Quem tem o cabelo cacheado sabe que alguns detalhes na rotina de cuidados precisam ser reforçados, como é o caso do ressecamento dos fios ou até da texturização dos cachos. Para que seus cachos se mantenham perfeitos e livre de imperfeições durante muito tempo, vale a pena seguir algumas regras básicas. Confira o infográfico e saiba quais são os principais cuidados com o cabelo cacheado!

Cuidados com o cabelo cacheado

1. Use spray ativadores de cacho

Uma das principais dicas para quem quer melhorar os cuidados com o cabelo cacheado, é apostar no spray ativador de cachos. Com o spray, é possível fazer o cabelo definir naturalmente e aos poucos, tratando-o de forma progressiva. O resultado é cachos mais definidos, menos ressecados e, portanto, com volume e frizz controlados. 

2. Aposte na fitagem

Você ama seu cabelo cacheado, mas ainda não descobriu o melhor jeito de deixa-lo definido? Invista na fitagem! Ela é uma técnica super simples de texturização feita com os dedos e creme de pentear. Basicamente você tem que separar o cabelo em várias partes, distribuir o creme de pentear pelas mechas e amassá-las com as mãos em direção a raiz do cabelo.

3. Use o difusor

É normal que os seus cachos demorem mais para secar por conta do seu formato. Mas para quem não quer esperar que os fios sequem naturalmente, a melhor solução é o difusor! Poxa, mas vou ter que comprar outro secador? Calma! O difusor pode ser comprado separadamente e é só encaixar no bocal do seu secador tradicional que funciona.

Mas porque ele é ideal para as cacheadas? Por conta do seu formato, o difusor espalha o ar quente, que além de não queimar os fios, não desmancha os cachos e não da frizz. Você vai poder ter mais definição, sem frizz e sem ressecamento.

4. Experimente secar os fios com uma toalha de microfibra

Depois do banho, muitas cacheadas ainda têm a mania de secar suas madeixas com toalhas convencionais. Pois saiba que esse hábito é muito prejudicial aos cachos, que tendem naturalmente ao frizz por serem mais secos que os outros tipos de cabelo. Experimente enxugar seus fios com uma toalha de microfibra que absorve a umidade e preserva as propriedades dos produtos após a higienização.

5. Troque sua escova por um pente de dentes largos

As cacheadas já sabem, por experiência, que pentear os cachos secos é muito ruim! A probabilidade de quebra é enorme e o frizz chega com tudo. Por isso, além de pentear os cabelos molhados, evite as escovas tradicionais e prefira pentes de dentes largos, que quebram menos os fios e ajudam a manter o formato do cabelo cacheado.

6. Invista em nutrição capilar

Se você se importa com os cuidados com o cabelo cacheado, você precisa investir em nutrição! Isso porque, as cacheadas sofrem mais com o ressecamento dos fios devido ao seu formato, que impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo, que forma uma barreira natural de proteção, consiga cobrir todo o comprimento dos fios.

Por isso, as máscaras de nutrição e óleos capilares são tão importantes! É aconselhável fazer semanalmente uma nutrição ou umectação para reparar o ressecamento.