o pH do cabelo pode realmente ajudar a identificar possíveis problemas que os fios estão tendo. Além disso, também ajuda a abrir um caminho para qual tratamento especifico esse cabelo está necessitando.
Para que se tenha uma ideia melhor, nosso cabelo pode ter pH de 4,2 a 5,8. É possível, através das características do seu cabelo, saber se ele está alcalino, neutro ou ácido. A partir daí você poderá saber como cuidar dele da maneira correta.
Na escala de pH, que mede a quantidade de hidrogênio dentro de uma substância (no caso, o cabelo), ele pode ser definido da seguinte maneira:
– Produtos que tem pH de 0 a 6,9 são definidos como ácidos
– Produtos que tem pH igual a 7 são definidos como neutros
– Produtos que tem pH de 7,1 a 14 são definidas como alcalinas
Qual é o pH do cabelo?
Normalmente, o ph do cabelo é medido em laboratório por meio de um aparelho chamado Phmetro. Porém, é possível medir em casa usando uma fita de papel indicado de ph.
Outra maneria de descobrir o ph do cabelo, ou seja, se está ácido, neutro ou alcalino, é observando o estado, a textura, as características e as condições dos seus fios. Se os seus fios estão, por exemplo, brilhantes, com aspecto selado e macio, o nível de acidez está apropriado.
Porém, se o seu cabelo está muito ressecado, frágil, quebradiço, poroso e elástico, certamente o ph do cabelo está alcalino e é necessário que se tome cuidados. Como uma das características mais comuns do cabelo alcalino é a porosidade, outra maneira de saber se o seu cabelo está com esse ph é através de um teste e porosidade
Tipo de cabelos diferentes tem ph diferentes?
Não, o ph do cabelo não tem relação com a curvatura do fio, ou seja, se ele é liso, ondulado, crespo ou cacheado. Na realidade, o ph do cabelo está ligado a saúde dos fios. Não importa o seu tipo de cabelo, todos precisam de cuidados e tratamentos para que se mantenham saudáveis, ok?
É justamente o ph que pode ajudar nessa missão. Descobrindo o ph do cabelo é possível identificar os problemas que os fios estão tendo e assim realizar tratamentos específicos para acabar com tais problemas, que podem ser, por exemplo, ressecamento, porosidade, pontas duplas, etc.
Quais tratamentos fazer para manter o ph do cabelo ideal?
O que muita gente não sabe também sobre ph do cabelo, é que existem tratamentos que podem ajudar bastante a equilibrá-lo e também a mantê-lo: o cronograma capilar e o acidificante caseiro. Vamos explicar abaixo melhor sobre cada um desses tratamentos!
Cronograma capilar
O cronograma capilar é uma excelente maneira de fazer com que o seu cabelo fique com o ph equilibrado e, consequentemente, saudável. Trata-se de uma rotina de cuidados com os fios que intercala hidratação, nutrição e reconstrução. Ela ajuda a recuperar a umidade, a nutrição e a massa capilar dos fios.
Acidificante caseiro
Se o seu cabelo está alcalino é possível fazer um acidificante caseiro e ajustar o ph do seu cabelo de maneira rápida. Para isso, misture bem em um recipiente 3 partes de condicionador com uma de vinagre de maçã. Depois de lavar os fios com shampoo e enxaguar, passe a mistura, aguarde alguns minutos e aplique então uma máscara de hidratação. Para finalizar, é só aguardar o tempo de ação do creme hidratante e enxaguar os fios. A diferença vai ser sentida de forma imediata nos seus fios!
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3