Cronograma Capilar

Saiba como montar seu cronograma capilar pós luzes ideal!

cronograma capilar pós luzes

Dar uma iluminada no cabelo pode deixar o visual com mais leveza, elegância e jovialidade, além de aumentar a autoestima. Entretanto, como as luzes são um processo químico invasivo, é possível que os fios acabem ficando porosos, sem brilho, opacos e ressecados, caso não seja seguido certos cuidados com o cabelo. Um desses tratamentos é o famoso cronograma capilar pós luzes, aquela rotina de cuidados que intercala hidratação, nutrição e reconstrução, ajudando a deixar os fios realmente saudáveis.

Neste artigo, nós vamos te contar os motivos pelos quais o cabelo fica danificado pós luzes, te ensinar a montar um cronograma capilar pós luzes e também compartilhar com vocês outros cuidados especiais para manter o seu cabelo iluminado super saudável! Continue a leitura!

como fazer cronograma capilar pós luzes
Foto/Reprosução: Pinterest

Por que o cabelo fica danificado pós luzes?

Sempre que aplicamos algumas químicas nos fios, como as luzes, eles sofrem danos. O procedimento de descoloração, por exemplo, utiliza produtos com um ph alto, que acabam dilatando a cutícula dos fios e o resultado é a perda de massa, brilho e saúde. Exatamente por se tratar de um processo químico invasivo, é necessário incorporar alguns hábitos para que o cabelo consiga ficar saudável e a cor não só brilhante, mas duradoura também.

Como montar um cronograma capilar pós luzes?

O cronograma capilar pós luzes, aquela agenda capilar que intercala hidratação, reconstrução e nutrição, tem duração média de um mês. É importante dizer que para recuperar todos os danos causados aos fios, todas as etapas dessa rotina são fundamentais e essenciais.

Para que você tenha uma ideia melhor, confira abaixo a importância de cada uma das etapas:

Hidratação

É a etapa da hidratação que vai tratar a opacidade, o toque áspero e o excesso de nós que as luzes podem causar. Esse tratamento é baseado na reposição de água e nutrientes, ajudando a potencializar o brilho e a maciez dos fios. O indicado é que se use máscaras de hidratação que contenham aloe vera, pantenol, glicerina, etc.

Nutrição

A nutrição é a etapa que ajuda a reduzir o frizz, o ressecamento e a proteger o fio de novos danos. É através da nutrição que são devolvidos os lipídeos para a fibra capilar e a camada de oleosidade natural dos fios é reforçada. O resultado após a nutrição são fios mais sedosos, da raiz até as pontas. O indicado é que se use máscaras de nutrição que contenham óleos, como óleo de rícino, de coco, de tutano, de girassol e de argan.

Reconstrução

A reconstrução é muito importante, já que fortalece o cabelo e ajuda a evitar a queda. É essa etapa que devolve proteínas à fibra e a recuperar a estrutura interna do cabelo. O resultado pós reconstrução é um cabelo mais forte e resistente. O indicado é que se use máscaras de reconstrução que contenham ativos como: colágeno, creatina, arginina, queratina líquida, proteínas e aminoácidos.

Advertisement

dica de cronograma capilar pós luzes

Em se tratando do cronograma capilar pós luzes, nossa recomendação é que se siga a rotina destinada a cabelos coloridos, que é a seguinte:

1ª semana – hidratação, nutrição, reconstrução

2ª semana – nutrição, hidratação, nutrição

3ª semana – hidratação, hidratação, nutrição

Cuidados especiais para manter o cabelo com luzes saudável

Além do cronograma capilar pós luzes, também existem outros cuidados especiais para manter o cabelo iluminado saudável. Esses cuidados são bem simples e práticos, sendo ideais para serem aplicados no dia a dia.

Usar protetor solar térmico ou produtos com filtro solar

Ferramentas quentes, como chapinha e secador, tendem a deixar o cabelo opaco e ressecado, né? Por este motivo, tente evitar usá-los com muita frequência e, sempre que for, não se esqueça de passar protetor térmico para proteger os fios. Outra boa dica de proteção para os fios é usar produtos que contenham filtro solar, para que o seu cabelo fique protegido dos raios ultravioletas, que podem deixar o cabelo mais frágil e a cor desbotada.

tudo sobre cronograma capilar pós luzes
Foto/Reprodução: Pinterest

Usar óleo finalizador

Os óleos são super poderosos e podem ajudar muito a deixar o cabelo pós luzes mais saudáveis. As opções de óleo finalizador são muitas, escolha a que mais gostar!

Seguir corretamente o cronograma capilar pós luzes

O cronograma capilar pós luzes é uma rotina que precisa ser seguida corretamente para que os resultados sejam os esperados, ok? Não deixe de se organizar para que todas as etapas dessa agenda capilar sejam cumpridas! O resultado é surpreendente!

rotina de cronograma capilar pós luzes
Instagram: @ritzcabeloestetica

Manter a matização em dia

Com o tempo, é comum que os fios pós luzes acabem ficando amarelados e com a cor desbotada. Por isso, não deixe de manter a matização em dia, que pode ser feita, por exemplo, com o shampoo matizador.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>