Cada vez mais marcas têm buscado adaptar o processo de confecção de seus produtos para que sejam cruelty free. Isso na tentativa de serem mais humanizados e conquistar a confiança de seus clientes.
A procura por produtos veganos tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Especialmente no que diz respeito à área de cosméticos. Dos produtos capilares para as maquiagens, a preferência por produtos que não sejam testados em animais tem sido muito grande.
De forma geral, as pessoas andam cada vez mais informadas e engajadas não somente sobre as diferentes causas, mas sobre as ações que as empresas tomam a fim de aderir a formas de confecção que sejam menos cruéis.
Se adaptar e abrir mão dos testes em animais, desenvolvendo métodos que sejam considerados menos cruéis na hora de testar os produtos, é essencial. A legislação brasileira permite o teste em animais em casos mais específicos. Alguns exemplo são: para avaliar irritações e verificar reações adversas que possam acontecer na pele, nos olhos e a toxicidade aguda.
Ainda assim, muitas empresas nacionais têm demonstrado que é possível desenvolver produtos de qualidade, que atendam às expectativas de suas clientes e sejam cruelty free. Feitos com ética, responsabilidade e respeito pela vida dos animaizinhos.
Para celebrar o dia dos animais, que é comemorado dia 04 de outubro, preparamos esse post muito especial para poder tirar todas as suas dúvidas a respeito desse tema e entender como analisar e saber se os produtos da sua marca preferida são cruelty free.
O que é um produto cruelty free
O termo cruelty free, que em uma tradução literal seria “livre de crueldade”, é constantemente visto em embalagens de produtos cujo desenvolvimento não envolve a etapa de teste em animais em nenhuma de suas fases de produção.
É importante frisar que esse termo é usado nesse caso, porque há empresas que, ainda que não realizem testes no produto final, pode ter ingredientes que, durante a formulação, tenham sido testados em cobaias. Isso diz respeito tanto aos produtos confecionados no Brasil quanto aqueles que são importados.
Os produtos americanos merecem atenção especial. O país não tem uma regulamentação acerca do termo cruelty free, que vem sendo utilizado indiscriminadamente por várias empresas. Apesar de não utilizarem animais em seus laboratórios, essas empresas terceirizam os testes com outros fornecedores.
Vale lembrar que o país não exige nem proíbe os testes, mas cosméticos não precisam ter aprovação da FDA (Food and Drugs Administration, órgão regulador de alimentos e medicamentos). Isso deixa a cargo do fabricante o controle de qualidade do produto. Então, se você quer dar um basta nos produtos que utilizam crueldade animal em seus testes, tenha cuidado redobrado ao comprar marcas importadas dos Estados Unidos.
Como ter certeza de que o produto é cruelty free
É justamente por esse “detalhe” que pode confundir o consumidor que se torna muito importante procurar a verificação que tenha sido feita por entidades confiáveis.
A instituição Cruelty Free International desenvolveu o selo “Leaping Bunny”. Essa é uma forma de identificar na embalagem empresas comprometidas com o fim da crueldade animal e que também não negociam com fornecedores que adotam essa prática.
Agora, se na embalagem aparecer um simpático coelhinho, pode ficar tranquila que este é PEA (Projeto Esperança Animal), uma das principais referências de cruelty free no Brasil ! A ONG também atualiza constantemente no seu site a lista de empresas que não testam em animais.
A diferença entre produtos veganos e cruelty free
Ainda que não se tenha um registro do número de pessoas no Brasil que seja adepta ao veganismo, um levantamento do IBGE diz que a procura por produtos veganos tem aumentado cada vez mais. Nas capitais,
Mas, qual a diferença entre produtos veganos e cruelty free? Melhor, qual a relação entre eles? Nenhuma! Um produto vegano é aquele não utiliza nenhum ingrediente de origem animal na composição, o que não quer dizer que ele não possa ter sido testado em animais. Assim como o caso dos cruelty free, que não são testados em cobaias, mas podem ter ingredientes de origem animal como leite e mel.
Por que o cruelty free é tão importante para a indústria do cosmético?
Uma das resistências que os consumidores têm em relação aos produtos cruelty free é em relação ao seu preço. Ele costuma ser mais alto quando comparado com aquele de produtos cujas marcas ainda realizam testes em animais. Isso acontece porque como não são utilizadas cobaias, as empresas precisam buscar métodos alternativos de testes, ou seja, precisam investir em tecnologia e pesquisa.
Isso também responde a outra pergunta: se existem métodos alternativos de teste, por que insistir na crueldade animal? A resposta é simples: é muito mais barato produzir assim. Essa é a resistência de muitas empresas, uma vez que cobaias são mais baratas que novas tecnologias, estudo, pesquisa e novos equipamentos. Há também as empresas que pensam em expandir seus negócios para a China, o último dos grande países a exigir que todos os cosméticos importados para o país sejam testados em animais.
Em contrapartida, empresas mais engajadas já desenvolveram sistemas de testes in vitro. Neles, é possível reproduzir o tecido epitelial humano para testes de corrosividade, ou então, camadas de tecido ocular para testes de irritação.
Por que dar preferência aos produtos cruelty free?
Basicamente, por dois motivos: acabar com o sofrimento animal e estimular as empresas a adotarem formas mais éticas e inovadoras de testar os seus produtos. Já não faz sentido continuar uma cadeia de maus tratos e sofrimento quando já sabemos que há tempos existem outras maneiras de testar cosméticos!
Cobrar as marcas sobre seu posicionamento também é importante para que cada vez mais elas se conscientizem de que, sim, o mundo está mudando e os consumidores também: muito mais informados e conscientes do que estão comprando!
Caso a marca não seja clara na embalagem ou no próprio site, mande um e-mail para o SAC da empresa questionando-a. Eles são obrigados a lhe dar uma resposta clara a respeito da sua dúvida.
Então, escolher produtos cruelty free é um bom negócio para você, que tem a certeza de que não está contribuindo para o sofrimento animal; para a empresa, que precisa se adaptar e buscar soluções para esse problema, evoluindo tecnologicamente, e sem falar nos milhares de animais salvos todos os anos graças às novas forma de testes cosméticos. Entre nessa onda você também!