Decapagem: conheça a técnica que prepara o cabelo para a próxima coloração

Decapagem: conheça a técnica que prepara o cabelo para a próxima coloração

Mudar a cor dos cabelos muitas vezes envolve retirar os pigmentos da cor natural para poder colocar os pigmentos da cor nova. Antes, essa mudança envolvia sempre a descoloração, mas hoje existem outros processos que podem trazer o mesmo resultado, como a decapagem.

Essas técnicas, embora tenham o objetivo de remover pigmentos de cor para que novos pigmentos possam ser colocados, são feitas de forma diferente e promovem resultados diferentes.

A decapagem tem se tornado cada vez mais conhecida, mas ainda há muita desinformação acerca desse processo. Hoje iremos esclarecer o que é e como é feita a decapagem.

Pronta para aprender?? Vamos lá!

O que é decapagem?

A decapagem é um processo de remoção de pigmentos escuros de cabelos que já passaram por uma coloração anteriormente, a fim de permitir que novos pigmentos possam ser introduzidos.

Esse processo, feito em salões de beleza, foi desenvolvido a fim de permitir que mulheres com cabelos muito escuros possam mudar a cor de seus fios. Portanto, é um processo focado em pessoas com cabelos pretos, castanhos ou vermelhos.

Antes e depois do processo de decapagem – @marcio_f_borges

É uma técnica parecida com a descoloração, com a diferença principal de que, ao realizar a decapagem, seus cabelos não ficarão quase brancos, a não ser que você queira um tom mito claro.

Antes e depois do processo de decapagem – @nelianemendess

Esse é um processo agressivo e, portanto, tem indicações e contraindicações.

Quando fazer decapagem?

A decapagem é indicada para remover pigmentos de coloração escuros, como no caso de cabelos coloridos de preto ou de vermelho. Isso ocorre porque esses pigmentos são mais difíceis de serem retirados.

Para inserir uma nova coloração, é necessário retirar esses pigmentos, para que eles não interfiram na próxima cor a ser colocada. Isso exige que mulheres de cabelos escuros passem por mais sessões desse procedimento.

Por ser agressivo com os fios, como todo procedimento químico, ele não é indicado para madeixas que estejam muito ressecadas, pois pode fazer com que elas fiquem ainda mais porosas e frágeis.

Não é recomendado aplicar tal processo em fios danificados – @melhorcomsaude

Nesses casos, é essencial cuidar da saúde dos fios antes de submetê-los à decapagem. Também é importante que o cabeleireiro faça o teste de mecha para verificar possíveis alergias ao produto.

Cabelos loiros ou mais claros já possuem poucos pigmentos e, portanto, não precisam passar por esse procedimento para receber uma nova coloração.

Como fazer decapagem?

A decapagem deve ser feita no salão, com um produto especial que não irá danificar tanto os fios. Esse produto é chamado decapante, e pode ser misturado com água quente a fim de minimizar sua ação, em casos de clareamento de tom não tão intenso.

Caso seja necessário abrir mais tons nos cabelos, pode-se misturar o produto a um oxidante, que irá ajudar a clarear mais tons. Fique atenta para a textura dos seus fios, pois cabelos que estejam extremamente danificados não devem ser submetidos a esse processo.

Decapagem x shampoozada: qual a diferença?

A shampoozada é uma técnica de utilizada para clarear até três tons dos fios de cabelo utilizando apenas um shampoo descolorante ou misturando-o com água oxigenada e pó descolorante.

Antes e depois shampoozada – @bruna_tadiotto

É recomendada como forma de salvar cabelos submetidos a uma coloração que não foi tão bem-sucedida, de modo a eliminar a pigmentação indesejada dos fios. Ela é uma técnica menos agressiva do que a decapagem, e pode ser realizada por mulheres independente do seu tom de cabelo.

As duas técnicas têm objetivo semelhante, mas são feitas de modo diferente. A decapagem é focada em remover pigmentos escuros e artificiais, sendo mais agressiva para os fios. A shampoozada é indicada como forma de tentar corrigir uma coloração que não obteve o resultado esperado.

Se seus cabelos estão muito danificados, é recomendável fazer a shampoozada, que irá ser menos agressiva para a saúde dos fios. Caso seja necessário fazer a decapagem, é importante antes focar nos cuidados capilares.

Cuidados pós decapagem

Os cuidados com os fios são importantes tanto antes quanto depois do processo de decapagem. Isso porque, após realizar tal procedimento, seus fios ficarão mais fragilizados, propensos à quebra e a queda.

Procedimentos químicos agem na estrutura dos fios de modo a modificá-las. Ao remover os pigmentos escuros, a decapagem também leva consigo a água, nutrientes e proteínas presentes nos fios.

Dessa forma, é importante focar em tratamentos que ajudem a repor esses importantes itens, fortalecendo a fibra capilar e tornando-a menos suscetível a danos de agentes externos.

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que, alternando hidratação, nutrição e reconstrução, procura fornecer à fibra capilar importantes itens que são perdidos diariamente e de forma mais acentuada quando fazemos procedimentos químicos.

Dessa forma, essa agenda de cuidados capilares irá ajudar a fortalecer seus fios, deixando-os mais saudáveis e eliminando o frizz e as pontas duplas. Procure pelo cronograma capilar indicado para o seu tipo de fio e utilize produtos específicos para seu tipo de cabelo.

Há um cronograma ideal para os seus fios!

A decapagem é um processo de remoção de pigmentos escuros de modo a possibilitar que uma nova coloração seja inserida. Ela é diferente da descoloração. Saiba mais sobre esse outro importante processo.

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra