Ressecados ou Secos

Descubra aqui como cuidar de seu cabelo seco

cabelo seco

A luta contra o cabelo seco é frequente e desafiadora. Afinal, a exposição a procedimentos químicos e a outras inúmeras agressões é cada vez mais comum – o que reflete diretamente no comportamento e na qualidade capilar.

E você, também sofre com os fios ressecados? Está em busca de alternativas para recuperá-los? Nós entendemos o seu drama e vamos ajudar a minimizá-lo! Quer saber como? Fique de olho neste artigo e descubra como cuidar do seu cabelo seco. 

cabelo seco
@natelinha

Por que o cabelo fica seco?

O cabelo seco é reflexo de uma série de carências estruturais e nutricionais do fio, que são apresentadas, principalmente, a partir de fatores hereditários, pela falta de tratamento adequado ou pela exposição a agentes agressores.

Quando o cabelo passa por muitos processos químicos (como alisamentos, descolorações, tinturas), sofre fortes exposições (ao sol, secador de cabelo sem proteção térmica, vento) ou não recebe tratamento adequado, ele tende a ficar ressecado e sem vida. Isso porque a fibra capilar acaba perdendo a hidratação natural e o fio vai ficando sem nutrientes para se desenvolver com saúde.

Resumindo, quando não é motivado pela genética, o cabelo fica seco porque não está recebendo água e nutrientes essenciais para a sua saúde.

Quais são as características do cabelo seco?

A estética do cabelo seco é bastante característica. Alguns dos indícios mais comuns dos fios ressecados são o aspecto opaco, a falta de brilho, a falta de força para crescimento e a fragilidade e/ou quebra dos fios. Vale destacar que o cabelo seco também costuma ser mais difícil de lidar: ele tende a ser mais fino e cheio de “nós”.

Existe algum jeito específico de lavar o cabelo seco?

Alguns truquezinhos podem ser colocados em prática na hora da lavagem para que os cabelos secos fiquem mais bonitos e ganhem mais força. O primeiro passo é escolher produtos de qualidade e com características específicas para esse tipo de fio.

Outra dica importante é a temperatura da água, afinal, quanto mais quente ela for, mais irá desidratar o seu fio. Então, já sabe: prefira lavar suas madeixas com água fria ou morna. São detalhes aparentemente pequenos, mas que fazem toda a diferença para um bom resultado no longo prazo no combate ao cabelo seco.

Quais são os cuidados diários necessários para o cabelo seco?

Vamos falar um pouco mais sobre os cuidados diários necessários para o cabelo seco? Afinal, não é só de lavagem que eles vivem! Preste atenção nas nossas dicas de manutenção e transforme o seu cabelo seco:

  • Utilize protetor térmico. Esse é um dos grandes segredos para que os fios fiquem blindados à ação de agentes agressores (sol, vento, calor, etc.). Prefira aqueles voltados para cabelos secos, que possuem propriedades inteligentes de tratamento para esse tipo de fio.
  • Ao escolher seus produtos de uso diário, opte por itens “sem sal”. Assim, evita-se que os fios fiquem ainda mais ressecados.
  • Invista em muita hidratação. O cabelo seco precisa de uma rotina intensa de tratamento para oferecer aos fios água e outros nutrientes importantes para a sua saúde. Para isso, utilize produtos (cremes, ampolas, máscaras, leave-ins) específicos e com qualidade comprovada.
  • As rotinas de hidratação podem não ser suficientes se o seu cabelo estiver muito danificado. Por isso, é válido apostar no famoso cronograma capilar – um tratamento consistente de nutrição, reconstrução e hidratação para os fios.
  • Cuidado com os acessórios de cabelo. Eles podem ser práticos e charmosos, mas também podem potencializar o ressecamento e a quebra dos fios. Por isso, evite usar as borrachinhas de elástico e os grampos – prefira sempre acessórios de material acolchoado.
  • Dormir com o cabelo molhado ou preso é um perigo para a saúde dos fios e tende a piorar o ressecamento. Portanto, não utilize essas práticas.
  • Lavar o cabelo todos os dias pode não ser a melhor alternativa para quem tem os fios mais secos. Tente lavá-los, pelo menos, em dias alternados – isso ajuda a estimular o cabelo a produzir um pouco mais de oleosidade.
  • Cabelos com corte em dia são mais fortes e saudáveis. Por isso, lembre-se de visitar seu cabeleireiro a cada três meses para se livrar das pontas duplas.
  • Cuide com a escova de cabelo, pois o modelo desse utensílio pode interferir na saúde capilar. Prefira pentes de dentes largos ou escovas quadradas com hastes bem macias – assim, o seu cabelo não será danificado.

Viu só? Adotando alguns cuidados, é possível combater o cabelo seco. Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de fio, que tal começar a aplicar essas dicas? Depois nos conte tudinho aqui pelos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>